segunda-feira, 5 de outubro de 2020

18ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

05 de Outubro de 2020 (CC) / 22 de Setembro (CE)
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Tom 8

O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117. 
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.
Santo Profeta Jonas
O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação israelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10). 
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas: 
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40). 
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse: 
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41). 

Efésios 4:25-32

25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27 nem deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.  

Lucas 3:19-22

19 Herodes, o tetrarca, admoestado a seu respeito por Herodíades, mulher de Filipe, seu irmão, a todo o mal que havia feito 20 acrescentou também este, de encerrar João no cárcere. 21 Aconteceu, pois, quando ele estava batizando todo o povo que, aproximando-se Jesus para ser também batizado, abriram-se os céus 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele, sendo visto em forma corpórea como uma pomba; e uma voz veio do céu, dizendo: «Tu és o meu filho amado. Em ti me comprazo.»

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Uma Voz Grita no Deserto”

Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. O profeta declara abertamente que seu vaticínio não se realizará em Jerusalém, mas no deserto; isto é: que sua glória se manifestará, e a salvação de Deus chegará ao conhecimento de todos os homens.

E tudo isto, de acordo com a história e a escrita, cumpriu-se exatamente quando João Batista pregou o advento salvador de Deus no deserto do Jordão, onde a salvação divina se tornou visível. Pois Cristo e sua glória tornaram-se manifestos para todos quando, uma vez batizado, abriram-se os céus e o Espírito Santo desceu em forma de pomba e pousou sobre ele, enquanto se ouvia a voz do Pai que dava testemunho de seu Filho: Este é meu Filho amado; escutai-o.

Tudo isto se dizia porque Deus se manifestaria no deserto, lugar que sempre foi intransitável e inacessível. Tratava-se, de fato, de todos os povos privados do conhecimento de Deus, e com os quais não puderam entrar em contato os justos e os profetas.

Por esta razão, aquela voz manda preparar um caminho para a Palavra de Deus, assim como aplainar os seus obstáculos e asperezas, para que, quando chegar o nosso Deus, ele possa caminhar sem dificuldade. Preparai um caminho ao Senhor: trata-se da pregação evangélica e de uma nova consolação, com o desejo de que a salvação de Deus chegue ao conhecimento de todos os homens.

Sobe a um monte elevado, arauto de Sião; retumba a voz, arauto de Jerusalém. Estas expressões dos antigos profetas se encaixam muito bem, e se referem oportunamente aos evangelistas. Após ter falado da voz que grita no deserto, são elas que anunciam o advento de Deus aos homens. Assim, após a profecia de João Batista, segue-se de forma coerente a menção dos evangelistas.

Qual é esta Sião senão aquela mesma que antes se chamava Jerusalém? E ela mesma era aquele monte ao qual a Escritura se refere, dizendo: O Monte Sião onde puseste tua morada; e o apóstolo: Vos aproximastes do Monte Sião. Tais expressões não estarão aludindo ao coro apostólico, escolhido dentre o primitivo povo da circuncisão?

E esta Sião e Jerusalém é aquela que recebeu a salvação de Deus, a mesma que por sua vez se ergue magnífica sobre o monte de Deus, ou seja, sobre o seu Verbo unigênito: a qual Deus ordena que, uma vez elevada ao sublime cume, anuncie a palavra de salvação. E quem é o que evangeliza a não ser o coro dos apóstolos? E o que é evangelizar? É pregar a todos os homens, e em primeiro lugar às cidades de Judá, que Cristo veio à terra.

Eusébio de Cesareia (séc. IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário