quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

32ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

CONCLUSÃO DA FESTA DA TEOFANIA
27 de Janeiro de 2022 (CC) 14 de Janeiro (CE)
S. Nina da Geórgia, Igual aos Apóstolos, virgem e monja († 335)
Tom 6



Santa Nina, igual-aos-apóstolos, evangelizadora dos georgianos, era sobrinha do Patriarca de Jerusalém. Desde sua juventude amou a Deus e lamentava muito pelas pessoas que não acreditavam n’Ele. Depois que seu pai, Zavulon da Capadócia, fez-se ermitão e sua mãe foi ordenada diaconisa, Nina foi entregue, ainda criança, a uma piedosa anciã que frequentemente falava sobre a Ibéria (atualmente Geórgia) . Naquela época, a Ibéria era um país pagão, e os contos que ouvia da anciã despertou um forte desejo de visitá-lo para levar a luz da fé cristã àquele povo.Tal desejo tornou-se mais forte quando, em um sonho, viu a Mãe de Deus que lhe  entregava uma cruz feita de uma cepa. Seu desejo cumpriu-se quando teve que fugir para a Ibéria para salvar-se das perseguições contra os cristãos decretadas por Diocleciano (284-305).  
Na Ibéria, Santa Nina instalou-se na casa de uma mulher situada nas vinhas reias. Muito rapidamente ficou conhecida por ajudar os necessitados, e muita gente foi sabendo da força de suas orações. Muitos doentes começaram a ir ao seu encontro para vê-la. Invocando o nome de Cristo, ela curava os enfermos. Falava sobre Deus que criou o Céu e a terra e sobre o Cristo, nosso Senhor e Salvador. Os sermões sobre Cristo, os milagres que operava e a vida virtuosa de Santa Nina tiveram efeito favorável sobre o povo da Ibéria: muitos começaram a crer no Deus verdadeiro e foram batizados. O próprio rei Mariano que era pagão foi convertido ao cristianismo por Santa Nina. Depois disso, um bispo e alguns sacerdotes de Constantinopla foram convidados a ir a Ibéria, e lá foi construída a primeira Igreja dedicada aos Santos Apóstolos. Pouco a pouco, toda a Ibéria tornou-se cristã. 
Santa Nina não gostava de fama ou honras, buscando refúgio, por isso, nas montanhas próximas. Ali, na solidão, dava graças ao Senhor pela conversão ao cristianismo daquele país que antes era pagão. Vários anos depois, deixou sua vida solitária e viajou à Kajetia onde converteu a Rainha Sofia. Depois de 35 anos de trabalhos, Santa Nina faleceu em paz no dia 14 de janeiro de 335. Por ordem do Rei Mariano, no lugar onde Santa Nina morreu foi construída uma Igreja dedicada a São Jorge, parente distante de Santa Nina.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Tiago 1:19-27 

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Marcos 10:17-27

Enquanto Jesus estava iniciando sua jornada, alguém correu e se ajoelhou diante dele e perguntou-lhe: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai, vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

 † † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Se Queres Ser Perfeito”

Estas palavras pertencem ao Evangelho de Marcos, mas exatamente a mesma ideia aparece nos demais sinóticos onde, com palavras às vezes um tanto diferentes, recolhe-se idêntica doutrina. E devemos estar plenamente convencidos de que o Salvador nunca se expressou de forma puramente humana, mas que o seu ensinamento sempre esteve informado por uma divina e mística sabedoria; de que não devemos escutar suas palavras carnalmente, mas devemos indagar e aprofundar o sentido nelas oculto mediante uma adequada investigação e colocando em jogo todo o empenho e perspicácia de nossa inteligência.

Se queres ser perfeito: Portanto, ainda não era perfeito, já que não existe nada mais perfeito que o perfeito. Ademais, aquele se queres expressa de maneira divina e contundente a livre faculdade de escolha de seu colocutor. Efetivamente, no homem – em sua qualidade de ser livre – reside a livre escolha da vontade; em Deus – em sua qualidade de Senhor e juiz – reside a capacidade de dar. E dá aos que querem e rezam e com maior empenho se esforçam por alcançar a própria salvação. Pois Deus não coage – a coação é, de fato, inimiga de Deus –, mas dá aos que buscam, concede aos que pedem, abre aos que chamam. Por conseguinte, se queres, se verdadeiramente queres e não te enganas a ti mesmo, procura o que te falta.

Uma coisa te falta: o que te resta por fazer e que é bom, mas já à margem da lei, que a lei não o dá, que não se encaixa dentro da lei, é próprio dos possuidores da verdadeira vida. Em uma palavra, aquele que tinha cumprido toda a lei desde a infância, e que disse de si coisas tão grandes e soberbas, com todas elas não pode adquirir essa única coisa que é exclusiva do Salvador, para arrebatar a vida eterna, cujo desejo lhe tinha movido a dar aquele passo. Retirou-se triste, oprimido pelas exigências de uma vida a respeito da qual tinha vindo para suplicar ao Mestre. Na realidade, não ambicionava de verdade a vida, como parecia deduzir-se de suas palavras; o que somente buscava é adquirir reputação de boa vontade: certamente podia se esforçar por fazer muitas coisas, porém era incapaz de fazer aquela única coisa, aquela obra de salvação que devia guiá-lo para a perfeição. Para esta obra era fraco e indiferente.

O mesmo que o Senhor disse para Marta quando, cansada em muitas tarefas, andava inquieta e nervosa para dar conta do serviço, e censurava de negligente a sua irmã, que, deixando o serviço, sentada aos pés do Senhor, oferecia a atenção de uma discípula: Andas inquieta com tantas coisas; Maria escolheu a melhor parte, e não lhe será tirada; assim também a este (discípulo): manda-lhe que, pondo à parte toda enervante ocupação, centralize-se em uma só coisa e se sente aos pés da graça daquele que pessoalmente lhe propõe a vida eterna.

São Clemente, de Alexandria

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário