sexta-feira, 14 de março de 2025

2ª Sexta-feira da Grande Quaresma

14 de Março de 2025 (CC) / 01 de Março (CE)
Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II)
Jejum Quaresmal
Tom 4




Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e  elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras. Aconteceu que Eudoxia ouviu a passagem da segunda vinda de Cristo e sobre o Juízo Final, ficando muito impressionada e ao mesmo tempo incomodada porque  entendia que aquelas palavras lhe tocavam e esperava dela  a penitência. 
Eudoxia conheceu Germano e  através dele conheceu a fé cristã e as promessas de vida eterna. As palavras  do monge caíram em terra fértil.  Eudoxia, aos poucos, começou a crer com todo seu coração em Cristo e  se batizou. Doou todas as riquezas aos pobres e se fez monja de um monastério próximo. Durante muitos anos viveu nesse monastério dedicando-se a uma vida de jejum, orações e penitências. Com o passar dos anos alcançou maturidade espiritual e foi eleita superiora do monastério. Ao assumir o cargo de superiora, dedicava-se a realizar boas obras, alimentava e vestia aos peregrinos que visitavam o monastério e, com suas orações, curava os doentes; assim viveu durante 56 anos. No ano 152, no governo do imperador Antonino, terminou sua vida como mártir. Por divulgar a fé cristã foi caluniada de bruxarias e superstições. Sem ser julgada, foi decapitada. Santa Eudoxia, por viver praticando boas obras e as regras monásticas e por  se tornar mártir por causa de sua fé, mereceu a tríplice coroa no Reino dos Céus.
Santa Mártir Eudócia de Heliópolis, Tropárion, Tom 8:
Unindo tua alma ao amor de Cristo com retidão de espírito, / como discípula da Palavra, tu evitaste coisas corruptas, transitórias e belas, ignorando-as; / e tendo primeiro mortificado as paixões pelo jejum, / tu envergonhaste o inimigo pelo teu sofrimento. / Portanto, Cristo te concedeu uma dupla coroa. // Ó gloriosa Eudócia, venerável sofredora, roga a Cristo Deus que salve as nossas almas.
Kondákion, Tom 4: Tendo lutado bem em teu sofrimento, ó mui louvada, / mesmo depois de tua morte tu santificas com profusas maravilhas, / nós que com fé recorremos à tua divina igreja; / e, ao te comemorar, nós te imploramos, ó venerável mártir Eudócia: // Que sejamos livres das aflições espirituais e recebamos a graça dos milagres.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 7:1-15

1 E sucedeu, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que subiram Rezim, rei de Arã, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para pelejar contra ela; todavia, não puderam tomá-la. 2 E uma mensagem foi enviada para a casa de Davi, dizendo: Arã conspirou com Efraim. Então, a sua alma ficou perturbada, assim como a alma de seu povo, tal como na floresta uma árvore é sacudida pelo vento. 3 E disse o Senhor a Isaías: Sai para encontrar Acaz, tu e o teu filho Jezube, que foi deixado, para o tanque do caminho elevado do campo do Lavandeiro; 4 e lhe dirás: Tem cuidado para ficares tranquilo; não temas nem deixes que a tua alma desanime por causa destes dois tições fumegantes. Pois, quando a minha ira cessar, eu irei curar novamente. 5 E quanto ao filho de Arã e ao filho de Remalias, porquanto eles formaram um mau conselho, dizendo: 6 Subiremos contra Judá e, tendo acertado com eles, faremos com que se voltem para o nosso lado, e com que o filho de Tabeel reine ali; 7 assim diz o Senhor dos Exércitos: Esse conselho não subsistirá, nem irá suceder. 8 Contudo, a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim; e, ainda, dentro de sessenta e cinco anos, o reino de Efraim cessará de ser um povo. 9 Entretanto, a cabeça de Efraim é Samaria, e o cabeça de Samaria o filho de Remalias. Todavia, se não o acreditardes, tampouco o haveis de entender. 10 E, novamente, o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 Pede para ti um sinal do Senhor, teu Deus, nas profundezas ou nas alturas. 12 Porém Acaz disse: Não pedirei, nem tampouco tentarei ao Senhor. 13 Então, ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: é uma coisa pequena para vós o competirdes com os homens? Como, pois, contendereis contra o Senhor? 14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá no seu útero, dando à luz a um filho, e por-lhe-eis o nome de Emanuel. 15 Manteiga e mel ele comerá antes que saiba ou preferir o mal ou escolher o bem.

Comentário

A leitura de certas narrativas proféticas se tornam difíceis, muitas vezes por causa do gênero literário que nos é estranho, de certas expressões que desconhecemos e de fatos históricos que ignoramos.

O Profeta Isaías viveu no tempo em que a nação de Israel se encontrava politicamente dividida em dois reinos: O do Norte (Efraim) e o do Sul (Judá). As expressões "a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim", e "a cabeça de Efraim é Samaria, e o cabeça de Samaria o filho de Remalias", significam que a cidade de Damasco era o centro político da Síria e que o seu rei chamava-se Rezim; o mesmo se aplica ao reino do Norte, cujo centro de poder era a região da Samaria, e que o filho de Remalias, o rei Peca, era o seu governante.

A profecia que hoje lemos se dá por ocasião em que os reinos Arã (Síria) e de Efraim (Reino do Norte) entram em aliança para invadir Judá (Reino do Sul). O rei de Judá (Acaz) se enche de medo porque entende que todas as ameaças que Deus fizera de destruir Judá por causa dos seus pecados, iriam agora se cumprir. Deus manda o Profeta Isaías confortar o coração de Acaz, dizendo que tal intento não iria vingar, e que o reino do Norte seria destruído primeiro. 

Todavia, a destruição de Judá também viria, mas, não, nos dias de Acaz. Pois, Deus por Sua Graça, prometera que a destruição de Judá não seria total, mas, que lhe restaria um remanescente. Assim, o filho de Isaías é uma confirmação simbólica ao rei Acaz da promessa do Senhor de curar e salvar um remanescente. Os tições são uma expressão de desprezo pelos reis de Israel e da Síria.

Este remanescente é a Igreja, pois os ramos da Videira Verdadeira (Cristo) que não deram fruto (os judeus que o rejeitaram) foram cortados, e os que deram frutos (o Israel que acolheu o Messias, representado em suas 12 tribos pelos Doze Apóstolos de Cristo), foram purificados para darem mais frutos ainda, ou seja, a igreja se estabeleceria entre todos os povos da terra, cumprindo, assim, a promessa feita a Abraão: "E no teu descendente (Cristo) serão abençoados todos os povos da terra". 

7: 13-16 São João Crisóstomo diz que "O sinal não foi dado a Acaz, que havia duvidado da profecia anterior, mas a todo o povo hebreu. Esta profecia messiânica se cumpre quando a virgem Maria dá à luz a Cristo". 
São Jerônimo, em sua Vulgata (tradução do hebraico para o latim), ressalta que "a palavra hebraica almah, (mulher solteira), designa uma virgem oculta, isolada da vista ocasional de homens”. 
A palavra grega usada na Septuaginta (versão grega da Bíblia Hebraica, usada pelos Apóstolos e até os dias de hoje por todas as Igrejas do Oriente) é "parthenos", que significa “virgem”. O Nome "Emanuel", que significa “Deus conosco”, refere-se à natureza divina de Cristo. O Messias vindo como uma criança (v. 16) refere-se à Sua natureza humana.

VÉSPERAS 

Gênesis 5:32-6:8

32 Era Noé de quinhentos anos de idade, e gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 1 E veio a acontecer, quando os homens começaram a ser numerosos sobre a terra e lhes nasceram filhas, 2 havendo os filhos de Deus visto que as filhas dos homens eram belas, que eles tomaram para si mulheres, de todas as que escolheram. 3 E o Senhor Deus disse: Meu espírito não permanecerá nestes homens para sempre, porque são carne; os seus dias, entretanto, serão cento e vinte anos. 4 Os gigantes estavam na terra, naqueles dias, e também depois, quando os filhos de Deus iam ao encontro das filhas dos homens, as quais lhes geravam filhos. Aqueles eram os gigantes da antiguidade, homens de renome. 5 O Senhor Deus viu que as ações perversas dos homens se multiplicavam sobre a terra, e que cada um deles meditava em seu coração intentando o mal, todos os dias. 6 Então, Deus se entristeceu em seu coração, porquanto havia feito o homem sobre a terra. E ele ponderou sobre isso, profundamente; 7 e disse Deus: Exterminarei o homem, a quem fiz, de sobre a face da Terra, tanto o homem como o animal doméstico, e os répteis, e as criaturas voadoras do céu. Porque estou entristecido de havê-los feito. 8 Porém, Noé achou graça diante do Senhor Deus.

Provérbios 6:20-7:1

20 Filho meu, guarda as leis de teu pai e não rejeites as ordenanças de tua mãe, 21 mas prende-os a tua alma, continuamente; pendura-os, como uma cadeia, no teu pescoço. 22 Onde quer que andares leva essa mensagem, e que ela esteja junto de ti, para que fale contigo quando acordares. 23 Porque o mandamento da lei é uma lâmpada com a sua luz, e um caminho de vida; reprovação também, e correção, 24 a fim de te guardarem continuamente da mulher casada e da calúnia de uma língua estranha. 25 Não deixes que o desejo da beleza se aposse de ti, não sejas pego por teus próprios olhos nem cativado pelos seus olhares. 26 Porque o valor de uma prostituta é tanto quanto o de um pão, mas há uma mulher que caça as almas preciosas dos homens. 27 Acaso levará alguém fogo no seu seio e não arderão as suas roupas? 28 Ou caminhará alguém sobre brasas de fogo sem queimar os seus pés? 29 Assim é com aquele que vai ao encontro de uma mulher casada. Não será considerado inocente qualquer um que a tocar. 30 Não é de se admirar quando alguém é apanhado a roubar, porque rouba quando está com fome, para que possa satisfazer a sua alma. 31 Todavia, se for apanhado, ele deverá pagar sete vezes, e livrar-se-á dando todos os seus bens. 32 Mas o adúltero, por falta de senso, adquire destruição para a sua alma. 33 Ele encontra a dor e a desgraça, e o seu opróbrio nunca será apagado, 34 pois a alma do marido está cheia de ciúmes; não o poupará no dia da vingança. 35 Não irá ele abrir mão de sua inimizade por qualquer resgate, nem se reconciliará por causa de muitos presentes. 1 Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde contigo os meus mandamentos. Honra ao Senhor, filho meu, e serás forte; não temas a ninguém, senão a ele.

† † †

 

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