quarta-feira, 15 de maio de 2024

2ª Quarta-feira da Páscoa

15 de Maio de 2024 (CC) / 02 de Maio (CE)
Santo Atanásio, o Grande, Arcebispo de Alexandria († 373)
Transferência das Relíquias dos Santos Portadores da Paixão, 
os Príncipes da Rússia, Boris e Gleb (Nomes de Batismo, Romano e Davi)
Tom 1


O quarto domingo da Santa Páscoa é observado pela Igreja Ortodoxa como o “Domingo do Paralítico”. Neste dia comemora-se o milagre de Cristo em curar um homem que por 38 anos estava padecendo de terrível paralisia. Este episódio é narrado na Bíblia no Evangelho de João 5:1-15. 
Conforme o relato de São João Evangelista, este milagre aconteceu no dia de sábado, que segundo os analíticos, eram os dias da Páscoa, quando Jesus tinha ido a Jerusalém para a festa.




"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"
 




Desde a época dos Apóstolos, tem surgido ininterruptamente na Igreja os Santos Padres e Mestres Espirituais. Costumava-se denominar «Padres da Igreja», principalmente os bispos que se sobressaíam por sua santidade de vida e que deixavam algo escrito. Já os que não eram considerados santos eram chamados de «Mestres da Igreja». Os padres e Mestres da igreja deixaram registrados em suas obras as tradições dos apóstolos que elucidavam o ensinamento verdadeiro da Fé e da vida cristã. Foram defensores da Ortodoxia nos momentos difíceis da Igreja, quando tiveram de enfrentar as heresias e os falsos mestres. Em tais circunstâncias, suas atitudes eram consideradas exemplos de vida espiritual a serem seguidos. O século IV é tido como o mais célebre pelo surgimento dos grandes mestres defensores da fé, que lutaram contra as heresias arianas. (Os arianos negavam a natureza divina de Jesus Cristo).

O primeiro a lutar contra esta heresia foi Santo Atanásio, o grande (293-373).  Homem de dons extraordinários, Santo Atanásio foi educado sob a direção dos arcebispos Pedro e Alexandro de Alexandria. Santo Antônio, o Grande, fundador do monaquismo egípcio, também teve influência em sua formação. Aprofundou-se nos estudos das Sagradas Escrituras, nas obras dos primeiros escritores religiosos e nos antigos clássicos, o que lhe facilitou chegar ao importante cargo de arquidiácono do Arcebispo Alexandro. Ajudou o arcebispo a combater as heresias arianas e colaborou muito próximo ao Arcebispo Alexandro, acompanhando-o ao Primeiro Concílio Ecumênico, destacando-se pela firmeza e eloquência em sua participação. Ninguém se opôs de maneira tão abalizada ao arianismo como ele.

Quase um ano depois, o arquidiácono Atanásio foi elevado à cátedra arquiepiscopal de Alexandria. Apesar de sua pouca idade (28 anos) o Arcebispo Atanásio dirigiu com muita solidez sua Arquidiocese: visitou as igrejas, os monastérios, e se fez próximo dos bispos; consagrou Frumêncio como bispo de Absínia, visitou os monastérios em outras regiões do Egito e esteve com Santo Antônio, o Mestre da Juventude.

Firme, mas dócil, inflexível na defesa da verdade, porém benévolo com os que erravam, era dono de um extraordinário tato quando tratava com intelectuais de profunda sagacidade racional. Por sua excelente formação, granjeou rapidamente o respeito e afeto de todos.

Porém, o período de paz em suas atividades pastorais durou apenas dois anos. Teve início um período de grandes provações e infortúnios. Os seguidores de Ário, liderados pelo bispo Eusébio de Nicomédia, muito próximo dos Imperadores e amigo de Ário desde a  época da escola de Antioquia,  procuravam por todos os meios restituir Ário ao seio da Igreja. Para tanto, contavam ainda com a influência de Constância, irmã do Imperador Constantino. Estavam todos decididos a acatar o retorno da Ário por acreditar que ele estivesse arrependido de seus desvios na fé. Santo Atanásio, percebendo a pretensão e a trama dos falsos mestres, negou-se decididamente a receber o heresiarca que não reconhecia a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desde então, o arcebispo Atanásio passou a ser vítima de forte perseguição, lançando-se contra ele as piores calúnias. Acusavam-no de ganância, de se relacionar com os inimigos do Império, de ter assassinado um bispo de nome Arsênio, decepando sua mão por praticar bruxarias etc. Alguns acreditaram nestas mentiras e Santo Atanásio teve que defender-se a si próprio em Juízo. Lá seus inimigos levaram ao Juiz uma mão, como se a tivessem encontrado. Contudo, toda esta farsa foi desmontada quando Arsênio se apresentou em Juízo, mostrando que tinha suas mãos perfeitas, como o Senhor as criou. Os acusadores de Santo Atanásio ficaram furiosos ameaçando vir sobre ele. Isto aconteceu na época do imperador Constantino, um defensor da Igreja. Os imperadores que o sucederam – Constâncio, o ariano e Juliano, o apóstata, perseguiram abertamente Santo Atanásio, mas nada puderam contra ele diante de sua inquebrantável firmeza. Alguns de seus cooperadores que partilhavam do mesmo ideal na defesa da fé e na luta contra os arianos – Oséias, bispo de Córdoba e Libério, bispo de Roma, por terem sido presos e afastados de suas cátedras, esmoreceram e aceitaram fazer algumas concessões aos arianos. Somente Santo Atanásio permaneceu firme na fé e na luta contra as heresias arianas. Durante quase seus 50 anos a serviço da Igreja, Santo Atanásio foi expulso cinco vezes de Alexandria, cerca de 20 anos esteve desterrado e preso; até os últimos instantes de sua vida lutou contra os hereges e, zelosamente, buscava restabelecer a paz e a unidade de pensamento no interior da Igreja.

Em meio aos esforços e preocupações de sua vida acética escreveu muitas obras com preciosos ensinamentos, defendendo a ortodoxia da fé. Suas obras foram publicadas em russo em quatro tomos. Até os dias de hoje os seus escritos, em linguagem metafórica e de grande riqueza, têm vultuoso significado e força. O valente arcebispo faleceu com a idade de 75 anos.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 4:13-22

Fragmento 11 - Naquela época, os judeus, vendo a coragem de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair do sinédrio, conferenciaram entre si, dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum. E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvirmos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa.
4:13 iletrados e incultos refere-se especificamente à educação religiosa. Esta falta de formação religiosa está em contraste com a experiência do Sinédrio. A sabedoria e o poder do Espírito Santo transcendem a formação religiosa terrena, pois Deus trabalha no humilde e simples, bem como naqueles que são formalmente educados ou influentes. 
4:16 A admissão de um sinal notório sem uma resposta fiel ilustra a dureza do coração humano, onde não há arrependimento. 
4:19 Enquanto Deus ordena a nossa obediência a autoridades superiores (Lc 20:25; Romanos 13: 1-7), a obediência a Deus vem em primeiro lugar. Quando os dois estão em conflito, o Fiel deve seguir a Deus e estar disposto a aceitar as consequências.

João 5:17-24

Fragmento 15 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram até Ele: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

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