terça-feira, 12 de dezembro de 2023

28ª Terça-feira Depois de Pentecostes

 


12 de Dezembro de 2023 (CC) / 29 de Novembro (CE)
S. Paranomos e seus 370 companheiros de Martírio († c.250); 
Santos Mártires Dionísio de Corinto e Filomenos († c. 272)
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 2



O Santo Mártir Paranomos foi martirizado juntamente com mais 370 cristãos no século II, época do Imperador Décio que já havia assassinado muitos cristãos. 
Próximo do Rio Tigre existia um lugar para banhos públicos. Neste lugar, havia um chefe militar, idólatra fanático de nome Aquilino, o qual após oferecer sacrifiícios aos seus ídolos no templo, ordenou a Paranomos e a mais 370 cristãos que haviam sido feitos seus prisioneiros, que também eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. Foram, porém, unânimes em negar a atendender tal pedido e, enquanto os idólatras rendiam sacrifiícios aos seus ídolos, os cristãos entoavam salmos, recordando as palavras da Escritura Sagrada que diz: 
«Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo» (Ef 5,19-20). 
Aquilino, irritando-se pela atitude dos cristãos, ordenou que todos fossem mortos. E os soldados, armados prontamente com suas lanças, atacaram e mataram a todos. Assim, estes destemidos cristãos entregaram suas almas aos braços do Criador.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Timóteo 3:16-4:4 

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Lucas 19:45-48

E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


"Minha casa é casa de oração". E, de fato, basta entrar em uma igreja e ela já o chama para a oração. Tudo ali é disposto e feito para dispor e auxiliar a oração. Portanto, se você deseja estimular a oração em seu coração, vá com mais frequência à igreja de Deus. Em casa você não vai orar como pode na igreja.

Há aqueles que rezam calorosamente em casa também, mas se rezam assim em casa, quanto mais elevada é a sua oração na Igreja? Mas quando você estiver na igreja, esteja lá não apenas em corpo, mas em espírito. Fique onde estiver mais quieto, e contemplando o Senhor diante de você com sua mente, derrame diante Dele sua alma. Afaste os devaneios, não permita preocupações e preste atenção a apenas um trabalho - o trabalho da oração. Eleve sua alma pesada ao alto e quebre sua grosseria através da contemplação das coisas divinas.

Se você tem algum [pecado em sua consciência], remova-o de si mesmo por meio do arrependimento e da promessa de correção. Se sua consciência não estiver satisfeita, acrescente atos de abnegação e amor. Estando na igreja, prepare-se para como você passará o tempo que estiver fora do templo, prepare-se para nunca se afastar do Senhor em pensamento, mas sempre para vê-lo diante de você, para que seus passos não se desviem do caminho certo para o caminho errado.

Então, quando você vier à igreja, será mais fácil para você ser como deveria estar lá. Ao se posicionar adequadamente na igreja, será mais fácil para você manter sua atenção diante do Senhor quando estiver fora da igreja. (…) Assim, seu [estado de] permanência no Senhor crescerá cada vez mais. O que mais alguém poderia desejar?

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário