sábado, 11 de maio de 2024

Sábado Luminoso


11 de Maio de 2024 (CC) / 28 de Abril (CE)
São Jasão e Sosípatro, apóstolos dos 70 e seus companheiros de martírio: 
Saturnino, Jakischolus (Inischolus), Faustianus, Januário, Marsalius, Euphrasius, Mammius, a Virgem Cércira e Cristódolo, o Etíope, em Corfu (Séc. 1).
Semana Sem Jejum







«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»

 

São Jasão de Tarso, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica. Jasão foi preso quando as autoridades não conseguiram localizar nem Paulo e nem Silas e ele foi obrigado a pagar uma fiança para ser libertado. São 
Sosípatro era natural da Acaia. 
Assim como São Jasão, também era um dos 70 Apóstolos e discípulo do Apóstolo Paulo, o qual os chamou (aos Santos Jasão e Sosípatro), de seus “parentes” (Rm 16: 21). São Paulo fez São Jasão bispo de Tarso (cidade natal de ambos); e a São Sosípatro, bispo de Icônio. 
São Jasão e São Josípatro partiram para o Ocidente pregando o Evangelho e no ano 63 chegaram à ilha de Kerkyra (Korfu) no Mar Jônico, perto da Grécia. Lá eles construíram uma igreja em nome do Primeiro Mártir Estêvão e batizaram muitos. O Governador da ilha soube disso e os trancou na prisão, onde estavam sete ladrões: Satornius, Iakyscholus, Faustian, Jannuarius, Marsalius, Euphrasius e Mammius. Os dois Apóstolos os converteram a Cristo. Pela sua confissão de Cristo, os sete prisioneiros morreram como mártires num caldeirão de alcatrão derretido, cera e enxofre.
O guarda da prisão, tendo presenciado o seu ato de martírio, declarou-se cristão. Por causa disto cortaram-lhe a mão esquerda, depois os dois pés e finalmente a cabeça. O Governador ordenou que os discípulos Jasão e Sosípatro fossem chicoteados e novamente trancados na prisão.
Quando a filha do Governador, a virgem Kerkyra, soube como os mártires sofreriam por Cristo, ela se declarou cristã e doou todas as suas roupas aos pobres. O Governador enfurecido tentou persuadir sua filha a renunciar a Cristo, mas Santa Kerkyra permaneceu firme contra as persuasões e as ameaças. Então o pai  planejou um castigo terrível para sua filha: Deu ordens para colocá-la em uma cela de prisão separada e trazer até ela o ladrão e assassino Murinus, para que ele estuprasse a noiva de Cristo.
Mas quando o ladrão se aproximou da porta da cela, um urso o atacou. Santa Kerkyra ouviu o barulho e em Nome de Cristo expulsou a besta, e então com sua oração curou as feridas de Murinus. Depois disso, São Kerkyra o iluminou com a fé de Cristo, e São Murinus declarou-se cristão, e então foi executado.
O Governador deu ordenou incendiar a prisão, mas a santa virgem permaneceu viva. Então, por ordem de seu pai enfurecido, ela foi suspensa numa árvore, sufocada com fumaça amarga e executada com flechas. Após a sua morte, o Governador decidiu executar todos os cristãos da ilha de Kerkyra. Os Mártires Zinon, Eusébio, Neonos e Vitalius, iluminados pelos Apóstolos Jasão e Sosípatro, foram queimados.
Os habitantes de Kerkyra, fugindo da perseguição, cruzaram para uma ilha vizinha. O Governador partiu com um destacamento de soldados, mas foi engolido pelas ondas. O Governador que o sucedeu deu ordens para jogar os Apóstolos Jasão e Sosípatro em um caldeirão de alcatrão fervente, mas quando os viu ilesos, gritou com lágrimas: "Ó Deus de Jasão e Sosípatro, tenha piedade de mim!"
Libertados, os discípulos batizaram o Governador e deram-lhe o nome de Sebastião. Com a sua ajuda, os Apóstolos Jasão e Sosípatro construíram várias igrejas na ilha e, ali vivendo até a velhice, pela sua fervorosa pregação aumentaram o rebanho de Cristo.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 3:11-16

11 Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão. 12 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? 13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo. 14 Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; 15 e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

João 3:22-33

22 Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia, onde se demorou com eles e batizava. 23 Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava. 24 Pois João ainda não fora lançado no cárcere. 25 Surgiu então uma contenda entre os discípulos de João e um judeu acerca da purificação. 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. 28 Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. 29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. 30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. 31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra, e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. 32 Aquilo que ele tem visto e ouvido, isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho. 33 Mas o que aceitar o seu testemunho, esse confirma que Deus é verdadeiro.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário