sábado, 8 de outubro de 2016

16º Sábado Depois de Pentecostes

08 de Outubro de 2016 (CC) / 25 de Setembro (CE)
Santa Eufrosina de Alexandria, monja (séc. V)
Modo 6




Eufrosina era filha única de uma família muito rica, Seu pai, Panfúcio, era um dos homens mais ricos da cidade de Alexandria e, com sua esposa, distinguiam-se por sua fé em Cristo, Aos doze anos Eufrosina ficou órfã de sua mãe, e seu pai  passou a se dedicar inteiramente ao cuidado e educação da filha, Aos 18 anos de idade, seu pai quis desposá-la com um jovem da alta sociedade. Entretanto, a alma de Efrosinis já havia compreendido o amor de Deus, e o casamento seria um sério obstáculo para a sua vida espiritual e seu serviço aos necessitados, Por isso, certo dia, repartiu todos os seus bens com os pobres, saiu silenciosamente de sua casa disfarçado de homem e procurou abrigo num monastério, A Santa era muito admirada por sua luta espiritual e por sua predisposição  ao trabalho, Viveu no monastério durante 38 anos, e ao final de seus dias se reencontrou com seu pai que, mais tarde, seria também consagrado monge. Assim,  a vida de Eufrosina nos recorda as palavras do Evangelho que nos diz: «Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas, e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade» (Tt 2, 12) .


Hebreus 2:2-10

Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.

Lucas 10:16-21

Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário