quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

27ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

13 de Dezembro de 2023 (CC) / 30 de Novembro (CE)
Santo Apóstolo Santo André, o Primeiro a Ser Chamado (Séc. I)
Jejum da Natividade
Tom 2 (Azeite é permitido)



André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia.  Em Argirúpolis, (atualmente, um dos bairros de Constantinopla) fundou uma Igreja e ordenou como primeiro bispo de Bizâncio um dos 70 discípulos, chamado Estaquis. Foi em seguida para Tessalia e, por último, para Acaia. Em Patras, foi preso e condenado a crucifixão numa cruz em forma de X. Seu corpo foi sepultado com muita veneração e honra. 
No ano 357, por ordem do imperador Constâncio, suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Santos Apóstolos. Mais tarde, por obra dos Cruzados, suas relíquias passaram por diferentes lugares. Um fragmento delas foi levado para a Escócia e, desde então, é considerado como o santo Patrono daquele país. A letra X de cor branca, na bandeira da Escócia, e que também está presente na bandeira do Reino Unido, representa a cruz de Santo André. Desde o ano 1964, seu precioso crânio se encontra  guardado na cidade grega de Patras, no interior da majestosa Igreja Catedral de Santo André.
Comemoração do Santo Apóstolo André 
Tropárion de Santo Apóstolo André, o Primeiro Chamado, no 4º Tom
Como tu és o primeiro chamado dos apóstolos / e irmão do preeminente, / rogai ao Mestre de tudo, ó André, / que Ele conceda paz ao mundo // e grande misericórdia às nossas almas.

Kontakion, no 2º Tom
Ao divinamente eloqüente e homônimo da masculinidade, / o eminente seguidor da Igreja, / o parente de Pedro, louvemos, / pois como antigamente era chamado, agora ele nos chama: // Vinde, encontramos o Único Desejado! 
Leituras Comemorativas
Mateus 4:18-23 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 1:35-51  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 5:22- 6:11 

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se. Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 

Lucas 20:1-8

Fragmento 99 -
Enquanto Jesus ensinava ao povo no templo e pregava o Evangelho, os principais sacerdotes e escribas vieram com os ancião e disseram-Lhe: Dize-nos, com que autoridade Tu fazes isto, ou quem é aquele que Te deu essa autoridade? Mas, Ele respondendo, disse-lhes: Eu também vos pergunto uma coisa, e dizei-Me: O batismo de João era do céu ou dos homens? E julgavam entre si da seguinte maneira: Se dissermos, "do céu", Ele dirá: "Por que não crestes nele?" Se dissermos, "dos homens", então todo o povo nos apedrejará, pois têm certeza de que João é um profeta. E eles responderam que não sabiam de onde. E Jesus disse-lhes: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário