quinta-feira, 7 de novembro de 2024

20ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

07 de Novembro de 2024 (CC) / 25 de Outubro (CE)
Ss. Mártires Escribas Marciano e Marcílio († 358); 
Policarpos e Filadelfo; Justa Tabita.
Tom 2


Os Santos Mártires Marciano e Marcílio, serviam na Catedral de Constantinopla como Leitor e Subdiácono, respectivamente. Ocupavam-se ainda das tarefas de notário e secretário de São Paulo, o Confessor, Patriarca de Constantinopla (Com. 6 de novembro), nos anos do Imperador ariano Constantino (337-349). Os Santos receberam uma excelente educação e eram exímios defensores da Fé Ortodoxa.

Quando o Patriarca Paulo de Constantinopla, não aceitou estar de acordo com os arianos, foi exilado pelo Imperador para a Armênia, onde foi afogado pelos arianos daquela região. Então, Marciano e Marcílio seguiram ainda com maior firmeza sua fé na doutrina Ortodoxa, tendo sempre em mente as palavras do Senhor:

"Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos" (Jo 8,31).

Marciano e Martírio provaram na própria carne o que fora dito pelo Senhor, quando foram presos e torturados por ordem do Imperador e, tendo perseverado com firmeza na fé, foram martirizados pela espada. Seus corpos foram reverentemente sepultados por cristãos da região. Mais tarde, por um decreto do santo Arcebispo de Constantinopla, João Crisóstomo, as relíquias dos santos mártires foram transferidas para uma igreja construída especialmente para isto.  
Tropárion dos Mártires, Tom 4: Em seus sofrimentos, ó Senhor, / Teus mártires receberam coroas imperecíveis de Ti, Ó nosso Deus, / pois, repletos do Teu poder, / desprezaram seus algozes e esmagaram a débil audácia dos demônios. // Por suas súplicas, salva, ó Senhor, as nossas almas.

Kondákion, Tom 3: Desde a infância aprendestes lutar, Ó Marciano e Marcílio, / e por isto, sabiamente rejeitastes o apóstata Ário; / preservastes pura a Fé Ortodoxa, imitando o sábio mestre Paulo. / Portanto, juntamente com ele encontrastes a vida, // como os mais excelentes campeões da Trindade. 

 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 3:1-8

Fragmento 244 - Irmãos, regozijai-vos no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também pudesse confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a Lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na Lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo Qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.

Lucas 11:14-23

Fragmento 57 - Naquela época, estava Ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-O, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo Ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que Eu expulso os demônios por Belzebu. E, se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o Reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é Comigo é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


"Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha".

Quando um homem forte armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em paz; mas quando um mais forte do que ele vem sobre ele e o vence, tira dele toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Esta alegoria explica como o poder demoníaco sobre as almas é destruído pelo Senhor. Quando uma alma está em pecado, o espírito maligno a possui, embora nem sempre o demonstre claramente. O espírito maligno é mais forte que a alma; por isso não teme uma insurreição da alma, domina-a e tiraniza-a sem resistência. Mas quando o Senhor vem a uma alma, atraído pela fé e arrependimento, Ele rompe todas as amarras de satanás, expulsa o demônio e o priva de todo poder sobre a alma dessa pessoa. E enquanto esta alma servir ao Senhor, os demônios não podem prevalecer sobre ela, pois a alma é fortalecida pelo Senhor, mais forte do que eles.

Quando a alma dá um passo em falso e se afasta do Senhor, o demônio novamente a ataca e vence, e para a alma, coitadinha, o último estado é pior do que antes. Esta é uma ordem universal e invisível de fenômenos no mundo espiritual. Se apenas os olhos de nossa mente se abrissem, veríamos uma batalha mundial de espíritos com almas: primeiro um lado, depois o outro lado vence, dependendo se a alma se comunica com o Senhor pela fé, arrependimento e zelo por boas obras, ou se afasta d'Ele por descuido, falta de preocupação e frieza para com o bem.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário