sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

28ª Sexta-feira Depois de Pentecostes


15 de Dezembro de 2023 (CC) / 02 de Dezembro
Santo Habacuque, Profeta (séc. VII a.C)
Jejum da Natividade (Pão, vegetais e frutas)
Tom 2


Habacuque era descendente dos Levitas, sacerdotes e servidores do Templo em Jerusalém. Viveu pouco antes da destruição do Templo e era contemporâneo do Profeta Jeremias. 
Seu livro se destaca pela linguagem simples, elevada e poética. Os conhecedores das Sagradas Escrituras o elogiam pela simplicidade, brevidade e pela profundidade das imagens. O profeta Habacuque ensinava que o ímpio e o injusto se perderão, enquanto os piedosos serão salvos pela fé. Com este pensamento (que os ímpios se perderão e os justos se salvarão) compõe um hino – um cântico – que descreve o Juízo Divino. 
«Porque, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)». (Ab 3:17-19).  
O Profeta Habacuque predisse a salvação pela fé no Reino do Messias: 
«Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá». (Ab 2:4). (ver Gl 3:11 e Hb 10:38).  
Os capítulos 2 e 3 servem de inspiração para os “irmos” do quarto cântico dos cânones do serviço matutino (Matinas). Em alguns ‘irmos’ se repetem textualmente expressões destes capítulos, como por exemplo, o Canon da Páscoa «Estarei em minha guarda; o Senhor escutou a voz de teu apelo. Sua majestade cobriu o céu e a terra». Estas frases os santos padres relacionam com o Messias. 
O Profeta Habacuque profetiza o futuro quando disse: «Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar. (Ab 2:14). 
O conteúdo de seu livro é o seguinte: o profeta se surpreende como prosperam os injustos (1:1-4); a resposta do Senhor (1:5-11); outra surpresa do profeta (1:12-17); contestação do Senhor (2:1-5); a pregação das lamúrias dos caldeus por seus pecados (2:6-20) e  um hino a Deus (cap 3). 
Comemoração do Profeta Habacuque 
Tropárion do Profeta Habacuque Tom 2
Celebramos, Senhor, a memória do Teu profeta Habacuque, / E por ele nos aproximamos de Ti para suplicar-Te: // Salve as nossas almas!

Kondákion do Profeta Habacuque Tom 4
Claramente vistes os santos Discípulos de Cristo / Como cavalos que perturbavam o mar profundo da ignorância, / E tu, pelos teus divinos ensinamentos, / Ó Habacuque, Arauto Divino, / Lançaste nas profundezas o erro. / Portanto, como um verdadeiro Profeta, te aclamamos, / E suplicamos que intercedas // para que achemos misericórdia junto a Deus, o Senhor.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Tito 1:15-2:10

Fragmento 301 - Meu filho Tito, para o puro todas as coisas são puras; mas para os impuros e incrédulos não há nada puro, pois, sua mente e consciência estão contaminadas. Dizem que conhecem a Deus, mas O negam pelas obras; sendo vis, desobedientes e incapazes de qualquer boa ação. Mas fale as coisas que são da sã doutrina: Que os idosos sejam sóbrios, moderados, temperantes, sãos na fé, na caridade, na paciência. Da mesma forma, as mulheres idosas, que tenham um comportamento condizente com a santidade, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras de coisas boas; para que ensinem as jovens a serem sóbrias, a amarem os seus maridos, a amarem os seus filhos, ser discretas, castas, guardiãs do lar, boas, obedientes aos próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. Aos jovens também exorte a ter a mente sóbria. Em todas as coisas, mostra-te modelo de boas obras; na doutrina, demonstre incorrupção, austeridade, sinceridade, palavreado sadio, que não possa ser condenado; para que os que são de oposição possam ser envergonhados, não tendo nenhum mal que dizer de ti. Exorta os servos a serem obedientes aos seus próprios senhores e a agradá-los bem em todas as coisas; não lhes contradizendo; não roubando, mas mostrando toda boa fidelidade; para que sejam o ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador, em todas as coisas.

Lucas 20:19-26 

Fragmento 101 - Naquela hora, os escribas e os principais sacerdotes pretenderam por as mãos em Jesus, mas eles temeram o povo, pois entenderam que Ele havia contado essa parábola contra eles. E, enviaram espiões, que se fingissem justos, para O observar, a fim de Lhe apanharem nalguma palavra, para que O entregassem à autoridade competente, e esta, ao governante. E perguntaram-Lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que Tu falas e ensinas retamente, e que não fazes acepção de pessoas, mas ensinas, em verdade, o caminho de Deus. Podemos pagar imposto a César ou não? Mas Ele, percebendo sua astúcia, disse-lhes: Por que me testais? Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição? E eles disseram: De César. E Ele lhes disse: Portanto, dai a César o que é de César, mas a Deus o que é de Deus. E eles não puderam tomá-Lo em Suas palavras diante do povo; e, surpresos com Sua resposta, se calaram.

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“O que Deus te pede? Sua imagem”

Buscas a imagem de Deus? Você a tem em si mesmo; o artífice não pode fazer a imagem de Deus, mas Deus pode fazer uma imagem de si mesmo. Não fez outro distinto de ti mesmo, mas que te fez a ti a sua imagem. Adorando, pois, a imagem de homem que o artífice fez, profana a imagem de Deus, que Deus imprimiu em ti mesmo. Portanto, quando te chama para que voltes, quer devolver-te aquela imagem que tu, esfregando-a em certo modo com a ambição terrena, perdeste e obscureceste.

Daqui procede, irmãos, que Deus busque a sua imagem em nós. Isto foi o que recordou àqueles judeus que lhe apresentaram uma moeda. Quando lhe disseram: Senhor, é lícito pagar tributo a César?, sua primeira intenção era lhe tentar; se dizia “é lícito”, seria acusado de querer que Israel vivesse sob maldição, ao querer que estivesse submetido a tributo, que estivesse sob o jugo de outro rei e pagasse impostos; se, porém, dizia “não é lícito pagar tributo”, lhe acusariam de ordenar algo contra o César e de ser o causante de que não pagassem os impostos devidos enquanto povo submetido.

Conheceu que lhe tentavam; conheceu, por assim dizer, a verdade para a falsidade e com poucas palavras deixou exposta a mentira procedente da boca dos mentirosos. Não emitiu a sentença contra eles por sua boca, mas deixou que eles mesmos a emitissem contra si, segundo o que está escrito: Por tuas palavras serás declarado justo e por elas declarado inocente. Por que me tentais, hipócritas? Ele lhes disse.

Mostrai-me a moeda. Mostraram-na para ele. De quem, disse, é a imagem e a inscrição? Responderam: De César. E ele: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Como César busca a sua imagem em sua moeda, assim Deus busca a sua em tua alma. Dai a César, disse, o que é de César. O que César te pede? Sua imagem. O que Deus te pede? Sua imagem. Porém, a do César está na moeda, a de Deus está em ti. Se alguma vez perdes uma moeda, choras porque perdeste a imagem do César; e não choras quando adoras um ídolo sabendo que fazes uma injúria à imagem de Deus que reside em ti?

Agostinho, bispo de Hypona (séc. V)



“Entregar a Deus a sua imagem intacta em nós”

Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. O pintor desta imagem é o Filho de Deus. E por tratar-se de pintor tão grandioso e perito, sua imagem pode se tornar feia pela negligência, mas não apagada pela malícia. Pois a imagem de Deus permanece sempre em ti, mesmo quando tu mesmo sobreponhas à imagem do homem terreno. Esta imagem do homem terreno, que Deus não esboçou em ti, tu mesmo te vais pintando através das variadas escalas de tipos de malícia, como uma combinação de diversas cores.

Por isso temos de suplicar àquele que diz pela boca do profeta: Dissipei tuas rebeliões como névoa; os teus pecados como nuvem. E quando tiver apagado em ti todas estas cores procedentes das fraudes da malícia, então resplandecerá em ti a imagem criada por Deus. Já percebes como as Sagradas Escrituras comparam formas e figuras mediante as quais a alma aprenda a conhecer-se e a purificar-se a si mesma.

Queres contemplar ainda esta imagem a partir de outra perspectiva? Existem cartas que Deus escreve e cartas que nós escrevemos. As cartas do pecado nós as escrevemos. Escuta como se expressa o apóstolo: Cancelou – disse – o documento que nos condenava com suas cláusulas e era contra nós; aboliu-o definitivamente, cravando-o na cruz. Isto que o apóstolo chama documento, foi a caução de nossos pecados. Porque cada um de nós é devedor daquilo em que delinque e escreve a carta de seus pecados. Pois, no juízo de Deus – cuja abertura descreve Daniel –, diz que os livros se abriram: sem dúvida aqueles livros que contêm os pecados dos homens.

Estes livros nós os escrevemos com as culpas que cometemos. Disto concluímos que as nossas cartas são escritas pelo pecado; as de Deus pela justiça. Assim, de fato, o afirma o apóstolo: Vós sois uma carta, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações. Tens, pois, a carta de Deus em ti, e a carta do Espírito Santo. Mas se pecas, tu mesmo assinas o documento do pecado.

Porém, observa como ao aproximar-te somente uma vez da cruz de Cristo e da graça do batismo, teu documento foi cravado na cruz e apagado na fonte batismal. Não voltes a escrever novamente o que foi apagado, nem restaures o que foi abolido; conserva em ti unicamente a carta de Deus; que permaneça em ti a Escritura do Espírito Santo.

Orígenes (séc. III)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário