domingo, 23 de janeiro de 2022

Domingo Depois da Teofania


PÓS-FESTA DA TEOFANIA
23 de Janeiro de 2022 (CC) 10 de Janeiro (CE)
S. Gregório de Nissa, bispo († c. 394)
São Teófano, o Recluso (1894)
Tom 6



São Gregório nasceu em Nova Cesaréia, no Ponto, no ano 322. Era um dos irmãos de São Basílio, o Grande, educado nas mesmas bases que seu irmão maior, distinguindo-se igualmente por sua aguda inteligência.

Gregório comprometeu-se com Theosebia (uma santa mulher) que faleceu precocemente. O santo manteve seu equilíbrio de caráter e sua esperança. Aos quarenta anos foi eleito e ordenado bispo de Nissa, uma cidade da Capadócia. Deus lhe outorgou a responsabilidade de exercer um importante papel no Segundo Concílio Ecumênico, realizado no ano 381, em Constantinopla.

Gregório entregou em paz sua alma a Deus depois de realizar um grande e importante trabalho, as suas homilias dogmáticas, catequéticas, entre diversos outros temas que se referiam às festas e ofícios litúrgicos, como o que realizou para seu irmão São Basílio.

Comemoração de São Teófano, o Recluso, Bispo de Tambov

Este moderno Pai da Igreja nasceu em Chernavsk, na Rússia central. Filho de um padre, entrou no seminário ainda jovem, depois completou o curso de quatro anos de teologia na Academia de Kiev. Embora se destacasse como estudante, seu coração se voltava cada vez mais para a vida monástica, e ele foi tonsurado monge e ordenado sacerdote após a conclusão de seus estudos. Durante seu tempo na Academia, ele frequentemente visitava a Lavra das Cavernas, e lá se tornou um filho espiritual do Padre Parthenius (25 de março).

Seu desejo de vida monástica não foi satisfeito imediatamente, pois a Igreja sentiu necessidade de seus dons intelectuais. Ele serviu como professor na Academia Teológica de São Petersburgo, trabalhou por sete anos na Missão Russa no Oriente Próximo, principalmente na Palestina. Durante este tempo ele ganhou um domínio perfeito do grego e estudou as obras dos Padres da Igreja nas línguas originais. Voltando à Rússia, logo foi consagrado bispo; mas depois de sete anos de serviço episcopal, ele finalmente realizou o desejo de seu coração, renunciando ao cargo de bispo e se retirando para um pequeno mosteiro em Yvschen, onde passou o resto de seus dias.

Depois de participar plenamente da vida litúrgica e comunitária do mosteiro por vários anos, assumiu a vida de recluso em 1872. Vivia em dois pequenos quartos, subsistindo quase inteiramente de pão e chá, visitado apenas pelo seu confessor e pelo abade do mosteiro. Ele celebrou a Divina Liturgia todos os dias em sua cela. Todo o seu tempo não tomado pela oração interior era dedicado a traduzir as obras dos Padres para o russo e, cada vez mais, para seus próprios escritos. Mais importante ainda, ele preparou uma edição em russo da Philokalia que teve um profundo impacto na vida espiritual russa.

Embora não recebesse visitas, São Teófano se correspondia com muitos cristãos fervorosos que procuravam seu conselho, e assim, com o tempo, tornou-se o pai espiritual de muitos crentes em toda a Rússia. Ele descansou em paz em 1894.

Além da Philokalia, São Teófano produziu (entre outras obras): um Saltério Espiritual de seleções de Santo Efraim, o Sírio; O Caminho para a Salvação, uma exposição da Espiritualidade Ortodoxa escrita em linguagem clara e simples para aqueles que vivem no mundo; coleções de suas cartas para crianças espirituais; e Guerra Invisível, um tratado sobre oração e vida ascética. Este último tem uma história incomum. Em sua forma original, foi escrito por Lorenzo Scupoli, um padre católico romano italiano. São Nicodemos da Montanha Sagrada, reconhecendo o mérito do livro, produziu uma edição grega na qual corrigiu vários desvios da Ortodoxia no original. São Teófano, por sua vez, revisou extensivamente a edição grega, removendo algum material e acrescentando passagens próprias; de modo que as versões italiana, grega e russa são de fato três livros substancialmente diferentes. Muitas das obras de St Theophan (incluindo Unseen Warfare) estão disponíveis em boas traduções para o inglês. Eles são quase únicos em apresentar a espiritualidade hesicasta da Igreja Ortodoxa, não diluída em linguagem simples e direta, que é acessível à maioria das pessoas.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IX)

João 20:19-31

19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” 22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos". 24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” 28 E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Ao que Jesus lhe afirmou: “Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!” 30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.

Tropárion da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, de pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion dos Mártires e Confessores Gurias, Samonas & Habib, Tom 5
Ó Cristo Deus, Tu nos deste uma muralha inexpugnável / nos milagres de Teus santos mártires. / Por meio de suas súplicas, destrói os conselhos dos pagãos / e fortalece os cetros dos reinos, // pois, Tu És Bom e Amante da humanidade.

Kondákion, Tom 2
Tendo recebido a graça do alto, ó Mártires, dignos de todo louvor / vós intercedeis por aqueles que padecem tentações; /pois livrastes a donzela de uma morte amarga, ó santos; // por isto sois verdadeiramente a glória de Edessa e a alegria de o mundo.

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando com a Sua Mão Vivificante, / aos mortos que estavam no vale das trevas, / Cristo nosso Deus, o Doador da Vida / concedeu a Ressurreição a toda raça humana; / pois Ele É o Salvador de todos, //a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo....

Kondákion, Tom 2
Tendo recebido a graça do alto, ó Mártires, dignos de todo louvor / vós intercedeis por aqueles que padecem tentações; /pois livrastes a donzela de uma morte amarga, ó santos; // por isto sois verdadeiramente a glória de Edessa e a alegria de o mundo.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!Tom 8: Ó guia da Ortodoxia, mestre de piedade e pureza, / asceta de Vyshensk, divinamente sábio e santo hierarca Teófano: / Por teus escritos tu explicaste a Palavra de Deus, / e mostraste o caminho para a salvação a todos os fiéis . // Roga a Cristo Deus que nossas almas sejam salvas.

Tom 4: Ó santo hierarca Teófano, / homônimo da Teofania: / Por teus ensinamentos tu iluminaste muitas pessoas. / E de pé agora com os anjos diante do trono da Santíssima Trindade, // ora tu incessantemente em favor de todos nós.

Tom 4: Tu apareceste hoje para o mundo inteiro, / e Tua luz, ó Senhor, foi assinada sobre nós / que com conhecimento cantam para Ti: / Tu vieste, Tu apareceste, // Ó Luz Inacessível.

Ss. Gregório de Nissa, Tom IV
Ó Deus de nossos pais,/ trata-nos sempre segundo a tua mansidão./ Não nos prives da tua misericórdia,/ mas através das suas súplicas// dirige a nossa vida em paz.

Kontakion de São Gregório, Tom I,
Vigiando com os olhos da tua alma, ó santo hierarca,/ mostraste-te pastor vigilante do mundo,/ e com o cajado da tua sabedoria e da tua fervorosa intercessão/ afastaste todos os hereges como lobos, / preservando o rebanho ileso, // Ó sábio Gregório.

LITURGIA


Efésios 4:7-13

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz Deus: "Subindo ao alto, ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens"ª. Ora, isto —ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo...

Mateus 4:12-17

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário