quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

27ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

 
07 de Dezembro de 2023 (CC) / 24 de Novembro (CE)
S. Megalomártir Catarina de Alexandria († 310)
Pós-festa da Entrada da Santíssima Theotókos no Templo
Jejum da Natividade (Peixeé permitido)
Tom 1


 

Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, Catarina era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada pelos súditos da Corte que seria sua por direito.
Entretanto esses eram tempos duros do Imperador romano Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Segundo os relatos, a história do martírio da bela cristã teve início com a sua recusa ao trono de Imperatriz. Maximino apaixonou-se por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do cristianismo. Tentou, oferecendo-lhe poder e riquezas materiais. Estava disposto a divorciar-se para casar-se com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.

Catarina tinha consagrado sua vida ao serviço de Cristo, da qual se declarava noiva, pois em uma visão que tivera, o próprio Cristo lhe conferia um anel de noivado, assim, recusou enfaticamente, o pedido de casamento do Imperador  e ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o Imperador chamou os sábios do reino - num total de 50 - para auxiliá-lo. Eles tentaram defender o paganismo com falácias teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo especial.

No entanto, enquanto aguardava no cárcere, ela conduziu o comandante do imperador, Porfírio e duzentos soldados à verdadeira fé, assim como a própria imperatriz Augusta-Vasilissa. Todos estes também vieram a padecer por Cristo.

Quanto a Santa Catarina, o Imperador mandara torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz. Então, ocorreu o primeiro prodígio: o aparelho se desmontou. Maximino, transtornado, levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura. Durante a tortura de Catarina, um anjo de Deus veio até ela e destruiu a roda em que a santa virgem estava sendo torturada. Depois, o próprio Senhor Jesus Cristo lhe aparecera e a confortava. Após muitas torturas, Catarina foi decapitada com a idade de dezoito anos, em 24 de Novembro, 310. Leite, em vez de sangue, fluiu de seu corpo, o qual foi levado por anjos para o alto do monte Sinai, onde até hoje repousam suas relíquias milagrosas. Contam-se aos milhares as graças e os milagres acontecidos naquele local por intercessão de santa Catarina de Alexandria.

Passados três séculos, Justiniano, Imperador de Bizâncio, mandou construir o Mosteiro de Santa Catarina e a igreja onde estaria sua sepultura no monte Sinai. Mas somente no século VIII conseguiram localizar o seu túmulo, difundindo ainda mais o culto entre os Fiéis do Oriente como do Ocidente. 
Tropárion de Santa Catarina  Tom IV
A Tua cordeira Catarina altissonante clama a Ti, Jesus: / Eu Te amo, ó meu Noivo, / e, em busca de Ti, passei por muitas lutas. / Estou crucificada e sepultada Contigo no Teu batismo, / e por Teu amor padeci, para que eu pudesse reinar Contigo; / Morro por Ti, para que possa viver Contigo. / Aceita-me, como um sacrifício puro, / pois, por amor por Ti, padeci. // Por suas súplicas, salva as nossas almas, ó Tu que És misericordioso.

Kondákion de Santa Catarina Tom II
Ó vós que amai os mártires, / erguei reverentes um coro / honrando a sapientíssima Catarina; / pois, na arena anunciou Cristo e pisou a serpente, // destroçando o conhecimento dos oradores. 
Leituras Comemorativas 
Efésios 6:10-17
Lucas 21:12-19 
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempree pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 6:17-21

Fragmento 289 - Meu filho Timóteo, exorte os ricos da presente era a não se vangloriarem de si mesmos e a não confiarem na incerteza das riquezas, mas no Deus vivo, que tudo abundantemente nos dá para nosso gozo; para que pratiquem o bem, sejam ricos em boas ações, sejam generosos e sociáveis, acumulando para si um tesouro, um bom fundamento para o futuro, a fim de alcançar a vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando tagarelices profanas e vãs e as contestações daquilo que é falsamente chamado de ciência; à qual, professando alguns, se extraviaram da Fé. A graça esteja contigo. Amém.

Lucas 18:31-34

Fragmento 92 - Naquela ocasião, Jesus, tomou Consigo os doze e disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e todas as coisas que estão escritas pelos Profetas a respeito do Filho do Homem se cumprirão. Pois Ele será entregue aos gentios, e será escarnecido, e injuriado e cuspido. E açoitá-lo-ão e matá-lo-ão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles não entenderam nenhuma destas coisas; e esta palavra lhes foi escondida, e não sabiam o que foi dito.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Senhor contou aos discípulos sobre Seu sofrimento, mas eles não entenderam nada do que Ele dizia; Esta palavra foi escondida deles. Mais tarde, os fiéis decidiram nada saber, exceto Jesus Cristo, e este crucificado (I Cor. 2:2). Não havia chegado a hora, eles não entendiam nada desse mistério; mas quando chegou a hora - eles entenderam, ensinaram a todos e interpretaram para todos. Isso acontece com todos, não só em relação a este mistério, mas também a todos os outros mistérios. O que não é compreendido no início, com o tempo se torna compreendido; é como se um raio de luz entrasse na consciência e iluminasse o que antes estava escuro. Quem o elucida? O próprio Senhor, a graça do Espírito que vive no fiel, o anjo da guarda de alguém - mas de forma alguma a própria pessoa. Ele é um recipiente, e não a causa. Por outro lado, outra coisa pode permanecer incompreensível por toda a vida – não apenas para indivíduos, mas para toda a humanidade. O homem está rodeado de coisas que não entende - algumas lhe são explicadas no decorrer de sua vida, enquanto outras são deixadas para a próxima vida, onde serão vistas. Isso se aplica até mesmo às mentes iluminadas por Deus. Por que não é revelado aqui? Porque algumas coisas são incompreensíveis, então não adianta falar sobre elas; outros não são informados por considerações de saúde - isto é, seria prejudicial saber prematuramente. Muito ficará claro na outra vida, mas outros assuntos e outros mistérios serão revelados. Para uma mente criada nunca há um excesso de mistérios inescrutáveis. A mente se rebela contra esses laços: mas quer você se rebele ou não, você não pode romper os laços do mistério. Torne-se uma mente humilde e orgulhosa, sob a forte mão de Deus - e creia!

São Teófano, o Recluso

Nenhum comentário:

Postar um comentário