quinta-feira, 9 de maio de 2024

Quinta-feira Luminosa

09 de Maio de 2024 (CC) / 26 de Abril (CE)
Santo Hieromártir Basílio, bispo de Amaséia
Santo Estêvão, o Iluminador de Perm e Apóstolo do Povo Zyryani (1396)
Semana Sem Jejum




"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"

O Hieromártir Basílio, Bispo de Amaséia, viveu no início do século IV, na cidade de Amaséia, na região do Ponto. Ele encorajava e confortava os cristãos que sofriam perseguições por parte dos pagãos.  
Durante esse tempo, a parte oriental do Império Romano era governada por Licínio (311-324), cunhado do santo imperador Constantino, o Grande (21 de Maio). Licínio enganosamente assinou o Edito de Milão (313), que concedia a tolerância religiosa aos cristãos, porém como ele os odiava, continuou a persegui-los. São Basílio foi martirizado durante essas perseguições."  
Santo Estêvão, o Iluminador de Perm e Apóstolo do Povo Zyryani
Santo Estêvão, o Iluminador de Perm, e Apóstolo do Povo Zyryani, nasceu por volta do ano de 1340 na família do assistente da igreja Ustiug, Simeão. Sob a influência de sua piedosa mãe Maria, dotada de grandes habilidades, ele demonstrou já em sua juventude um zelo incomum pelo serviço da Igreja: em um único ano aprendeu a ler os Livros Sagrados e auxiliou seu pai na igreja durante Serviços divinos, cumprindo o dever de canonarca, arranjando música sacra e também de leitor.
 
Na juventude, o santo fez os votos monásticos em um mosteiro em homenagem ao Santo Gregório, o Teólogo, em Rostov. O mosteiro era famoso pela sua bela coleção de livros. Santo Estêvão quis ler os santos padres no original e para isso estudou a língua grega. Em sua juventude, quando ajudava seu pai na igreja, ele falava frequentemente com o povo Zyryani. E agora, imerso na rica cultura da Igreja, Santo Estêvão ardia de desejo de converter os Zyryani a Cristo. 
Para esclarecer os Zyryani, ele compilou um alfabeto de sua língua e traduziu para ele alguns livros da Igreja. Por seu ato piedoso, o bispo de Rostov, Arsenii (1374-1380), ordenou-o à dignidade de monge-diácono. Tendo-se preparado para a atividade missionária, Santo Estêvão viajou para Moscou (1379) até o bispo de Kolomensk, Gerasim, que então supervisionava os assuntos da metrópole, e o santo lhe pediu: "Abençoe-me, Vladyka, para ir para uma terra pagã - Perm'. Quero ensinar a santa fé aos incrédulos, estou decidido a conduzi-los a Cristo ou a Cristo entregar minha cabeça por eles". O bispo com alegria o abençoou e o ordenou à dignidade de sacerdote-monge. Ele forneceu-lhe um antimins ("antimension" ou "corporal" para a mesa do altar), santo crisma e livros de serviço divino, e o grão-príncipe Dimitrii Ioannovich deu-lhe um grammota (documento) de passagem segura. 
De Ustiug, Santo Estêvão seguiu ao longo do rio Dvina do Norte até a confluência do Vychegda, onde começaram os assentamentos dos Zyryani. O proponente da fé em Cristo sofreu muitas labutas, lutas, privações e tristezas, vivendo entre os pagãos que adoravam ídolos "com fogo, água, árvores, uma pedra e uma figura feminina dourada, e xamã, e mago, e madeira" . 
Os Zyryani costumavam fazer suas devoções principalmente em frente a uma chamada "bétula mágica e travessa". Imensa na sua espessura e altura, a bétula crescia num local elevado. Os Zyryani se reuniram e trouxeram animais selvagens que capturaram como sacrifício. Santo Estêvão fez a sua cela não muito longe da bétula e aproveitou a reunião dos pagãos supersticiosos na árvore, para ensinar a santa verdade. Então Santo Estêvão cortou e queimou a bétula para dissipar a superstição. Os Zyryani se reuniram para matá-lo. O santo dirigiu-se a eles pregando: “Julguem por si mesmos se os seus deuses têm ou não algum poder, quando não são capazes de se defender do fogo? mente, mas também os ouvidos e a visão? E a tua divindade não poderia defender-se contra mim, um homem fraco. Todos os teus outros deuses não são assim? Ele vê tudo, sabe tudo e é Todo-Poderoso. Ele criou o mundo inteiro e previu tudo. E como Ele é abençoadamente bom, principalmente para aqueles que O conhecem. Desejo o que é bom para você, trazendo o Verdadeiro Deus para você. para honrá-lo genuinamente". No local da “bétula mágica e travessa”, Santo Estêvão construiu uma igreja em homenagem ao Arcanjo Miguel, o dissipador dos espíritos das trevas. 
Os próprios Zyryani batizados começaram a acabar com aquilo que antes adoravam: derrubaram árvores sagradas, destruíram ídolos; os ricos presentes, reservados para os sacrifícios pagãos, trouxeram a Santo Estêvão. Ele ordenou a seu ajudante Zyryan, Matthew, que jogasse tudo no fogo e permitiu apenas o uso do pano de linho para enfaixar os pés. 
Mas as coisas chegaram ao ápice entre os Zyryani depois que Santo Estêvão levou a melhor sobre seu sumo sacerdote Pam, que se levantou contra a disseminação da santa fé. O padre pagão entrou em debate com Santo Estêvão. "Cristão, você tem apenas um Deus, - disse Pam, - mas temos muitos ajudantes na terra seca e na água, garantindo-nos uma caçada de sorte nas florestas e com sua abundância fornecendo Moscou, a Horda e terras distantes; eles nos transmitem os mistérios mágicos, inacessíveis para você". Santo Estêvão respondeu que o Deus Verdadeiro – é um; o Todo-Poderoso – é um, mas os deuses-ídolos evidentemente, através do teste da experiência, são impotentes. Após longa disputa, o sacerdote pagão Pam, numa prova de sua fé, lançou um desafio para passar pelo fogo e pela água, e exigiu que Santo Estêvão fizesse isso. “Não tenho domínio do verso poético – respondeu humildemente Santo Estêvão – mas grande é o Deus cristão: assim irei contigo”. Pam, entretanto, perdeu a coragem e implorou ao santo que o salvasse da morte certa. “Vocês são testemunhas – disse Santo Estêvão ao povo reunido – de como ele exigiu resolver a disputa sobre a fé por meio do fogo e da água, mas agora não deseja ser batizado. terminar com ele?" “Que o enganador seja morto, – respondeu o povo, – pois se Pam for libertada, ele fará mal a ti”. “Não, – respondeu o santo, – Cristo não me enviou para entregar alguém à morte, mas para ensinar. Pam não deseja aceitar a fé salvadora, portanto deixe sua teimosia puni-lo, mas eu não”. Pam foi banida. Em agradecimento ao Senhor pela vitória sobre os principais pagãos, Santo Estêvão construiu em Vishero uma igreja em homenagem a São Nicolau. Depois disso, a pregação do santo sobre Cristo começou a ter ainda mais sucesso. 
Em 1383, Santo Estêvão foi ordenado bispo de Malaya Perm' (Lesser Perm'). Como um pai amoroso, ele se preocupava incessantemente com seu rebanho. Para encorajar a fé dos recém-convertidos, Santo Estêvão abriu escolas ao lado das igrejas, onde estudavam os Livros Sagrados na língua Permiana. O santo supervisionou as instruções e ensinou-lhes as necessidades para se tornarem sacerdotes e diáconos. Santo Estêvão ensinou vários de seus alunos a escrever na língua Permiana. O santo construiu igrejas, nas quais colocou sacerdotes dentre os Zyryani, e conduziu serviços divinos na língua Zyryani. 
Santo Estêvão transpôs para a língua Zyryani o Chasoslov (Livro das Horas), o Saltério, leituras selecionadas do Evangelho e das Epístolas, o Paroemnik (leituras do Antigo Testamento do serviço religioso), o Stikhirar (versos "stikhi" do serviço religioso), Oktoikhon (Oito Tons), vários serviços festivos e a Divina Liturgia. 
Durante um período de quebra de safra, o santo forneceu pão aos Zyryani, muitas vezes os livrou de serem aproveitados e das trapaças de funcionários corruptos, concedeu-lhes esmolas e os defendeu da incursão de outras tribos, intercedendo para eles em Moscou. A fruição de seus esforços e boas ações veio na conversão de toda a extensão das terras de Perm ao cristianismo. Este grande feito foi realizado pela força da fé e do amor cristão. A vida do santo – foi uma vitória da fé sobre a incredulidade, do amor e da mansidão – sobre a malícia e a impiedade. 
Houve um comovente "encontro na ausência" do Santo Estêvão de Perm com o Monge Sergei de Radonej, ocorrido no ano de 1390, durante uma viagem do santo a Moscou a negócios da igreja. Santo Estêvão amava fervorosamente o asceta de Radonej e queria muito visitá-lo no caminho das terras de Perm, mas não pôde fazê-lo por falta de tempo. Estando a 10 verstas do mosteiro do Monge Sérgio, Santo Estêvão em oração voltou-se para o mosteiro e com uma reverência pronunciou: “Paz esteja contigo, irmão espiritual!” O Monge Sérgio, que estava sentado junto com os irmãos na refeição do refeitório, levantou-se, fez uma oração e, curvando-se na direção por onde o santo cavalgava, respondeu: “Salve também a ti, pastor do rebanho de Cristo, e o a paz de Deus habite contigo!" 
A profunda ligação espiritual entre Santo Estêvão de Perm e o Monge Sérgio de Radonezh é testemunhada até hoje por uma oração diária particular a eles no refeitório-jantar dos irmãos. 
Além de construir igrejas, Santo Estêvão fundou para os Zyryani também vários mosteiros: o mosteiro selvagem do Salvador Ul'yanovsk a 165 verstas de Ust'-Sysol'sk, o Stephanovsk - 60 verstas de Ust'-Sysol'sk, o Ust'-Vymsk Arkhangel'sk e Yarengsk Arkhangel'sk. 
No ano de 1395, Santo Estêvão partiu novamente para Moscou para cuidar de seu rebanho e aqui morreu. Seu corpo foi colocado no mosteiro "Salvador na Parede" (em uma igreja ao norte em homenagem ao Salvador) no Kremlin de Moscou. Os Zyryani lamentaram amargamente a morte de seu apóstolo. Eles imploraram sinceramente ao príncipe e ao metropolita de Moscou que enviassem de volta a Perm o corpo de seu patrono, mas Moscou não desejava se desfazer dos restos mortais do grande santo. 
A glorificação de Santo Estêvão começou já no início do século XV. A Vida do santo foi escrita logo após sua morte. O serviço para ele foi compilado pelo monge-sacerdote Pakhomii, o Sérvio, junto com o monge-sacerdote Epiphanii, o Sábio, que era aluno do Monge Sergei de Radonej e também conhecia bem Santo Estêvão e adorava conversar com ele.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 2:38-45

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

João 3:1-15

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário