segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

29ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

18 de Dezembro de 2023 (CC) 05 de Dezembro (CE)
Ss. Savas, o Santificado, mon. († 532);
Cosmas, o Protos e os Monges Mártires do Monte Athos
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 3




A aldeia desconhecida de Mutalaska, na província da Capadócia, tornou-se famosa por este grande luminar da Igreja Ortodoxa. Savas nasceu lá de seus pais João e Sophia. Com a idade de oito anos, deixou a casa de seus pais e foi tonsurado monge em uma comunidade monástica nas proximidades chamadoa de Flaviano. Depois de dez anos, mudou-se para os mosteiros da Palestina e  o Mosteiro de São Eutímio o Grande (20 de janeiro) e Theoctistus, fora o lugar onde permanecera mais tempo.

 O clarividente Euthymius profetizou que Sava se tornaria um monge famoso e um professor de monges e que ele iria estabelecer uma lavra (caverna) maior que todas as lavras da época. Após a morte de Eutímio, Sava se retirou para o deserto, onde viveu por cinco anos como eremita numa caverna a ele mostrada  por um anjo de Deus. Depois, quando ele tinha sido aperfeiçoado na vida monástica,  começou pela providência divina a reunir em torno dele muitos que estavam desejosos da vida espiritual. Em breve, um número tão grande que se reunira, que Sava teve que construir uma igreja e muitas células. Alguns armênios também vieram até ele, e para os tais forneceu uma caverna onde eles seriam capazes de celebrar serviços na língua armênia.

Quando seu pai morreu, sua mãe idosa, Sophia, veio a ele, e ele a tonsurou, tornando-a uma monja. Ele deu-lhe uma célula localizada a uma distância de seu mosteiro, onde ela viveu uma vida de ascetismo até sua morte. 
Este santo padre sofreu muitas agressões de todos os lados: dos que estavam perto dele, dos hereges e dos demônios. Mas triunfou sobre todos: às pessoas próximas a ele, pela bondade e indulgência; aos hereges, por sua confissão inabalável da Fé Ortodoxa; aos demônios, pelo sinal da cruz e pedindo a Deus por ajuda. Ele tinha particularmente uma grande luta com os demônios no Monte Castellium, onde estabeleceu seu segundo mosteiro. Ao todo, Sava estabeleceu sete mosteiros.

Savas e Teodósio, o Grande, seu vizinho, são considerados os maiores luzeiros e pilares da Ortodoxia no Oriente. Eles corrigiram Imperadores e Patriarcas em matéria de Fé, e para todos serviram como um exemplo de humildade e do santo poder de Deus em operar milagres. Depois de uma vida penosa e muito proveitosa, São Sava entrou no descanso, no ano 532, com a idade de noventa e quatro anos. Entre suas muitas obras maravilhosas que deixou, está a compilação da ordem de serviços para uso em mosteiros, agora conhecido como o Typicon de Jerusalém. 
Comemoração de São Savas 
Lucas 6:17-23 Matinas
Gálatas 5:22-6:2
Mateus 11:27-30
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 3:5-11;17-19

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Lucas 20:27-44

E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe, Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos. E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e nào deixaram filhos. E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem. E não ousavam perguntar-lhe mais coisa alguma. E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário