23 de Novembro de 2024 (CC) / 10 de Novembro (CE)
Ss. Apóstolos dos 70, Herodião, Sosípatro, Tércio, Erasto e Quarto (séc. I);
Mártir Orestes, Médico
Mártir Orestes, Médico
Tom 4
Os seis santos faziam parte do grupo dos setenta apóstolos do Senhor. As Sagradas Escrituras se referem a eles no capítulo 16 da Epístola de Paulo aos Romanos. A maior parte deles foram Bispos da Igreja de Cristo e se tornaram modelos de prática do Evangelho.
«Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de modelo ao rebanho.» 1 Pedro 5:2,3
De fato, os seis Apóstolos foram modelos de virtudes. Olimpo e Herodião morreram martirizados por Nero; Sosípatro foi bispo de Icônio e morreu tendo realizado um excelente trabalho pastoral; Tércio tornou-se o segundo Bispo de Icônio. Erasto foi Bispo de Neados e Quarto de Biritu, lutando corajosamente através do ensinamento e da fé, atraindo para fé cristã muitos idólatras de sua época.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
2 Coríntios 5:1-10
Fragmento 178 - Irmãos, sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Lucas 9:37-43
Fragmento 46 - No momento em que Jesus desceu da montanha, uma grande multidão O saudou. E então um homem da multidão gritou: “Mestre, peço-Te que olhe para o meu filho, porque ele é o meu unigênito. E eis que um espírito o agarra, e de repente grita, convulsiona-o até espumar e, exaurindo-o e o machucando, se afasta dele. E eu pedi a Teus discípulos que o expulsassem, e eles não puderam”. Jesus respondeu dizendo: “Ó geração infiel e perversa, até quando estarei contigo e te sofrerei? Traze o teu filho aqui”. E enquanto ele ainda se aproximava, o demônio o jogou no chão e o convulsionou fortemente. Mas Jesus repreendeu o espírito impuro e curou o menino e o deu a seu pai. E todos se espantavam com a grandeza de Deus.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário