19 de Novembro de 2024 (CC) / 06 de Novembro (CE)
São Paulo, o Confessor, Patriarca de Constantinopla († 351); Barlaam, o Milagroso de Khutyin; Venerável Lucas, do Mosteiro de Pechersk
Tom 4
Quando o Santíssimo Patriarca Alexandre jazia em seu leito de morte, os Fiéis entristecidos lhe perguntaram a quem eles deveriam ter como o principal pastor do rebanho espiritual de Cristo. Ele disse:
«Se desejais um pastor que vos ensine e que seja ele mesmo um resplendor da virtude, escolhei a Paulo; mas se quiserdes um homem de conveniência, adornado externamente, escolhei Macedonius.»
O povo escolheu Paulo. Infelizmente, isso não foi aceito pelos hereges arianos e pelo Imperador Constâncio II, que estava então em Antioquia. Paulo foi logo deposto e fugiu para Roma com Santo Atanásio, o Grande.
Em Roma, o Papa Juliano e o Imperador Constante* os recebeu calorosamente, apoiando-os em sua Fé Ortodoxa. O Imperador Constante e o Papa Juliano fizeram com que o Trono Patriarcal de Paulo lhe fosse devolvido, mas quando o Imperador Constante morreu, os arianos assumiram novamente o poder, e o Patriarca Paulo foi banido para o Cáucaso, na Armênia. Uma vez, quando Paulo estava comemorando a Divina Liturgia no exílio, ele foi atacado pelos arianos e estrangulado com o seu homophórion, no ano 351.
Em 381, durante o reinado do Imperador Teodósio, as relíquias de Paulo foram transferidas para Constantinopla, e no ano 1236 elas foram levadas para Veneza, onde ainda repousam. Seus dois sacerdotes prediletos, Marciano e Martírio (25 de outubro), padeceram logo após o Patriarca.
* Constante foi o terceiro e mais jovem filho de Constantino e Fausta, segunda esposa de Constantino. A partir de 337, ele foi co-imperador com seus irmãos Constâncio II e Constantino II. Na divisão administrativa do Império ocorrida após a morte de Constantino, coube a ele a Itália, Ilíria e a África.Comemoração do Santo Monge Varlaam
O monge Varlaam de Khutynsk viveu no século XII, filho de um ilustre Novgorodiano, e viveu seus anos de infância em Novgorod. Retirando-se em tenra idade para o mosteiro de Lisich, perto da cidade, o monge Varlaam aceitou a tonsura. Mais tarde, ele se estabeleceu em uma colina solitária abaixo de Volkhov, em um local chamado Khutyn', a 10 versts de Novgorod. Na solidão, o monge Varlaam levou uma vida rigorosa, fazendo orações incessantes e mantendo-se muito rigoroso em jejum. Ele era um asceta zeloso em suas tarefas - ele mesmo cortou madeira na floresta, cortou lenha e lavourou o solo, cumprindo as palavras da Sagrada Escritura: "Se alguém não trabalhar, nem comerá" (2 Thess. 3: 10). Alguns dos habitantes de Novgorod se reuniram com ele, querendo compartilhar obras e ações monásticas. Instruindo aqueles que vieram, o monge Varlaam disse: "Meus filhos, sejam atentos contra toda injustiça, e nem inveja nem calúnia. Abstenha-se da raiva e não dê dinheiro por usura. Cuidado para julgar injustamente. Não jure falsamente fazendo um juramento, mas cumpra-o. Não seja indulgente com os apetites corporais. Seja sempre manso e suporte todas as coisas com amor. Esta virtude - é o começo e a raiz de todo o bem".Logo foi erguida uma igreja em homenagem à Transfiguração do Senhor e um mosteiro foi fundado. O Senhor enviou sobre o monge, por seu serviço aos outros, os dons de maravilhas e perspicácia. Quando seus dias se aproximaram do fim, por Vontade Divina veio de Constantinopla o sacerdote-monge Antonii - da mesma idade e amigo do monge Varlaam. O santo abençoado, ao se voltar para ele, disse: "Meu amado irmão! A bênção de Deus descansa sobre este mosteiro. E agora na sua mão eu transfiro este mosteiro. Cuide e se preocupe com isso. Eu expiro para o Rei do Céu. Mas não fique confuso sobre isso: enquanto ainda no corpo eu te deixo, ainda em espírito estarei sempre com você". Tendo a melhor orientação aos irmãos, com o comando de preservar a fé ortodoxa e habitar constantemente na humildade, o monge Varlaam descansou para o Senhor em 6 de novembro de 1192.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Colossenses 2:20-3:3
Fragmento 256 - Irmãos, se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Fragmento 256 - Irmãos, se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Lucas 12:42-48
Fragmento 68 - O Senhor disse: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
A parábola do mordomo mostra como o cristão deve se comportar em relação às coisas mundanas. Um mordomo faz seu trabalho diligentemente, mas em seu coração não está apegado a nada, está livre de todos os vínculos, relaciona-se com tudo externamente. Assim também deve ser um cristão em relação a todas as coisas mundanas. Mas isso é possível?
É possível. Assim como existe piedade externa sem piedade interna, assim o mundanismo que é apenas externo é possível sem vínculos internos. Mas, nesse caso, tudo ao nosso redor se transformará em uma única forma sem vida, emitindo frieza como uma estátua de mármore? Não; no meio das coisas mundanas, desenvolver-se-á outra vida que é mais atraente do que o mais pleno mundanismo. As coisas mundanas, sendo coisas mundanas, permanecerão verdadeiramente como a forma, enquanto aquilo que aquece o coração começará a proceder de outra fonte, e quem beber dessa fonte não terá mais sede. Mas então, é melhor largar tudo? Por quê?
Mesmo aquele que externamente abandona tudo ainda pode estar preso em seu coração, e aquele que não abandona externamente tudo pode estar livre de vínculos. Claro que é mais conveniente para quem exteriormente renuncia a tudo controlar seu coração. Escolha o que for mais conveniente para você; apenas seja disposto como o Senhor ordena.
São Teófano, o Recluso
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário