segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

29ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE
03 de Janeiro de 2022 (CC) 21 de Dezembro de 2021 (CE)
S. Juliana de Nicomédia, mártir e com ela 500 homens e 150 mulheres  († 304);
Repouso de São Pedro, região metropolitana de Toda a Rússia (1326).
Novo Hieromartir Michael sacerdote (1918).
Novo Hieromartir Sérgio diácono (1937).
Novo Hieromartir Nicetas, bispo de Belevsk (1938).
Novo Hieromartir Leontius diácono (1940).
St. Juliana, princesa de Vyazma (1406).
Abençoado procópio de cesareia de Vyatka, enganar-de-Cristo (1677).
São Philaret (Teodósio, no esquema), metropolita de Kiev (1857).
Mártir Theomistocles de Mira, na Lícia (251).
São Macário, o mais Rápido, o Abade do Khakhuli Mosteiro (11º c.)Geórgia).
Santo Antônio II-Os Catholicos da Geórgia (1827) (Geórgia).
Descoberta das relíquias (1950) de Novo para o Monge mártir Efraim de Nea Makri (1426).
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 3


 

Santa Juliana era natural de Nicomédia. Filha de pais abastados, viveu durante os anos de Maximiano. Seus pais eram pagãos e Juliana, por isso, mantinha em segredo sua fé cristã. Sem consultá-la, seus pais a prometeram em casamento a um idólatra membro do Senado de nome Eleusius. Juliana não pretendia casar-se e lhe disse então que não se casaria a menos que ele obtivesse uma alta posição no governo. 
E quando isto aconteceu, novamente lhe impôs uma condição: deveria renunciar a adorar os ídolos e converter-se à fé cristã. Eleusius comunicou então ao pai de Juliana, pedindo-lhe que intercedesse junto a filha. O pai tentou persuadi-la de abandonar sua fé. Eleusius, seu noivo, percebendo, porém que isto seria impossível, entregou-a ao governador para que fizesse valer o que ordenava as leis para esses casos. Este, diante de mais um fracasso, ordenou que Juliana fosse torturada. E, depois de lhe queimarem o rosto com um ferro quente, disseram-lhe:  
"Vá agora te olhar num espelho e orgulhar-te de tua formosura!"
Juliana, com voz serena, respondeu: 
"No dia da ressurreição, já não existirão feridas nos rostos, tão pouco queimaduras. Nesse dia, existirão apenas as feridas nas almas, causadas pelos pecados. Por isso, prefiro estas feridas agora em meu rosto, que são provisórias, às da alma, que serão eternas".  
E depois de suportar muitos tormentos a jogaram num forno. Pela graça de Deus, porém, o fogo se apagou ao contato com seu corpo. Ao presenciar este milagre cerca de quinhentos homens e cento e cinqüenta mulheres creram em Cristo e, por sua fé, foram mortos por decapitação. Depois de suportar grandes sofrimentos impostos por múltiplas formas de torturas, Santa Juliana foi decapitada no ano 299. 
São Pedro, Metropolita de Moscou 
São Pedro, Metropolita de Moscou, nasceu em Volínia dos pais piedosos Feodor e Evpraksia. Mesmo antes do nascimento de seu filho, o Senhor revelou a Evpraksia a abençoada pré-chosenness de seu filho. Aos 12 anos de idade, o jovem Pedro entrou em um mosteiro. Ele estudou com sucesso as ciências dos livros daquela época e cumpriu ansiosamente suas obedências monásticas. O futuro santo dedicou muito tempo a um estudo atento das Sagradas Escrituras e aprendeu iconografia. Os ícones, escritos pelo monge Pedro, foram distribuídos aos irmãos e aos cristãos que visitavam o Mosteiro. Por causa de sua vida virtuosa e ascética, o hegúmeno do mosteiro tinha o monge Pedro ordenado à dignidade do sacerdócio. Depois de alguns anos de obras ascéticas no mosteiro, o priestmonk Pedro, tendo obtido a bênção do hegumen, deixou o mosteiro em busca de um lugar solitário. No Rio Rata, ele fez uma cela e começou a perseguir ascetismo em silêncio. Mais tarde, neste lugar de suas façanhas ascéticas foi formado um mosteiro, chamado de Novodvorsk. Uma igreja em nome do Salvador foi construída para os monges que chegaram. Escolhido como hegúmeno, São Pedro guiou seus filhos espirituais, nunca se irritando com um monge culpado, mas sim pela palavra e pelo exemplo ele instruiu os irmãos. O virtuoso hegúmeno e asceta tornou-se conhecido muito além dos limites do Mosteiro. O príncipe de Galich Yuri l'vovich vinha frequentemente ao mosteiro para ouvir a orientação espiritual do Santo asceta.   
Uma vez o Metropolita Vladimir Maxim visitou o mosteiro, em suas viagens pela terra russa com palavras de instrução e edificação. Tendo recebido a bênção de São Maxim, São Pedro ofereceu – lhe como presente em troca de uma imagem escrita por ele da Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus-diante da qual são Maxim até o final de seus dias orou pela salvação da terra russa que lhe foi confiada por Deus. Quando o Metropolita Maxim morreu, a cátedra Vladimir permaneceu por um certo tempo desocupada. A grande ascensão de Vladimir – - nesta época era São Miguel de Tver (Comm. 22 de novembro), - despachado para o Patriarca de Constantinopla seu associado escolhido de mente semelhante ao hegúmeno Gerontii com uma petição para que ele fosse elevado a metropolita da Rússia.   
Por sugestão do Príncipe gálico Iuri, hegúmeno Pedro também partiu para o Patriarca de Constantinopla para considerar a Catedral de Hierarca. Deus escolheu São Pedro para alimentar a Igreja Russa. A mãe de Deus apareceu a Gerontii, navegando no meio do Mar Negro durante a noite durante uma tempestade, e disse: "em vão você se esforça, a dignidade hierárquica não é atribuído a você. Aquele que me escreveu sobre o ícone, O proporcional Hegúmeno Pedro, será elevado ao trono do Metropolita russo". As palavras da mãe de Deus foram plenamente cumpridas: o Patriarca de Constantinopla Atanasias (1289-1293) com um concílio elevou São Pedro ao Metropolita russo, concedendo-lhe as vestes hierárquicas, o bastão e o ícone, trazidos por Gerontii. Após o seu regresso à Rússia em 1308, o Metropolita Pedro, após o decorrer de um ano, chegou a Kiev e, em seguida, seguiu para Vladimir.  
O chefe Hierarca foi testado por muitos julgamentos durante os seus primeiros anos de condução do metropolitano russo. Em seu sofrimento sob o jugo tártaro (Mongol), a terra russa estava em tumulto, e São Pedro era muitas vezes obrigado a mudar o lugar de sua residência. Durante este período particularmente importantes foram os trabalhos e preocupações do Santo para afirmar a verdadeira fé e moralidade no Reino. Durante este tempo de constante viagem por toda a diocese, ele incessantemente instruiu o povo e o clero sobre a preservação estrita da piedade cristã. Os príncipes conflituosos que ele convocou para amar a paz e a unidade.  
No ano de 1312, o Santo fez uma viagem à Horda, onde recebeu do khan uzbeque um édito, guardando os direitos do clero russo. 
Em 1325 o Metropolita Pedro, a pedido de Ivan Kalita (1328-1340), transferiu a cátedra Metropolitana de Vladimir para Moscou. Este evento teve um grande significado para toda a terra russa. São Pedro previu profeticamente a libertação do jugo tártaro e o futuro surgimento de Moscou como o centro de toda a Rússia.  
Por sua bênção, em agosto de 1326, no Kremlin de Moscou, foi colocada a fundação da catedral em honra do Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus. Foi uma bênção profundamente simbólica do chefe-Hierarca da terra russa. Em 21 de dezembro de 1326, São Pedro morreu para Deus. O Corpo Santo do Santo foi enterrado na Catedral de Uspensk em uma cripta de pedra, que ele mesmo havia preparado. Muitos milagres foram feitos através das orações do Santo. Muitas curas foram feitas secretamente, o que testemunha a profunda humildade do santo mesmo depois da morte. A profunda veneração do chefe-Hierarca da Igreja Russa foi afirmada e espalhada por toda a terra russa. Em 1339, 13 anos mais tarde sob o comando de Sainted Theognost (Comm. 14 de Março), São Pedro foi enumerado nas fileiras dos Santos. E no túmulo do Santo, os príncipes beijaram a cruz como um símbolo de fidelidade à grande cidade de Moscou. Como um protetor particularmente venerado de Moscou, São Pedro foi chamado como testemunha na elaboração de tratados governamentais. O povo Novgorod, que antes tinha o direito de escolher seu próprio bispo de Santa Sofia, após sua anexação a Moscou sob Ivan III, prometeu com um juramento estabelecer seus arcebispos apenas no túmulo do Santo Pedro, o prodígio. E foi na sepultura do Santo que os chefes-hierarcas russos foram nomeados e escolhidos.  
As crônicas russas fazem menção dele constantemente, e nenhum empreendimento significativo do Estado foi iniciado sem a oração no túmulo de São Pedro. Em 1472 e 1479 foi feita uma transferência das relíquias de São Pedro. Em memória destes eventos, as festas foram estabelecidas para 5 de outubro e 24 de agosto.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 3:5-11;17-19

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Marcos 9:42-50; 10:1

E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal. Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros. E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.

† † †

REFLEXÃO

“Não Consintas; Afasta-o de Teus Ouvidos, Talvez Volte Corrigido”

Portanto, quando escutas: "Ai do mundo por causa dos escândalos", não te assustes. Ama a lei de Deus e não haverá escândalo para ti. Mas se aproxima a mulher te sugerindo não sei que mal. A amas como deve amar-se a esposa, como membro teu que ela é. Mas se teu olho te escandaliza, se tua mão te escandaliza, se teu pé te escandaliza, como ouviste no Evangelho: "corta-os e lança-os longe de ti".

Quem te é muito querido, aquele a quem tens muito apreço, considera-o grande, considera-o como teu membro querido enquanto não comece a escandalizar-te, ou seja, a persuadir-te algum mal. Escutai que isto é o escândalo. Colocamos como exemplo a Jó e a sua esposa; porém, ali não aparece a palavra escândalo. Escuta o Evangelho: Quando o Senhor se pôs a falar de sua paixão, Pedro começou a dissuadir-lhe de padecer. 

"Aparta-te de mim, satanás, porque tu és para mim escândalo."

Desta forma o Senhor, que te deu o exemplo de como viver, te ensinou em que consiste o escândalo e o modo de precaver-te dele.

Tendo-lhe dito antes: "Feliz és, Simão Bar Jona", tinha manifestado que era seu membro. Mas quando começou a servir-lhe de escândalo, cortou o membro; em seguida o refez e o repôs. Portanto, será escândalo para ti quem comece a te persuadir para algum mal. E entenda-o bem vossa caridade: isto acontece a maior parte das vezes não por malignidade, mas por uma perversa benevolência.

Por exemplo: teu amigo te vê, que te ama e a quem amas, teu pai, teu irmão, teu filho, tua esposa; teu amigo te vê no mal e quer te fazer mal. O que é te ver no mal? É te ver em alguma tribulação. Talvez a sofres por causa da justiça; talvez a sofres porque não queres proferir um falso testemunho. Falei isto a modo de exemplo. Estes abundam, visto que "ai do mundo por causa dos escândalos!"

Por exemplo: um homem poderoso, para alcançar seu despojo e conseguir seu roubo, te pede o serviço do falso testemunho. Tu te negas; negas a falsidade, para não negar a verdade. Para não perder tempo, ele se enfurece e, sendo poderoso, te recompensa. Aproxima-se o teu amigo que não deseja ver-te em tal aperto com estas palavras:

“Suplico-te, faz o que te diz: que importância tem?”

Talvez se repete o que satanás disse ao Senhor:

"Está escrito de ti que enviará os seus anjos para que teu pé não tropece." 

Talvez também este teu amigo, como vê que és cristão, quer persuadir-te com testemunhos da lei a que faças o que ele pensa que deves fazer. 

“Faz o que diz”. “O quê?” “O que ele deseja”. “Mas se trata de uma mentira, de uma falsidade”. “Não leste que todo homem é mentiroso?” Eis aqui já o escândalo. Trata-se de teu amigo; o que vais fazer? É tua mão, teu olho: Arranca-o e lança-o longe de ti". 

O que significa arranca-o e lança-o longe de ti? Não consintas. Arranca-o e lança-o longe de ti significa não consentir.

Os membros de nosso corpo, pela coesão, formam uma unidade, pela coesão que vivem, e pela coesão se unem entre si. Onde há dissensão há enfermidade ou ferida. Portanto, visto que é teu membro, o amas; mas se te escandaliza, arranca-o e lança-o longe de ti. Não consintas; afasta-o de teus ouvidos, talvez volte corrigido.”

Bem-aventurado Agostinho, Bispo de Hipona (Séc. IV) 

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