segunda-feira, 19 de outubro de 2020

20ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

19 de Outubro de 2020 (CC) / 06 de Outubro (CE)
São Tomé, Apóstolo (séc. I)
Tom 2



O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze - gloriosos e dignos de louvor - Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo, deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura, o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: 
«Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei» (João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. «Meu Senhor e meu Deus», gritou o Apóstolo (João 20:28).

Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos «O Cético Tomé».Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: «O toque de Tomé». Em eslavo, se diz, «A Fé de Tomé.» Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.

«Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros Apóstolos,» diz São João Crisóstomo, «trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zelosa e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens.»

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus. 
Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do Apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ). 
Tropárion — Tom 2
Tu te tornaste um Discípulo de Cristo / e compuseste o Divino Colégio Apostólico. / Fraquejando na Fé, duvidaste da Ressurreição do Senhor, / mas, ao tocar em Suas feridas creste em Sua puríssima Paixão. // Roga a Cristo, ó divino Tomé, por nossa paz e misericórdia. 
Kondáquion — Tom 4
Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo, / cheio da graça divina, das profundezas do seu coração, exclamou: // "Tu És o meu Senhor e meu Deus!"
Leituras Comemorativas 
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 20:19-31



Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 2:12-16

12 Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa própria salvação com reverência e temor a Deus, 13 pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade. 14Fazei tudo sem murmurações nem contendas; 15 para que vos torneis puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, vivendo em um mundo corrompido e perverso, no qual resplandeceis como grandes astros no universo, 16 retendo firmemente a Palavra da vida, para que, no dia de Cristo, eu tenha motivo de me gloriar no fato de que não foi inútil que corri e trabalhei.

Lucas 6:24-30

Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

† † †

HOMILIA


“Não Podeis Servir a Deus e ao Dinheiro”

Ninguém pode servir a dois Senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro... Considera que grande proveito nos declara novamente esta passagem; e como ao mesmo tempo afasta o que é prejudicial e prepara o que é conveniente para a salvação. Pois diz que as riquezas vos prejudicam não só porque fornecem aos ladrões armas contra vós, nem só porque cobrem de trevas as vossas mentes, mas também porque vos afastam do serviço de Deus e vos precipitam nas mãos do dinheiro, seres inanimados e que com dois fios vos ferem; que tornam escravos aqueles que deveriam mandar; e que vos separam do serviço de Deus a quem de forma incondicional deveis servir.
Da mesma maneira que anteriormente demonstrou haver um duplo prejuízo, como que as riquezas se acumulem onde a traça a corrói e que não se depositem no local onde é seguro o depósito; assim também nesta passagem declara um duplo prejuízo: que afastam do serviço de Deus e que escravizam ao dinheiro. Contudo, ele não declara isso imediatamente, porque o vai preparando mediante considerações do dia a dia, dizendo: Ninguém pode servir a dois senhores. Refere-se a dois senhores que ordenam coisas opostas, pois se isto não acontecesse já não seriam dois. Por isso diz a Escritura: A multidão dos que tinham crido eram um só coração e uma só alma, pois embora estivessem divididos em muitos corpos, contudo, a concórdia os tornava um só.

Insistindo, em seguida, diz não só que o apego às riquezas não lhe será de proveito, mas que o odiará e desprezará. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Parece que disse duas vezes a mesma coisa, mas não procedeu dessa maneira sem motivo, mas para demonstrar desta forma que a mudança para melhor é fácil. Para que não te desculpes alegando que já te encontras escravo das riquezas e oprimido por sua tirania, te demonstra que podes passar para o lado oposto; e assim como o podes fazer daqui para lá, também o pode de lá para cá.

Disse isto de forma genérica para persuadir ao ouvinte a que se constituísse juiz imparcial daquilo que lhe dizia, e assim desse a sua sentença considerando a própria natureza das coisas; tão logo o viu dar o parecer afirmativo, finalmente se referiu a si mesmo e disse: Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Fiquemos horrorizados de ver que coisas obrigamos Cristo a dizer, até fazê-lo comparar e colocar frente a frente Deus e o ouro. Mas se isto é terrível, muito mais terrível é que nós realmente o façamos, e prefiramos a tirania do ouro ao temor de Deus.

São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (Séc. IV)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário