terça-feira, 4 de outubro de 2016

16ª Terça-feira Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2016 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos de Magnésia, apóstolo [dos 70] (séc. 1)
Modo 6




Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso era necessário um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. Se trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao imperador Adriano pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.

Gálatas 5:11-21

11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. 12 Oxalá se mutilassem aqueles que vos andam inquietando. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor fazei-vos servos uns dos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.  eis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. 

Lucas 3:23-4:1

23 E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, 24 E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José, 25 E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí, 26 E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá, 27 E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri, 28 E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er, 29 E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi, 30 E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim, 31 E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi, 32 E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom, 33 E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá, 34 E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor, 35 E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Eber, e Eber de Salá, 36 E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque, 37 E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã, 38 E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus. 1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto...


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário