sábado, 9 de dezembro de 2023

27º Sábado Depois de Pentecostes

09 de Dezembro de 2023 (CC) / 26 de Novembro (CE)
Venerável Alypios, o Estilita de Adrianópolis, (640);
São Níkon, o Metanoíta, monge († séc. X)
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 1



O Monge Alypios, o Morador do Pilar, nasceu na cidade de Adrianópolis, na Paphlagonia. Sua mãe, uma cristã, logo ficou viúva, e entregou seu filho para a educação ao bispo Teodoro, enquanto ela mesma, tendo distribuído seus bens aos pobres, começou a viver uma vida ascética perto da igreja e se dignou à vocação de diaconisa.

Santo Alypios desde os seus primeiros anos quis dedicar a sua vida a Deus e ansiava pela vida solitária, embora o bispo Teodoro não lhe tivesse dado permissão para o fazer. Certa vez, quando Santo Alypios estava acompanhando seu Vladyka a Constantinopla, a sagrada Mártir Eutimia apareceu para ele em uma visão, convocando Santo Alypios para retornar a Adrianópolis e fundar uma igreja em seu nome. Com os meios oferecidos pelos crentes em Adrianópolis, Santo Alypios construiu uma igreja em nome da santa Mártir Eutimia, no local de um templo pagão dilapidado, infestado por legiões de demônios. Ao lado da igreja, e a céu aberto, sobre uma tumba pagã, o santo ergueu um pilar. 
Por cinquenta e três anos, o Monge Alypios levou uma vida ascética sobre o pilar, orando a Deus e ensinando muitos que iam até ele. Os demônios, que infestavam o cemitério pagão, caíram sobre o asceta à noite e lhe atiraram pedras. Santo Alypios, contudo, nada fazia para impedir os ataques dos espíritos das trevas. Eles, então, destruiram o alpendre de luz que o protegia da chuva e do vento. Diante da firmeza triunfante do santo, os demônios abandonaram para sempre este lugar, que havia sido santificado por seu ato de martírio voluntário. 
Catorze anos antes de sua morte, Santo Alypios já não conseguia mais ficar de pé e foi compelido pela fraqueza de suas pernas a se deitar de lado, suportando  dolorosos sofrimentos com humilde gratidão. Em torno da coluna do monge gradualmente surgiram dois mosteiros: de um lado - um mosteiro de homens, e do outro - um mosteiro de mulheres. O monge Alypios introduziu para ambos os mosteiros ustavs estritos (regras monásticas) e até sua morte dirigiu os dois mosteiros. O monge morreu no ano 640, aos 118 anos. O corpo do venerável morador da coluna foi sepultado na igreja por ele fundada em homenagem à santa Mártir Eutimia. As relíquias do santo de Deus curaram muitos que, pela fé, o procuravam. 
Comemoração de São Nikon, o Pregador do Arrependimento, na Armênia
São Nikon nasceu por volta de 930 em uma família piedosa e rica perto de Trebizonda. Certa vez, ao fazer uma inspeção nas propriedades da família, ficou tão chocado pelas péssimas condições dos pobres trabalhadores do campo, que desprezou a felicidade neste mundo e decidiu viver uma vida monástica. Depois de passar anos num mosteiro, onde brilhou na obediência, oração e abnegação, o Santo foi autorizado a viajar a serviço da pregação do Evangelho de Cristo. 
Por três anos Nikon vagou pelo Oriente, sem casa ou posses, clamando a todos que encontrava: "Arrependei-vos!" e proclamava com lágrimas a mensagem da salvação em Cristo. Ele, depois de passar sete anos em Creta, foi para a Grécia, andando descalço de um lugar para outro, pregando o arrependimento e se tornando tão conhecido que adquiriu o apelido de "Metanoita", que significa "Arrependei-vos". 
Após expulsar uma grande praga de Esparta por meio de suas orações, São Nikon se estabeleceu perto dessa cidade, construindo uma grande igreja dedicada a Cristo, o Salvador, e vivendo na igreja pelo resto de sua vida. Com o tempo, um mosteiro foi anexado à igreja por seus discípulos. Seu último conselho aos discípulos foi: 
"Fujam do orgulho, apeguem-se à humildade; não desprezem os pobres; mantenham-se afastados de todo o mau, de toda inveja e da lembrança dos erros; perdoe seus irmãos. Vão regularmente à igreja e confessem seus pecados muitas vezes para os padres e pais espirituais. Se você seguirem esses conselhos, eu nunca irei abandoná-lo." Então, devolveu sua alma a Deus. 
São Nikon foi imediatamente venerado como santo pelo povo de Esparta, e é considerado o protetor da cidade, onde suas relíquias são veneradas até hoje.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Gálatas 5:22-6:2 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Lucas 10:19-21

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Dou-te graças, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e prudentes e as revelaste aos pequeninos. pois assim pareceu bem aos teus olhos. Contemple o julgamento sobre a sabedoria e inteligência humana. Podemos ver isso acontecer. A revelação está agora diante de nossos olhos nas Escrituras divinas, e os inteligentes a leem, mas não entendem. Deve-se admirar: está escrito de forma simples, mas para eles tudo não parece como está escrito; é como se os cegasse. Os bebês veem e entendem, mas para os outros o que é revelado está oculto. Aprouve ao Pai Celestial estabelecê-lo assim; portanto, não há necessidade de debater. Se o que era vitalmente necessário não tivesse sido revelado, então o inteligente ainda poderia objetar; mas foi revelado - venha e participe dele - é por isso que foi revelado. Apenas se torne um bebê. "Como eu?" você diz: "de jeito nenhum!" Bem, como você gosta; permaneça sábio e inteligente, não entendendo, porém, nada de necessidade vital e não o contendo em sua cabeça, vagando entre fantasmas e ilusões nascidas da ostentação de sua inteligência, e mantendo-se em total cegueira, segundo a qual você pensa que pode ver, mas você é cego, “e não pode ver de longe” (cf. 2 Pedro 1:9) - isto é, você vê algo, como através de uma névoa espessa. Mas isso não mostra o verdadeiro caminho e não leva ao objetivo, mas apenas o mantém em um círculo interminável de auto-ilusão. Salva-nos, Senhor, de tão terrível estado!…

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário