domingo, 4 de outubro de 2020

17º Domingo Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2020 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos, da Magnésia, Apóstolo [dos 70] († séc. 1)
Tom 8


Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso necessário, um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. 
Seu trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao Imperador Adriano, pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do Imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (VI)



Lucas 24:12-35

Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso,
e aceitaste estar sepultado durante três dias,
a fim de nos libertares de nossas paixões.
Glória a Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Glória ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo...

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e levantaste Adão, / e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra eclodiram em festejos triunfais /na Tua Ressurreição dentre os mortos, // ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Prokímenon

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)

Conhecido É Deus em Judá, 
grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

2 Coríntios 6:16-7:1

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!

Vinde, regozijemo-nos no Senhor,

cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 

e celebremo-lo com salmos! 


Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 15:21-28


21 Saindo Jesus daquele lugar, foi para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis uma mulher cananeia daquelas regiões que, seguindo-o, gritava para ele, dizendo: "Tem misericórdia de mim, senhor, filho de Davi! Minha filha está terrivelmente endemoninhada!" 23 Mas ele nada lhe respondia. Então, aproximando-se os seus discípulos disseram-lhe: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós!" 24 Mas ele, respondendo, disse: "Não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel!" 25 Ela, porém, vindo adorou-o, dizendo: "Senhor, socorre-me!" 26 Respondendo ele, disse: "Não é bom tomar o pão dos filhos e jogar aos cachorrinhos!" 27 Ela, porém, disse: "Sim, senhor! Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus senhores!" 28 Então, respondendo Jesus, disse-lhe: "Ó mulher! Grande é a tua fé! Seja contigo como queres." E ficou curada a filha dela, desde aquele momento.

† † †

HOMILIA

“O Senhor Concedeu Para a Mulher o Fruto de Sua Fé”

Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. Convém, portanto, que os santos e amantes da vida em Cristo se elevem ao desejo deste alimento e digam suplicantes: Como a corça busca as correntes de água, assim minha alma busca a ti, meu Deus.


Sendo isto assim, também nós, meus irmãos, devemos dar morte a tudo de terreno que há em nós, e alimentar-nos do pão vivo com fé e caridade com Deus; tanto mais quando sabemos que sem fé é impossível participar deste pão. O próprio Salvador, ao tempo de fazer uma chamada geral para que todos acorressem a ele, dizia: Aquele que tenha sede, que venha a mim; e o que crê em mim, que beba. E imediatamente após ter feito menção da fé, sem a qual ninguém deveria tomar este alimento, disse: Como diz a Escritura: do interior do que crê em mim manarão rios de água viva. Por esta razão, ele mesmo alimentava continuamente com as suas palavras aos discípulos, isto é, aos crentes, e lhes comunicava a vida com a presença de sua divindade.

Porém, para aquela mulher cananeia, que ainda não tinha aderido à fé, ele nem se dignou sequer a lhe responder, mesmo quando estava muito necessitada de ser por ele alimentada. Agiu desta forma não por desprezo – nem o pensar! –, pois do contrário não teria se dirigido ao país de Tiro e Sidon, mas apenas porque ainda não era crente e porque por causa de sua origem não podia manifestar direito algum. Com razão ele agiu assim, meus irmãos, pois de nada serviam suas súplicas antes de ter recebido a fé, posto que suas súplicas deviam estar em sintonia com sua fé.

Por isso, quem se aproxima de Deus, antes de tudo é necessário que creia nele, e então ele lhe concederá o que pede. Porque, como ensina Paulo: sem fé é impossível agradar a Deus. Portanto, carecendo ela ainda da fé, e sendo ademais estrangeira, teve de ouvir dos lábios do mestre: Não fica bem lançar aos cachorros o pão dos filhos. Mas imediatamente, dirigindo-se àquela que tinha humilhado com palavras tão duras e que, libertada de seu paganismo, havia alcançado a fé, já não a trata como um cachorro, mas como a uma pessoa humana e lhe diz: Mulher, grande é a tua fé. Tendo ela crido, em seguida ele lhe concedeu o fruto de sua fé, e lhe disse: Que se cumpra o que desejas. E naquele momento sua filha ficou curada.

Santo Atanásio, Patriarca de Alexandria, (séc. IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário