segunda-feira, 12 de outubro de 2020

19ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

12 de Outubro de 2020 (CC) / 29 de Setembro (CE)
São Ciriaco, anacoreta († 556)
Tom 1

São Ciriaco nasceu na cidade grega de Corinto no ano 448. Seu pai, João, era um sacerdote, e sua mãe se chamava Eudoxia. Pedro, irmão de Ciriaco, era arcebispo de Corinto. Ainda pequeno, Ciriaco foi para a Lavra do Grande Euthymios, em Jerusalém, onde, mais tarde, recebeu a consagração monástica. Logo depois, foi enviado ao asceta Gerasimo. 
Após a morte de São Gerasimo, Ciriaco retornou à Lavra de Santo Euthymios onde, aos quarenta anos, foi ordenado sacerdote. Desde então, no monastério Zuca, sua vida foi marcada por um rigoroso ascetismo. Tal era a austeridade que se impunha que se alimentava apenas de algumas ervas selvagens, excessivamente amargas. No entanto, através de suas orações, o amargor do alimento convertia-se em doçura espiritual, para ele e seu discípulo. Ciriaco viveu até a idade de 107 anos e seu adormecimento em Cristo ocorreu no ano 555.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Filipenses 1:1-7

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.

Lucas 4:37-44

37 E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca. 38 Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. 39 E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os. 40 E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. 41 E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. 42 E, sendo já dia, saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto dele; e o detinham, para que não se ausentasse deles. 43 Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado. 44 E pregava nas sinagogas da Galiléia.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário