sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

26ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

01 de Dezembro de 2023 (CC) / 18 de Novembro (CE)
S. Platão, mártir († 305)
Jejum da Natividade (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8



Platão era natural de Ankara e viveu em finais do século II. Homem de alma virtuosa, realizou uma grande e importante obra no campo da evangelização, propagando e ensinando o conteúdo da fé cristã. De posição econômica privilegiada, socorria aos pobres, enfermos e necessitados em geral com importantes doações em dinheiro. Denunciado, foi levado à presença do governador Agripino, assumindo diante dele sua fé em Cristo, acrescentando ainda que trabalhava e vivia pela graça de Cristo. Agripino, percebendo tratar-se de um homem de posses, através de vários e diferentes subterfúgios buscou persuadí-lo a renegar sua fé. Depois, tentou atraí-lo apresentando-lhe sua linda e jovem sobrinha, oferecendo-a em casamento à Platão em troca de que este abandonasse sua fé. O santo, porém, reagiu prontamente à proposta do governador, repetindo as palavras do Evangelho: 
«E vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.» (Jd 1,20-21). 
Agripino ordenou então que Platão fosse açoitado, e após ser submetido a várias formas de torturas, fo decapitado no ano 306, entregando assim a sua alma a Deus.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


1 Timóteo 4:4-8,16

Fragmento 285A - Meu filho Timóteo, toda criação de Deus é boa, e nada é repreensível se for recebida com ação de graças, porque é santificada pela palavra de Deus e pela oração. Inspirando isto aos irmãos, serás um bom servo de Jesus Cristo, nutrido pelas palavras da fé e pelo bom ensinamento que tens seguido. Livre-se das crendices profanas de mulheres idosas, e exercita-te na piedade, pois o exercício corporal é de pouca utilidade, e a piedade é útil para tudo, tendo a promessa da vida presente e futura. Guarda a ti mesmo e a doutrina; sê constante nesta prática, pois, fazendo isto, salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.

Lucas 16:15-18; 17:1-4

E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também. E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos. Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


É impossível, mas os escândalos virão: mas ai daquele, por quem elas vêm! Portanto, não se pode viver desprevenido, desatento. É preciso olhar em volta com cuidado para não tentar ninguém. A mente é arrogante e não olha para ninguém; mas desperta induções ao erro em todos os atos e, mais ainda, em palavras. A indução ao erro aumenta e amplia a desgraça do indutor, mas ele não percebe isso e ainda mais expande seus escândalos. É bom que a ameaça de Deus em troca de tentar aqui, na terra, quase nunca se cumpra na esperança de correção; é adiado até o futuro julgamento e retribuição; só então os provocadores sentirão quão grande é o mal de levar alguém a tropeçar.

Aqui quase ninguém pensa se escandaliza ou não escandaliza os que estão ao seu redor com seus atos e palavras. Dois pecados que são muito grandes aos olhos de Deus não são considerados nada pelas pessoas: Induzir os outros a tropeçar e a condenação. Ao provocador de escândalos, de acordo com a palavra do Senhor, seria melhor não estar vivo; quem condena já está condenado. Mas nem o primeiro nem o segundo pensam nisso e nem mesmo podem dizer se pecam dessa maneira. Que cegueira, de fato, nos cerca e com que descuido caminhamos no meio da morte!

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário