sábado, 8 de janeiro de 2022

Sábado Depois da Natividade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo


08 de Janeiro de 2021 (CC) 26 de Dezembro de 2021 (CE)
Sinaxys da Santíssima Mãe de Deus
Hieromártir Euthymius, Bispo de Sardes (†840)
Tom 3



No segundo dia da Natividade, a Igreja Cristã dá glória e ação de graças à Santíssima Theotókos, que deu à luz ao nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo.
Esta festa é chamada "Synaxis", porque neste dia todos os Fiéis se reúnem para glorificar à santíssima Theotokos, e celebrar solene e universalmente uma festa em sua honra.
Hieromartir Euthymius, bispo de Sardes  
O Hieromartyr Euthymius, Bispo de Sardes, durante o período do reinado do Imperador Bizantino Constantino Porphyrogenitos (780-797) e da Imperatriz Irene (797-802), foi escolhido Bispo de Sardes, por causa de sua vida virtuosa. Ele também esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico (787), no qual denunciou a heresia Iconoclasta. 
Quando o Imperador iconoclasta Nicéforo I (802-811) subiu ao trono, São Euthymius e outros hierarcas Ortodoxos foram banidos para a ilha de Patalareia, onde permaneceram por um longo tempo. Trazido do exílio pelo Imperador Leão V (813-820), o bispo corajosamente denunciou a heresia Iconoclasta, e eles o mandaram para o exílio para a cidade de Assia. O imperador, Miguel II, o Stammerer (820-829), tentou fazê-lo renunciar à veneração dos ícone-venes, mas sem sucesso.

Em seguida, o santo Mártir foi açoitado e banido para a ilha de Creta. Miguel foi sucedido no trono pelo Imperador Iconoclasta Teófilo (829-842), por cuja ordem Santo Euthymius foi submetido a cruéis torturas. Santot Euthymius adormeceu no Senhor vários dias após as torturas.

Santo Euthymius também é comemorado em 8 de Março.
 
Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 6:11-16 

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Mateus 12:15-21

Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz; não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e no seu nome os gentios esperarão.
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário