domingo, 18 de outubro de 2020

19º Domingo Depois de Pentecostes

 

18 de Outubro de 2020 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304); 
Ss. Pedro (1326), Theognostus (1353), Alexis (1378), Cypriano (1406), Photius (1431), 
Jonah (1461), Gerontius (1489), loasaph (1555), Macarius (1563), Filipe (1569), 
Job (1607), Hermogenes (Germogen) (1612), Tikhon (1925), 
Pedro (1937), Philaret (1867), Inocêncio (Veniaminov) (1879) e Macarius (1563), Metropolitas de Moscou.
Tom 2




A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.
Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria.


MATINAS

João 20:11-18

E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Ó vida Imortal, sofrendo a morte,
esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade.
E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra,
todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo:
“Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida!”

Kondákion da Ressurreição
Tu ressuscitaste do túmulo, ó Poderosíssimo Salvador,
e com esse poderoso sinal, o Inferno ficou chocado de medo,
e os mortos ressuscitaram.
A criação também rejubila em Ti
e Adão fica inexcedivelmente alegre
e o mundo, ó meu Salvador, canta louvações para Ti, para sempre.

Prokímenon

O Senhor, É a minha força e o meu cântico,
porque ele me salvou. (Sl. 117:14)

O Senhor, castigou-me muito, 
mas não me entregou à morte. (Sl. 117:18)

2 Coríntios 11:31 - 12:1-9

O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos. Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação; 
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, pois ao Rei clamamos! 
Que Ele nos escute!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 6:31-36

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

† † †

HOMILIA


“Nossos lábios oram pelos que nos odeiam, 
e queira Deus que nosso coração os amasse!”

Pedimos-lhe que tire a vida de nossos inimigos. Todo aquele que ora desta maneira, com suas próprias orações está resistindo ao Criador. Daí que se diga destes o que disse o real profeta: Converta-se a sua oração em pecado. Converter-se a oração em pecado é pedir aquelas coisas que proíbe a pessoa à qual se pede... Por isso diz a Verdade: Quando vos colocares em pé para orar, se tendes algo contra alguém, perdoai-o primeiro...

Para conseguir aquilo que pedimos retamente, é necessário que o nosso espírito não esteja ofuscado na oração pelo ódio ao nosso inimigo... Nossos lábios oram pelos que nos odeiam, e queira Deus que nosso coração os amasse! Muitas vezes oramos por eles, porém mais para dar cumprimento ao preceito de Deus do que por caridade. Porque pedimos pela vida de nossos inimigos e tememos ser escutados. Mas, como o nosso juiz interior atende mais a nossa intenção que as palavras, nada pede em favor do inimigo o que não “ora em seu favor por caridade...

“Mas é que o nosso inimigo faltou conosco gravemente, nos prejudicou. Auxiliamos-lhe e ele nos feriu, e pelo amor que lhe manifestamos nos perseguiu.” Tudo isto estaria em seu lugar se não tivéssemos pecado algum, pelo qual devemos constantemente pedir perdão. Nosso advogado compôs para nós a súplica que devemos alegar em nossa causa. Ele é ao mesmo tempo juiz e advogado dela. Indicou-nos a condição que deveria ter nossa oração com estas palavras: perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Como será nosso juiz o mesmo que é nosso advogado, escuta a nossa oração o mesmo que a fez. Deste modo, o dizemos sem praticá-lo: Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido, e então vinculamo-nos mais dizendo estas palavras; ou talvez omitimos esta condição em nossas orações, e nosso advogado não reconhece a oração que compôs para o nosso uso, e nos diz: “Sei o que aconselhei, porém não é esta a oração que compus”.

O que devemos fazer, caríssimos irmãos, a não ser conceder o afeto da verdadeira caridade aos nossos irmãos? Que o Deus todo-poderoso veja a nossa caridade para com o próximo e tenha piedade e misericórdia de nós por nossos pecados. Recordai as palavras que nos foram ditas: "Perdoai e sereis perdoados". Devem-nos e também nós devemos; perdoemos, portanto, aquilo que nos é devido, para que nos perdoe o que nós devemos.”

São Gregório, Grande, Patriarca de Roma (séc. VI)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário