11 de Março de 2025 (CC) / 26 de Fevereiro (CE)
Porfírios, Bispo de Gaza, (†420)
Porfírios, Bispo de Gaza, (†420)
Santa Mégalo Mártir Photini, a Samaritana suas cinco irmãs:
Anatola, Phota, Photis, Paraskeva e kyriake († 66)
Jejum Quaresmal
Tom 4
Nascido por volta do ano de 353, em Tessalônica, Grécia, São Porfírio foi para o Egito aos vinte e cinco anos. Em seguida, foi à Palestina onde viveu por cinco anos numa gruta perto do rio Jordão, o que lhe gerou uma grave enfermidade. Foi lá também que conheceu Marcos, que se tornou seu fiel discípulo. O santo distribuiu tudo o que possuía aos pobres e, para manter-se, trabalhava arduamente em um curtume na Cidade Santa. Neste trabalho permaneceu por mais de quarenta anos, foi ordenado sacerdote e mais tarde bispo de Gaza pelo patriarca de Jerusalém. São Porfírio exerceu grande influência na política e na religião de seu tempo. Chegou a conseguir da Imperatriz Eudóxia um memorial que abolia os templos pagãos de Gaza e da redondeza. Morreu por volta do ano 420.
A família de Porfírio era de Tessalônica. Aos 25 anos de idade Porfírio deixou o mundo, abandonou seus amigos e seu país indo para o Egito, onde se consagrou a Deus em um monastério do deserto de Esquela. Cinco anos mais tarde, foi para Palestina passando a habitar uma cela monástica, próximo ao Jordão, onde permaneceu durante cinco anos, voltando à Jerusalém após ter adoecido. Em Jerusalém visitava constantemente os lugares santos. A debilidade de sua saúde fazia com que tivesse de caminhar apoiado por um bastão. Por mais debilitado que estivesse, Porfírio não deixava de visitar diariamente os lugares santos de Jerusalém e de de receber a santa comunhão.
São Porfírio prosseguiu com sua vida de trabalho e penitências até seus 40 anos de idade. No ano 393, o bispo de Jerusalém o ordenou sacerdote e confiou aos seus cuidados a relíquia da santa cruz. Continuava a viver de forma austera, até sua morte, alimentando-se exclusivamente de raízes e de pão. Comia somente após o cair da noite. No mesmo ano, Porfírio foi eleito bispo de Gaza. O bispo de Cesárea escreveu ao bispo de Jerusalém pedindo que enviasse Porfírio para lhe consultar a respeito de uma passagem da Sagrada Escritura. O bispo de Jerusalém o enviou com a condição de que retornasse em oito dias. Depois de visitar os lugares santos, Porfírio e Marcos partiram para Cesárea. No dia seguinte, o bispo João ordenou que alguns cidadãos elegessem Porfírio bispo que ali mesmo foi consagrado. O servo de Deus Porfírio sofreu muito por ver-se em tão elevada dignidade. Os cidadãos de Gaza o confortavam e o acompanharam até a cidade. A viagem tinha sido cansativa, pois alguns pagãos, ao saberem da chegada do novo bispo à cidade, destruíram algumas estradas. Naquele mesmo ano, houve uma grande seca e os pagãos atribuíram a seca à chegada do novo bispo cristão ao lugar, pois o deus Mamas havia profetizado que Porfírio atrairia muitas calamidades sobre a cidade. Havia na cidade um famoso templo dedicado ao deus Mamas. O imperador Teodósio tinha ordenado fechá-lo para não destruí-lo, pois era uma obra de grande beleza arquitetônica. O governador, no entanto, tinha dado permissão para reabri-lo. Como a seca se agravava depois da chegada de Porfírio, alguns pagãos se reuniram no templo para implorar proteção ao deus Mamas. Os cristãos depois de um dia de jejum e uma noite de oração, se dirigiram em procissão a igreja de São Timóteo (que ficava fora dos muros), cantando hinos. Ao retornarem, encontraram as portas da cidade fechadas. Porfirio, então, com seus fiéis, pediu fervorosamente que Deus enviasse chuva. As nuvens começaram a se formar rapidamente e a chuva caiu em abundância. Os pagãos, diante daquele fato, abriram as portas da cidade e juntaram-se aos cristãos gritando: «Cristo é o único Deus verdadeiro, o único capaz de acabar coma seca». Diante disso, alguns pagãos excluíam os cristãos do comércio e dos ofícios públicos e os molestavam de muitas maneiras. Para proteger seu povo, Porfírio enviou seu discípulo Marcos ao imperador, e mais tarde também foi a Constantinopla acompanhado pelo bispo João. Graças à intercessão de São João Crisóstomo e da imperatriz Eudóxia, o imperador Acádio permitiu que destruíssem o templo dos pagãos na cidade de Gaza.
O imperador publicou um edito e encarregou que Sinésio executasse a ordem. Quando os dois bispos desembarcaram na Palestina, próximo à Gaza, os cristãos foram ao seu encontro cantando hinos de louvor. Ao passarem pela praça de Tetramfodos, onde havia uma estatua de Vênus (venerada por diziam que ajudava as moças a se casarem) o ídolo caiu do pedestal e se partiu em pedaços. Dez dias depois, chegou Sinésio com vários soldados para executar a ordem, conforme o edito do imperador , Após a destruição dos templos, os soldados revistaram as casas e os pátios, destruindo os ídolos e queimando os livros de magias. Muitos pagãos pediram o batismo, mas outros furiosos decidiram lutar, e Porfírio escapou com vida milagrosamente. Onde antes estava o templo dedicado a Mamas, foi construída uma igreja em forma de cruz. A imperatriz Eudóxia enviou de Constantinopla as colunas e os mármores. A igreja ficou conhecida como «a igreja eudoxiana». Ao iniciar a construção da Igreja, o bispo Porfírio saiu em procissão da igreja de Erin cantando salmos e o povo respondia «Aleluia!». Todos ajudaram na construção, carregando pedras nas escavações dos fundamentos sob a orientação do famoso arquiteto Rufino. A construção iniciou em 403 e durou cinco anos. São Porfírio consagrou a nova Igreja no dia de Páscoa do ano 408. Neste dia foram distribuídas muitas esmolas aos pobres, demonstrando sua generosidade. O santo bispo Porfírio passou o resto de sua vida cumprindo zelosamente seus deveres pastorais. Até a sua morte, a idolatria havia desaparecido quase que completamente.
Tropárion de São Porfírio Tom 4: Adornado com a púrpura real de tuas virtudes, / tu foste glorioso Hierarca de resplandeceste fulgor, ó sábio Porfírio, / pois, sendo excelente em palavras e obras, / e a todos fortaleceste com a graça da piedade. / Assim como sempre serviste a Cristo, // não cesses de orar pelo mundo.
Kondákion de São Porfírio Tom 2: Vestido da sagrada virtude, foste adornado com a veste sacerdotal, / Ó bendito e piedoso Porfírio. / Tu resplandeceste por teus milagres e curas; / e, agora, incessantemente, // intercedes por todos nós.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 5:7-16
Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá a sua planta amada. Eu esperava que exercesse juízo, porém, produziu a iniquidade; não a justiça, mas um clamor. Ai dos que ajuntam casa à casa, e adicionam um campo a outro campo, a fim de que possam tirar algo de seu vizinho! Haveis de habitar sozinhos sobre a terra? Estas coisas têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos; portanto, embora inumeráveis casas devam ser construídas, estas muitas casas agradáveis ficarão desertas, não havendo moradores nelas. Porque onde dez juntas de bois ararem a terra ela produzirá tão somente um frasco cheio, e aquele que semeia seis ômeres deverá produzir apenas três medidas. Ai dos que se levantam pela manhã e já vão procurar bebida forte, permanecendo nela até a noite, para que o vinho os inflame! Pois bebem o seu vinho com harpa e saltério, tambores e flautas, porém não atentam para os feitos do Senhor, e nem consideram as obras de suas mãos. O meu povo tem sido levado cativo, porque eles não conhecem ao Senhor; e tem havido um grande número de cadáveres, por causa da fome e da sede de água. Portanto, o Inferno aumentou, sem cessar, o seu apetite e abriu a sua boca, e os seus homens gloriosos e grandes, os seus ricos e os seus homens ruins deverão descer para ele. O homem comum será humilhado, o grande homem será desonrado e os olhos altivos serão abatidos. Contudo o Senhor dos Exércitos será exaltado em juízo, e o Deus santíssimo glorificado em justiça.
VÉSPERAS
Gênesis 4:8-15
Entretanto, Caim disse a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. E aconteceu, quando eles estavam no campo, que se levantou Caim contra seu irmão Abel, e o matou. E o Senhor Deus perguntou a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele replicou: Não sei! Serei eu o guardador de meu irmão? Mas Deus disse: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama para mim, da terra. Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão, da tua própria mão. Quando a lavrares, ela não deverá persistir a entregar-te a sua força; e estarás gemendo e tremendo sobre a terra. Então, Caim disse ao Senhor Deus: Grande é o meu crime, para que seja perdoado! Se me lanças, neste dia, da face da terra, e se ficarei escondido da tua presença, estando a gemer e a tremer sobre a terra, virá a acontecer, então, que qualquer que me encontrar, matar-me-á. Mas o Senhor Deus disse-lhe: Não será assim. Qualquer que matar a Caim sofrerá vingança sete vezes maior. E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim, a fim de que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.
Filho meu, atenta para a minha sabedoria, e aplica o teu ouvido às minhas palavras, para que possas guardar o bom entendimento, e o justo juízo de meus lábios te dê a instrução. Porquanto o mel pinga dos lábios da prostituta, o qual, por um tempo, agrada ao teu paladar; porém, depois, tu o acharás mais amargo do o que fel, e mais penetrante do que uma espada de dois gumes. Os pés da loucura conduzem aqueles que lidam com ela para a sepultura, com a morte, e os seus passos não são firmes; pois ela não anda nos caminhos da vida. São eles, porém, escorregadios e não facilmente reconhecidos. Agora, pois, filho meu, ouve-me, e não deixes que as minhas palavras caiam no vazio. Remove o teu caminho para longe dela, e não te aproximes das portas de sua casa, para que não dês a tua vida a outros, e os teus bens para o impiedoso; para que os estranhos não se saciem com a tua força, e vá o fruto do teu trabalho para as suas casas, e te arrependas, por fim, quando a carne do teu corpo for consumida; e dirás: Como detestei a instrução, e o meu coração evitou reprovações! Não ouvi a voz daquele que me instruía e ensinava, nem inclinei para ela os meus ouvidos; encontrava-me quase que em todo o mal no meio da congregação e da assembléia! Bebe a água dos teus próprios vasos e dos poços que te pertencem.
† † †
Compartilhem o Boletim Quaresmal Em Suas Redes Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário