terça-feira, 19 de dezembro de 2023

29ª Terça-feira Depois de Pentecostes


19 de Dezembro de 2023 (CC) 06 de Dezembro (CE)
S. Nicolau, o Milagroso, Arcebispo de Myra, na Lícia.
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)
Tom 3



Este glorioso santo, celebrado até hoje em todo o mundo, foi o único filho de seus pais eminentes e ricos, Teófanes e Nona, cidadãos da cidade de Patara, na Lícia. Desde que ele era o único filho concedido a eles por Deus, os pais devolveram o dom de Deus, dedicando seu filho para Ele.  
São Nicolau tomou conhecimento da vida espiritual de seu tio Nicolau, Bispo de Patara, e foi tonsurado monge do Mosteiro de Nova Sião fundado por seu tio. Após a morte de seus pais, Nicolau distribuiu todos os seus bens herdados para os pobres, não mantendo qualquer coisa para si mesmo. Como sacerdote em Patara, era conhecido por sua caridade, mesmo que ele cuidadosamente as fizesse em oculto, cumprindo as palavras do Senhor: "Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita" (Mateus 6: 3). 
Quando ele entregou-se à solidão e ao silêncio, pensando em viver dessa maneira, até sua morte, uma voz do alto veio a ele: 
"Nicolau, cessa o teu labor ascético, e trabalha entre o povo, se tu desejas ser coroado por Mim." 
Imediatamente depois, pela providência maravilhosa de Deus, Nicolau foi escolhido arcebispo da cidade de Myra, na Lícia (Turquia). Misericordioso, sábio e destemido, Nicolau foi um verdadeiro pastor de seu rebanho. Durante a perseguição aos cristãos sob Diocleciano e Maximiano,  foi lançado na prisão, mas, até lá, instruiu o povo na Lei de Deus. Nicolau também esteve presente no Concílio Ecumênico de Nicéia (325) e, tomado de grande zelo pela verdade, atingiu o herege Ário com a mão. Por este ato,  foi removido do Concílio e de seus deveres arquiepiscopais, até que o Senhor, o próprio Cristo e a Santíssima Theotokos aparecessem a vários dos principais hierarcas e revelassem a sua aprovação a Nicolau. 
Apologeta da verdade de Deus, este maravilhoso santo sempre se mostrou um corajoso  defensor da justiça entre os povos. Em duas ocasiões, salvou três homens de uma indevida sentença de morte. Misericordioso, verdadeiro, e um amante da justiça, andou entre o povo como um anjo de Deus. Mesmo durante a sua vida, as pessoas o consideravam um santo e buscavam seu auxílio nas dificuldades e nas aflições. Nicolau aparecia tanto em sonhos como em pessoa àqueles que lhe buscavam, ajudando-os prontamente, quer estivessem perto ou longe. Uma luz brilhava em seu rosto, como a que emanava do rosto de Moisés, e bastava a sua presença por si só, para trazer conforto, paz e boa vontade entre os homens. 
Na velhice, Nicolau adoeceu por um período curto de tempo. E, depois de uma vida cheia de trabalho e labuta muito proveitosa, entrou no descanso do Senhor, para alegrar-se eternamente no Reino dos Céus e para glorificar seu Deus,  continuando a ajudar os fiéis na Terra até hoje por seus milagres. Ele repousou no dia 6 de dezembro do ano 343.
Comemoração de São Nicolau  
É de fato excepcional a devoção a São Nicolau em todo o Oriente Cristão. Basta lembrar que cada quinta-feira do ano é dedicada, além dos Apóstolos, ao santo bispo de Mira. Em sua honra o Ofício dedica orações próprias que recorrem a cada um dos oito tons da Liturgia, desde as Vésperas da quarta feira (lembrando que o dia litúrgico oriental começa na tarde anterior). Nas regiões Ortodoxas eslavas existem Ofícios devocionais em honra de São Nicolau - Moleben ou Akáthistos - em que povo e clero, só para citar alguns atributos, o invocam como: 
“Regra da Ortodoxia", “Coluna da Igreja", “Protetor das Viúvas e dos Órfãos", “Consolador dos Aflitos", “Defensor Contra as Injustiças e Sustentáculo da Piedade", “Lâmpada Luminosíssima", “Ajuda Poderosa dos Que Estão em Dificuldade na Terra e no Mar", “Intercessor Misericordioso e Possante.”  
O nome da cidade italiana, que conserva os restos mortais do santo bispo, é várias vezes repetido. Eis o texto do tropárion principal. 
Leituras Comemorativas
João10:9-16 Matinas
Hebreus 13:17-21
Lucas 6:17-23

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 4:1-13 

Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar:Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Lucas 21:12-19 

Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho. Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência possuí as vossas almas. 

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário