29 de Maio de 2024 (CC) / 16 de Maio (CE)
MEADOS DE PENTECOSTES
São Teodoro, o Santificado, Discípulo de São Pacômio (368)Santo Ícone da Mãe de Deus de Mozdok (Comemoração transferida)
Transferência das Relíquias do Venerável Efraim, Abade de Perekom (1545)
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 3
"Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!"
O Monge Teodoro foi chamado de "Santificado" porque foi o primeiro em seu mosteiro ordenado ao sacerdócio.
O Monge Teodoro veio do Egito e era filho de pais cristãos ricos e ilustres. O anseio pela vida monástica manifestou-se cedo nele. Certa vez, na casa de seus pais, durante a festa da Teofania, houve uma grande festa, e o rapaz não quis participar das festividades, lamentando que por causa das alegrias terrenas ele seria privado das alegrias da vida futura. Aos 14 anos saiu secretamente de casa e se estabeleceu em um dos mosteiros. Ao ouvir sobre Pakhomios, o Grande, ele ardeu de desejo de ver o asceta. O Monge Pakhomios recebeu com amor o rapaz que chegava, tendo sido previamente informado por Deus sobre a sua vinda. Permanecendo no mosteiro, o Monge Teodoro rapidamente teve sucesso em todas as suas tarefas monásticas, particularmente na plena obediência ao seu guia e na sua compaixão para com os irmãos circundantes. A mãe de Teodoro, ao saber que ele estava no mosteiro de Tabennisa, veio ao Monge Pakhomios com uma carta do bispo, implorando um encontro com seu filho. Mas o Monge Teodoro, temendo quebrar seu voto de renúncia ao mundo, recusou-se a se encontrar com sua mãe.
Vendo a força mental e habilidade de São Teodoro, o Monge Pakhomios certa vez o orientou a dar uma instrução aos irmãos sobre as Sagradas Escrituras. São Teodoro tinha então apenas 20 anos. Ele obedeceu sem questionar e começou a falar, mas alguns dos irmãos mais velhos ficaram ofendidos com o fato de um monge recém-formado ter lido um discurso para eles, e eles partiram. O Monge Pakhomios então lhes disse: "Vocês cederam ao diabo e por sua vaidade seus esforços foram em vão. Vocês não rejeitaram Teodoro, mas sim a Palavra de Deus, e se privaram do Espírito Santo".
São Pakhomios nomeou o Monge Teodoro superintendente do mosteiro de Tabennisa e retirou-se para um mosteiro mais solitário. São Teodoro com amor filial continuou a se preocupar com seu instrutor, e na doença final do Monge Pakhomios ele cuidou dele, e quando o grande aba repousou ao Senhor, ele fechou os olhos. Após a morte do Monge Pakhomios, São Teodoro dirigiu o mosteiro de Tabennisa e, mais tarde, esteve à frente de todos os mosteiros de Tebaida. O Monge Teodoro, o Santificado, era famoso pela santidade de vida e pelo abundante dom de fazer maravilhas, e era bem conhecido de Santo Atanásias, Patriarca de Alexandria. São Teodoro repousou na velhice no ano 368.
O Ícone da Mãe de Deus de Mozdok, Comemorado nos Meados de Pentecostes, em de 21 de abril e 15 de agosto
O Ícone Mozdok da Mãe de Deus, uma cópia do ícone Iversk, foi enviado no século XIII pela santa imperatriz Tamara como um presente aos cristãos recém-iluminados da aul (aldeia) ossétia de Mar'yam-Kadu. Em 1768, este ícone apareceu notavelmente nas margens do Terek, não muito longe de Mozdok. O Bispo Gai construiu uma capela para o ícone. Em 1796-1797 foi construída no local da capela uma igreja em homenagem à Uspenie (Dormição ou Repouso) da Santíssima Mãe de Deus, ao longo da qual logo foi fundado um mosteiro feminino (extinto juntamente com a diocese de Mozdok em 1799 ). No final do século XIX, os habitantes de Mozdok construíram uma esplêndida igreja em homenagem ao ícone da Mãe de Deus em Mozdok-Iversk. A Mãe de Deus tem repetidamente prestado ajuda rápida aos crentes através do Seu ícone sagrado.
Transferência das Relíquias do Venerável Efraim, de Perekomsk
O Monge Efraim de Perekomsk, Novgorod, nasceu em 20 de setembro de 1412 na cidade de Kashin. No Santo Batismo ele foi nomeado Evstaphii. Seus pais, Stefan e Anna, moravam não muito longe do mosteiro feminino de Kashinsk, nomeado em homenagem à Uspenie (Dormição da Santíssima Mãe de Deus. Atraído pela vida solitária, Evstaphii, ainda em seus primeiros anos, deixou a casa de seus pais e se estabeleceu no mosteiro de Kalyazinsk, em Nome da Santíssima Trindade, seus pais queriam que seu filho voltasse para casa, mas ele mesmo, por sua vez, os convenceu a deixar o mundo e aceitar o monaquismo. em seu mosteiro por três anos, Evstaphii, por meio de uma revelação milagrosa, foi transferido para o mosteiro do Monge Savva de Vishersk (Comm. 1º de outubro), e foi lá em 1437 que ele aceitou a tonsura com o nome de Efraim. o Monge Efraim recebeu uma revelação do Senhor, ordenando-lhe que se retirasse para um lugar desolado. Tendo recebido a bênção do Monge Savva, em 1450 foi para o Lago Il'men, na foz do Rio Verenda, e no. margens do rio Cherna ele construiu uma cela. Depois de um certo tempo, o velho Foma (Thomas) veio ao Monge Efraim com dois monges, e eles se estabeleceram não muito longe de sua cela. E a partir dessa época também começaram a reunir outros eremitas no novo mosteiro. A pedido deles, o Monge Efraim recebeu a dignidade de sacerdote em Novgorod do Santo Evphymii (+ 1458, Com. 11 de março).
Retornando de Novgorod, o Monge Efraim construiu uma igreja em homenagem à Teofania (Bogoyavlenie) do Senhor em uma ilha situada na foz do rio Verenda. Para garantir um abastecimento imediato de água para o mosteiro, o monge cavou um canal para o Lago Il'men, do qual o mosteiro recebeu o nome de "Perekopsk" ou "Perekomsk" (de "pere-kopat'" que significa "cavar através "). Mais tarde, o Monge Efraim construiu uma igreja de pedra em nome de São Nicolau, o Maravilhas. Incapaz de encontrar construtores qualificados suficientes, ele despachou vários monges ao grão-príncipe Vasilii Ioannovich com um pedido de envio de pedreiros, após o que em 1466 a construção do templo foi concluída.
O Monge Efraim repousou em 26 de setembro de 1492 e foi sepultado na igreja de São Nicolau. Em 1509, devido às frequentes inundações que ameaçavam a ruína do mosteiro, este foi transferido para outro local às margens do Lago Il'men. O Monge Efraim apareceu ao hegúmeno romano e apontou para o local de Klinkovo para relocalizar o mosteiro. No local do sepultamento do monge foi construída uma capela, já que todas as igrejas do mosteiro estavam em ruínas. Em 16 de maio de 1545, as relíquias do Monge Efraim foram transferidas para o novo mosteiro. Neste dia no mosteiro é uma celebração anual da memória do Monge Efraim de Perekomsk, confirmada em última análise após a glorificação do santo asceta no Sobor (Concílio) de 1549. (A Comemoração da Transferência das Relíquias do Monge Efraimde Perekomsk é comemorado em 16 de maio).
Oração Antes de Ler as EscriturasFaz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
LITURGIA
Tropárion, Tom 8
No meio da festa, dá a minha alma sedenta de beber das águas da piedade; / porque Tu, ó Salvador, a todos clamaste: / Quem tem sede, venha a mMm e beba. // Portanto, ó Fonte da Vida, Cristo nosso Deus, glória a Ti.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Tom 4: No meio da festa judaica, / Tu disseste aos presentes, ó Cristo Deus, Mestre e Criador de todos: / Vinde e recebei à Água da Imortalidade. / Por isto, prostramo-nos diante de Ti, / clamando com fé e dizendo: / Concede-nos Tua misericórdia e compaixão; // pois Tu És a fonte da nossa vida.
Prokímenon, Tom 3
R. Grande É o Senhor nosso Deus e poderosa a Sua força;
Sua sabedoria não tem limites. (Sl. 146:5)
V. Louvai o Senhor, porque Ele É bom!
Agradável é o louvor ao nosso Deus. (Sl. 146:1)
R. Grande É o Senhor nosso Deus e poderosa a Sua força;
Sua sabedoria não tem limites. (Sl. 146:5)
V. Louvai o Senhor, porque Ele É bom!
Agradável é o louvor ao nosso Deus. (Sl. 146:1)
Atos 14:6-18
Fragmento 34 - Naqueles dias, Paulo e Barnabé fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; e ali pregavam o evangelho. E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos. E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Aleluia, no 1º Tom
Aleluia, Aleluia, Aleluia! (3x)
Lembra-Te da Tua congregação que desde o Princípio compraste. (Sl. 73:12)
Deus É o nosso Rei desde a eternidade; Ele operou a salvação no meio da terra. (Sl. 73:2)
João 7:14-30
Fragmento 26 – Naquela época, na metade da festa do Pentecostes subiu Jesus ao templo, e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe Este letras, não as tendo aprendido? Jesus lhes respondeu, e disse: A Minha doutrina não é Minha, mas d’Aquele que Me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se Eu falo de Mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. Não vos deu Moisés a Lei? E nenhum de vós observa a Lei. Por que procurais matar-Me? A multidão respondeu, e disse: Tens demônio; quem procura matar-Te? Respondeu Jesus, e disse-lhes: Fiz uma só obra, e todos vos maravilhais. Por haver Moisés vos dado a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a Lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra Mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. Então alguns dos de Jerusalém diziam: Não é Este o que procuram matar? E ei-Lo aí está falando abertamente, e nada Lhe dizem. Porventura sabem verdadeiramente os príncipes que de fato Este é o Cristo? Todavia bem sabemos de onde Este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde Ele é. Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando e dizendo: Vós conheceis-Me, e sabeis de onde Sou; e Eu não vim de Mim mesmo, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro, o Qual vós não conheceis. Mas Eu O conheço, porque d’Ele Sou e Ele Me enviou. Procuravam, pois, prendê-Lo, mas ninguém lançou mão d’Ele, porque ainda não era chegada a Sua hora.
† † †
Em vez de “É verdadeiramente digno…” cantamos o Irmos da 9ª Ode do Segundo Cânon da festa, Tom 8:
A virgindade é estranha às mães, / e o parto é estranho às virgens, mas em ti, ó Theotókos, ambos foram concedidos. // Portanto, todos nós, as tribos da terra, te abençoamos incessantemente.
Canto da Comunhão
Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue
permanece em Mim e Eu nele, diz o Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Cantamos “Cristo ressuscitou…” em vez de “Vimos a verdadeira luz…“
Na despedida, quando o sacerdote diz: “Glória a Ti, ó Cristo Deus…” O Coro canta “Cristo ressuscitou…” x3 em vez de “Glória… Ambos agora… Pai abençoe!” Então o padre dá a demissão.
† † †
INSTRUÇÃO PARA OS MEADOS DO PENTECOSTES
São Teófano, o Recluso
Em meados de Pentecostes, ouvimos o chamado do Senhor:
"Quem tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37).
Se isto é assim, então corramos todos para Ele. Se aquilo do que tu tens sede não é contrário ao Espírito do Senhor – encontrarás n'Ele alívio. Se tu tens sede de conhecimento, corre para o Senhor, pois Ele é a única luz, a Qual ilumina todos os homens. Se tens sede de te purificar do pecado e de extinção das chamas de tua consciência, corre para o Senhor, pois Ele rasgou em pedaços a promissória dos nossos pecados na cruz. Se tu tens sede de paz em teu coração, corre para o Senhor, pois Ele É o tesouro de todos os bens, cuja abundância vai te ensinar a esquecer de todas as privações e a desprezar todo bem terrestre, de modo a ser preenchido somente por Ele. Se tu precisas de força, Ele É o Todo-Poderoso. Se tu precisas de glória, Sua glória ultrapassa o mundo. Se tu desejas liberdade, Ele dá a verdadeira liberdade. Ele vai resolver todas as nossas dúvidas, romper os laços de nossas paixões, dissipar todos os nossos problemas e dificuldades, nos permitirá superar todos os obstáculos, tentações e intrigas do inimigo, e tornará suave o caminho de nossa vida espiritual.
Corramos todos para o Senhor!
"Quem tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37).
Se isto é assim, então corramos todos para Ele. Se aquilo do que tu tens sede não é contrário ao Espírito do Senhor – encontrarás n'Ele alívio. Se tu tens sede de conhecimento, corre para o Senhor, pois Ele é a única luz, a Qual ilumina todos os homens. Se tens sede de te purificar do pecado e de extinção das chamas de tua consciência, corre para o Senhor, pois Ele rasgou em pedaços a promissória dos nossos pecados na cruz. Se tu tens sede de paz em teu coração, corre para o Senhor, pois Ele É o tesouro de todos os bens, cuja abundância vai te ensinar a esquecer de todas as privações e a desprezar todo bem terrestre, de modo a ser preenchido somente por Ele. Se tu precisas de força, Ele É o Todo-Poderoso. Se tu precisas de glória, Sua glória ultrapassa o mundo. Se tu desejas liberdade, Ele dá a verdadeira liberdade. Ele vai resolver todas as nossas dúvidas, romper os laços de nossas paixões, dissipar todos os nossos problemas e dificuldades, nos permitirá superar todos os obstáculos, tentações e intrigas do inimigo, e tornará suave o caminho de nossa vida espiritual.
Corramos todos para o Senhor!
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário