14 de Novembro de 2024 (CC) / 01 de Novembro (CE)
Ss. Mártires Cosme e Damião da Mesopotâmia (Médicos Caridosos e Milagrosos),
e sua Mãe Teodota (início do séc. IV)
Tom 3
Os santos taumaturgos e anárgiros (caridosos) Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã. Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos. Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura e, por sua virtude, receberam do Espírito Santo o dom de curar as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração. Por amor a Deus e ao próximo eles jamais cobraram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: «Recebestes de graça, de graça dai!» (Mt. 10:8). Eles tratavam até mesmo os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, «aqueles que não recebem dinheiro».
Num certo dia os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela fé, oração e pelos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Desejando recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos, dizendo:
"Aceite este pequeno presente em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente. No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Em seu leito de morte, ele declarou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão. Alguns meses depois, São Damião também veio a falecer. Todos os seus amigos e parentes ficaram preocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, um anjo apareceu aos presentes, dizendo que não deveria haver dúvidas se os irmãos deveriam ser enterrados lado a lado, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 a.D.
Comemoração dos Santos Cosme e Damião
Tropárion dos Santos Cosme e Damião, Tom 8: Ó Santos caridosos e milagrosos Cosme e Damião, curai-nos de nossas enfermidades. // Concedei-nos gratuitamente, aquilo que de graça recebestes.
Kondákion dos Santos Cosme e Damião, Tom 2: Tendo recebido o dom das curas, / concedei saúde aos necessitados, ó divinos e milagrosos médicos. / E por vossa visitação derrubai a audácia do inimigo, // curando com vossos milagres o mundo.
Leituras Bíblicas1 Coríntios 12:27-13:8Mateus 10:1,5-8
Oração Antes de Ler as EscriturasFaz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Colossenses 1:24-29
Fragmento 252 - Irmãos, regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo Seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a economia de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a Quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a Sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Fragmento 252 - Irmãos, regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo Seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a economia de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a Quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a Sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Lucas 11:47-12:1
Fragmento 62 - O Senhor disse aos judeus que iam ter com Ele: Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram. Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros. Por isso diz também a sabedoria de Deus:
“Profetas e apóstolos Lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros”;
Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração. Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. E, dizendo-lhes Ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-Lo fortemente, e a fazê-Lo falar acerca de muitas coisas, armando-Lhe ciladas, e procurando apanhar da Sua boca alguma coisa para O acusarem. Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos Seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
"Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia". A característica distintiva da hipocrisia é fazer tudo para se exibir. Fazer coisas onde os outros podem ver ainda não é hipocrisia porque uma grande parte de nossas ações exigidas deve ser feita para as pessoas e, consequentemente, no meio delas e à vista delas. E embora aqueles que conseguem fazer tudo secretamente façam melhor, nem sempre é possível; é por isso que não se pode culpar imediatamente aqueles que agem à vista dos outros com desejo de ostentação ou exibição. Eles podem ter um desejo sincero de fazer o bem, enquanto mostrar aos outros é um acompanhamento necessário para ações feitas externamente.
A hipocrisia começa no momento em que surge a intenção de não fazer o bem, mas apenas de se mostrar fazendo o bem. E isso nem sempre é uma ofensa, porque pode haver um ataque momentâneo de maus pensamentos que são imediatamente notados e expulsos. Mas quando alguém tem em mente fazer uma reputação para si mesmo como um benfeitor, já existe hipocrisia, que entra profundamente no coração. Quando um objetivo oculto de aproveitar os benefícios de tal reputação é adicionado a isso, então a hipocrisia está em pleno vigor. Todos, vejam o que o Senhor exige quando ordena que tomem cuidado com o fermento dos fariseus. Faça o bem de acordo com o desejo de fazer o bem aos outros, de acordo com a consciência de que a vontade de Deus é para isso, para a glória de Deus. Mas não se preocupe com as pessoas olhando para ele - e você evitará a hipocrisia.
Inclina, Senhor, os teus ouvidos e atende-me, porque sou pobre e miserável. Protege minha alma, pois te sou fiel; salva este Teu servo que em Ti confia. Tu És meu Deus; tende compaixão de mim, Senhor, pois a Ti eu clamo sem cessar. Alegra o coração de Teu servo, porque é para Ti, Senhor, que eu elevo minha alma. Porquanto Tu És, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos Te invocam. Escuta, Senhor, a minha oração; atende à minha suplicante voz.
Salmo 85:1-6
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário