domingo, 16 de janeiro de 2022

Domingo Antes da Teofania

PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
16 de Janeiro de 2022 (CC) 03 de Janeiro (CE)
Ss. Profeta Malaquias e Górdios de Cesárea na Capadócia, mártir
Encontro das santas relíquias de São Efraim, Neo Makri

Tom 5


 
O Santo Profeta Malaquias viveu 400 anos antes do nascimento de Cristo, na época da volta dos judeus do cativeiro babilônico. Malaquias foi o último dos profetas do Antigo Testamento, por isso, os Santos Padres o chamam de "o selo dos profetas". 
Manifestando-se com uma imagem de bondade espiritual e piedade, ele surpreendeu a nação e foi chamado Malaquias, ou seja, um anjo. 
Seu livro profético está incluído no Cânone do Antigo Testamento. Nele, ele repreende os judeus, predizendo a vinda de Jesus Cristo e de seu precursor João Batista, e também o Juízo Final (Malaquias 3: 1-5; 4: 1-6).

Santo Mártir Górdios 
Górdios nasceu em Cesárea da Capadócia. Entrou para o serviço militar do Império Romano e chegou ao grau de centurião. Estava em sua vila natal quando o perverso Diocleciano voltou a ascender o fogo da perseguição aos cristãos. Indignado, ao ver os cruéis tratamentos infligidos aos cristãos, abandonou voluntariamente o serviço militar, retirando-se ao deserto. Iniciou-se nos divinos mistérios do cristianismo sob a influência da graça e o exercício da contemplação, compreendendo a inutilidade dos bens da vida presente, entregando-se à prática do jejum e da oração. Numa certa ocasião, em que os pagãos haviam organizado jogos para honrar o deus pagão Marte, Górdios apresentou-se novamente na cidade e, mostrando-se entre os espectadores proclamou em voz alta as palavras do profeta: 
"Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam" (Is 65,2 e Rm 10,20). Quis fazer compreender a todos, com estas palavras que, por si mesmo, declarava-se cristão. Então, tomaram-no e levaram-no diante do governador. 
Górdios deu a conhecer seu nome, seu país, sua categoria de centurião, o motivo de seu afastamento e de seu retorno à cidade. «Não me preocupo com vossos editos, pois creio em Jesus Cristo, minha esperança e meu apoio; sei que superais em crueldade aos demais representantes imperiais, mas achei por bem aproveitar esta ocasião para obter o que é objeto de meus desejos». O governador o fez compreender que estava assim se expondo aos mais horríveis tormentos, se insistisse nessa atitude. Górdios, porém, elevando seus olhos aos céus, cantou os versículos do salmo: «O Senhor é meu apoio e não temo o que os homens possam me fazer; Senhor, nenhum mal temerei, porque Tu estás comigo!» (Sl 117 e 22). E repetia estas expressões de confiança muito a propósito para fortalecer sua alma. Então, abateram-se sobre ele os tormentos. Seus parentes e amigos se aproximaram dele, compadecidos por sua sorte. «Guardai vossas lágrimas e vossos lamentos para os inimigos do verdadeiro Deus» – lhes disse – «pois que estou preparado para dar mil vezes a minha vida, se isso fosse possível, para glorificar o nome do Senhor. Tenho presente em minha memória o primeiro centurião que assistiu, sobre o calvário, a morte de meu Salvador, e que proclamou a sua divindade na presença dos judeus, cuja cólera ainda não se havia abrandado». Essas foram suas últimas palavras. Protegido com o sinal da cruz marchou intrepidamente para o martírio, tendo sido decapitado.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (8)

João 20:11-18

Mas Maria ficou parada e chorando do lado de fora da sepultura, e, enquanto ela chorava, curvou-se, e olhou dentro do sepulcro, e viu dois anjos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que tu choras? Ela lhes disse: eles levaram o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram. E ela, tendo dito isso, voltou-se para trás, e vê Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que tu choras? A quem procuras? Ela, supondo que fosse o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde tu o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria. Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer, Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas porque eu ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com meus irmãos, e dize-lhes: Eu subo para meu Pai, e vosso Pai; e para meu Deus, e vosso Deus. Maria Madalena foi e contou aos discípulos que ela vira o Senhor, e que ele lhe falara essas coisas.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição 
Fiéis, cantemos e adoremos o Verbo / Co-Eterno ao Pai e ao Espírito Santo, / nascido para nossa salvação da sempre Virgem Maria; / pois Ele aceitou livremente sofrer a morte na Cruz / para dar a vida a todos os mortos, // pela Sua gloriosa Ressurreição.

Tropárion da Pré-Festa, Tom 4
Prepare-te, ó Zebulon! / Adorna-te, ó Neftali! Ó Rio Jordão, levanta-te, / e saltitando de alegria, recebe o Mestre que vem para ser batizado! Rejubila-te, ó Adão, com nossa primeira mãe! Não te escondas como antes no paraíso; / pois Aquele que te viu nu apareceu, / para te vestir com tua vestimenta primordial. // Cristo apareceu, desejando renovar toda a criação!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Kondákion da Ressurreição
Tu, ó meu Salvador, desceste ao Inferno, / e despedaçaste os portões, como Todo-Poderoso, / e como Сriador, ressuscitaste os mortos, / e destruíste, Ó Cristo, o aguilhão da morte, / e libertou Adão da maldição, Ó Tu Que amas a humanidade. / Por isso, nós todos clamamos: // Salva- nos, Ó Senhor.

Glória ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo

Kondákion da Pré-Festa, Tom 4:
Enriquecido pelo dom da profecia, ó profeta, / tu manifestamente proclamaste a salvação ao mundo e o advento de Cristo, // por Cujo esplendor o mundo foi iluminado.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Tom 4: O Senhor clamou a João: / Não tenha medo de me batizar, / porque eu vim para salvar Adão, // primícia da criação.

Prokímenon

R: Tu nos protegerás, Senhor,
E nos preservarás desta geração e para sempre. (Sl. 11:8)

V: Salva-nos, Senhor, pois não há mais santos. (Sl. 11:1)

2 Timóteo 4:5-8

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Seja Deus gracioso, e nos abençoe, (Sl. 66:1a)

E faça resplandecer sobre nós o Seu rosto. (Sl. 66:1b)

Marcos 1:1-8

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus; como está escrito nos profetas:

“Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: “Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.”

HOMILIA



Aplainai Os Caminhos Do Senhor

Vejamos o que se prega a respeito da vinda de Cristo. Para começar, encontramos escrito em João: "Uma voz grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai os seus caminhos." O que segue se refere expressamente ao Senhor e Salvador, pois foi ele e não João quem elevou os vales. Que cada um considere o que era antes de aderir à fé, e perceberá que era um vale profundo, um vale escarpado, um vale que se precipitava no abismo.

Mas quando veio o Senhor Jesus e enviou o Espírito Santo como seu lugar-tenente, todos os vales se elevaram, e se elevaram graças às boas obras e aos frutos do Espírito Santo. A caridade não consente em que subsistam em ti vales; e se também possuis a paz, a paciência e a bondade, não somente deixarás de ser vale, mas também começarás a ser “montanha” de Deus.

Diariamente podemos comprovar como estas palavras: elevem-se os vales, encontram sua plena realização nos pagãos; e como no povo de Israel, despojado agora de sua antiga glória, cumprem-se estas outras: "Desçam os montes e as colinas." Este povo foi em outro tempo um monte e uma colina, mas foi abatido e derrubado. Porque eles caíram, a salvação passou para os gentios, para dar inveja a Israel. Contudo, se disseres que estas montanhas e colinas abatidas são as potências inimigas que se erguem contra os mortais, não está dizendo nenhum desatino. De fato, para que estes vales de que falamos sejam nivelados, será necessário um trabalho de desmonte nas potências adversas, nos montes e colinas.

Porém, vejamos se a profecia seguinte, relativa à vinda de Cristo, teve também o seu cumprimento. De fato afirma: "Que endireite-se o que é torto". Cada um de nós estava torcido – digo que estava, supondo que não permaneça no erro –, e, pela vinda de Cristo, a nossa alma ficou endireitada de tudo o que era torcido. Porque de que te adiantaria que Cristo tenha vindo na carne, se não vier também a tua alma? Oremos para que a sua vinda seja uma realidade diária em nossas vidas, e possamos exclamar: "Eu vivo, porém já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim."

Veio, pois, meu Senhor Jesus, e raspou tuas asperezas e igualou tudo o que era pedregoso, a fim de traçar em ti um caminho sem obstáculos, pelo qual Deus Pai pudesse chegar a ti com comodidade e dignamente, e Cristo o Senhor pudesse fixar em ti sua morada e dizer-te: "Meu Pai e eu viremos a ele, e nele faremos a nossa morada."

Orígenes, Presbítero de Alexandria, (Século 3)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário