terça-feira, 18 de março de 2025

3ª Terça-feira da Grande Quaresma

18 de Março de 2025 (CC) / 05 de Março (CE)
São Conon de Isáuria, Mártir (II Séc.)
Jejum Quaresmal
Tom 5


ORAÇÃO QUARESMAL DE SANTO EFRÉM, O SÍRIO
"Ó Senhor e Mestre da minha vida, livra-me do espírito de preguiça, de desânimo, de desejo de poder e de falatório inútil. (Prostração)
Mas concede a mim, Teu servo, um espírito de pureza, humildade, paciência e amor.  (Prostração)
Sim, Senhor e Rei, concede-me enxergar as minhas próprias falhas e não condenar o meu irmão; pois, que Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.(Prostração)

São Conon era natural de Nazaré e viveu na época do imperador Décio. Ainda jovem, se retirou para Panfília, onde passou a cultivar um pequeno pomar. Depois do martírio de Papias, Diodoro e Claudiano, ocorrido durante as perseguições aos cristãos, o prefeito Públio foi a região e, chegando às portas da cidade, comunicou aos habitantes que faria uma reunião com todos. Todos responderam positivamente ao chamado. Naodoro, auxiliado por alguns cidadãos, foi em busca de pessoas que podiam estar escondidas. Organizou-se um grupo ao qual se juntou um tal de Orígenes que foi quem encontrou o sitio onde Conon cultivava suas plantas.
Depois de saudá-lo, disse-lhe Orígenes:
 
«O prefeito te chama». Conon indagou: «Que quer de mim o prefeito? Sou um estrangeiro nestas terras e, acima de tudo, sou um cristão. Que o prefeito vá em busca de seus concidadãos e daqueles que estão ao seu nível. Sou apenas um pobre homem que trabalha na terra».
 
Imediatamente Naodoro ordenou que amarrassem Conon a seu cavalo e o levaram à força, sem que ele pudesse ao menos impor qualquer resistência. Ainda no caminho disse Naodoro a Orígenes:
 
«Nossas buscas não foram em vão, pois conseguimos uma boa captura. Este terá que se justificar mais do que qualquer outro cristão».
 
E, ao chegar diante o prefeito, Naodoro mostrou seu prisioneiro dizendo em tom de ironia.
 
«Por vontade dos deuses e segundo a ordem do todo poderoso Imperador, e graças a sorte, descobrimos este homem, amado pelos deuses, submisso às leis e às ordens dos reis».
 
Conon, então, levantou-se e gritou com força:
 
«Errado! Eu obedeço somente ao Grande Rei, o Cristo».
 
Orígenes interveio e explicou ao prefeito que estava espantado:
 
«Excelência, depois de procurar em toda a cidade, encontramos somente este pobre homem em um bosque».
 
O prefeito dirigiu-se a Conon e lhe perguntou quem era, de onde vinha e quem era sua família. Conon respondeu:
 
«Sou de Nazaré, da Galileia. Minha família é a família de Cristo que, desde pequeno, eu o reconheço como Supremo Deus.
 
O prefeito indagou:
 
«Se reconheces Cristo como Deus, reconheces também nossos deuses e a eles rendes homenagens?»
 
Conon deixou escapar um suspiro e, elevando os olhos ao céu, disse:
 
«Ímpio! Como podes blasfemar assim contra o Deus Supremo? Podes estar certo que não farei o que me dizes!»
 
Então o Prefeito ordenou que colocassem cravos sob seus pés e que o forçassem a correr diante de seu carro. O santo atleta de Cristo assim o fez e começou a correr ao mesmo tempo em que entoava o salmo 38:
 
Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque {sou} para contigo como um estranho, {e} peregrino como todos os meus pais. Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá e não seja {mais.}”

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

HORA SEXTA
(Meio Dia - 12h)

Isaías 9:9-10:4

Todo o povo de Efraim e os que habitam em Samaria o saberão, os que dizem no seu orgulho e no seu coração altivo: Os tijolos caíram; contudo, vinde, talhemos pedras, cortemos plátanos e cedros e construamos para nós mesmos uma torre! Todavia Deus esmagará os que se levantam contra ele no Monte Sião, e espalhará os seus inimigos: a Síria, desde o nascente do sol, e os gregos, desde o pôr-do-sol, os quais devoram Israel à boca escancarada. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida. O povo, contudo, não se arrependeu até que foram derrotados, e não buscou ao Senhor. Então o Senhor tirou de Israel a cabeça e a cauda, grandes e pequenos, em um só dia. O ancião e os que fazem acepção de pessoas, esta é a cabeça; o profeta ensinando coisas ilícitas é a cauda. Os que pronunciam este povo abençoado os enganam; eles os enganam para que possam devorá-los. Por isso o Senhor não terá prazer nos seus jovens nem se apiedará de seus órfãos ou de suas viúvas; porquanto todos eles são transgressores e ímpios, e toda a boca fala injustamente. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida. A iniquidade arde como fogo, e será devorada por ele como erva seca; o fogo arderá nas florestas, e há de devorar tudo o que está ao redor das colinas. Toda a terra está em chamas por causa do ardor da ira do Senhor, e o povo será como os homens que são queimados pelo fogo. Nenhum homem terá piedade de seu próprio irmão. Desviar-se-á um para a direita, pois estará com fome, e comerá também à esquerda. Mas um homem não ficará de maneira nenhuma satisfeito, ainda que coma a carne de seu próprio braço. Pois Manassés comerá a carne de Efraim, e Efraim a carne de Manassés. Eles sitiarão a Judá, juntos. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida. Ai daqueles que escrevem perversidades! Pois, quando escrevem, verdadeiramente escrevem maldades, pervertendo a causa dos pobres, torcendo violentamente o julgamento dos mais carentes do meu povo, a fim de que a viúva possa ser-lhes uma presa e o órfão um despojo. Porém, o que fareis no dia da visitação? Pois a aflição virá sobre vós, de longe. Para quem haveis de fugir, a fim de pedir ajuda, e onde deixareis a vossa glória? Pois ireis em cativeiro. Com tudo isto a sua ira não se aplaca; mas, ainda assim, a sua mão continua erguida.

VÉSPERAS

Gênesis 7:1-5

E o Senhor Deus disse a Noé: Entra, tu e toda a tua família, na arca, porquanto te tenho achado justo diante de mim, nesta geração. Dos animais domésticos limpos toma para ti sete pares, machos e fêmeas; e dos animais imundos toma também pares, machos e fêmeas. Das criaturas voadoras do céu que são limpas toma sete pares, machos e fêmeas; e de todas as criaturas voadoras imundas toma pares, machos e fêmeas, a fim de que mantenham as suas sementes sobre toda a terra. Pois ainda mais sete dias e eis que eu trago a chuva sobre a terra, por quarenta dias e quarenta noites, e irei exterminar com toda a geração que tenho feito da face de toda a terra. Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe ordenara. 

Provérbios 8:32-9:11

Agora, pois, filho meu, ouve-me. Bem-aventurado o homem que me escutar, o mortal que guardar os meus caminhos, velando, a cada dia, às minhas portas, e esperando às ombreiras da minha entrada. Porque as minhas saídas são as saídas da vida, e nelas é preparado o favor do Senhor. Entretanto aqueles que pecam contra mim pervertem as suas próprias almas, e os que me odeiam amam a morte.1 A Sabedoria construiu uma casa para si mesma, erguendo sete pilares. Matou ela os seus animais, misturou o seu vinho em uma taça e preparou a sua mesa. E enviou os seus servos, chamando com uma proclamação em alta voz para a sua festa; e disse: Quem é tolo, volte-se para mim! E àqueles que desejam o entendimento ela também diz: Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho preparado para vós; abandonai a loucura a fim de que possais reinar para sempre, buscando a sabedoria, e aperfeiçoai o entendimento pelo conhecimento. Aquele que reprova os maus irá obter desonra para si mesmo, e o que repreende um homem ímpio deverá envergonhar-se. Não repreendas o homem maligno, para que não te odeie; repreende ao sábio, e ele te amará. Dá uma oportunidade ao homem sábio e ele tornar-se-á mais sábio; instrui um homem justo, e ele irá aceitar mais instruções. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conselho dos santos é o entendimento. Porquanto conhecer a lei é o caráter de uma mente sã. Desta forma viverás muito tempo, e anos de vida serão adicionados para ti.

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Para ajudar na compreensão do que vem a ser o jejum na Igreja Ortodoxa, estamos publicando o ensinamento de nosso Pai João Cassiano (360-435 dC), que serviu a Deus como monge na França.

Esse texto foi traduzido da Filokalia, e se refere à terapêutica que nosso Abba João compartilha com seus discípulos visando combater a paixão da gula.

"Primeiramente irei falar da continência do ventre, a qual se contrapõe à gula. Falaremos como fazer os jejuns e qual deve ser a qualidade e a quantidade dos alimentos. Não falarei baseado em minha própria experiência, senão da que temos recebido de nossos santos Padres, os quais não tinham uma única regra para o jejum e nem mesmo uma única maneira de comer os alimentos, tampouco nos ensinaram uma medida, uma vez que nem todos que jejuam tenham a mesma capacidade, seja por causa da idade, por doença, ou por uma constituição física frágil. Há, no entanto, um único objetivo: fugir da saciedade e evitar ficar de estômago cheio. 

Certo jejum diário tem sido considerado mais vantajoso e mais adequado para conduzir-nos à pureza do que um jejum que se arraste por três, quatro dias e até mesmo uma semana. Diz-se que o jejum que se prolonga sem medida é seguido por um período de excesso na alimentação. Assim, é possível que a abstinência exagerada de alimentos provoque perda de vigor físico, tornando-o preguiçoso em seu exercício espiritual, tanto quando o corpo, sentindo-se pesado pelo excesso de alimentos, torna a alma preguiçosa e relaxada. 

Os Padres consideravam que não é adequado para todos uma alimentação à base de verduras e legumes, nem se alimentar diariamente de pão duro. Observaram que um pode comer dois pães e continuar com fome, ao passo que outro comendo apenas um, ou metade de um pão, se sinta saciado. Tal como dissemos, a única regra que nos transmitiram é esta: que não nos deixemos enganar pela saciedade do estômago e nem ser atraídos pelo prazer da gula. Com efeito, não somente a variedade dos alimentos, mas também as distintas quantidades dos mesmos, são capazes de nos inflamar com a flecha flamejante da fornicação. E ainda mais, não é somente o excesso de vinho que é capaz de embriagar nossa mente, mas o excesso de água ou de qualquer outra comida podem tornar a mente aturdida e sonolenta. A causa da destruição dos sodomitas, não foi a embriaguez produzida pelo vinho ou pelos variados alimentos, mas por causa da saciedade de pão, tal como nos diz o profeta.

A debilidade do corpo não nos impedirá de alcançar a pureza do coração se dermos ao corpo o que lhe é necessário, e não o que demandam os prazeres. Devemos utilizar os alimentos tanto quanto o necessário para nos mantermos com vida e não para que nos induzam a servir os impulsos do apetite. Uma ingestão moderada de alimentos, conforme entendemos ser necessária para manter o corpo saudável não fere em nada a santidade. A regra da continência e a norma exata que nos transmitiram os Padres, é esta: Qualquer que seja o alimento que se esteja ingerindo deverá cessar quando ainda temos apetite, evitando a saciedade. Quando o Apóstolo nos diz para não nos ocuparmos com os desejos da carne (Romanos 13:14), não estava proibindo o necessário para nos manter com vida, mas intentava proibir um comportamento que nos induza à volúpia. 

Além do mais, para se alcançar uma pureza perfeita de alma, não é suficiente a abstenção de alimentos; outras virtudes são necessárias. Muito beneficia a realização de trabalhos humildes e a fatiga do corpo, assim como também grande proveito em fugir do amor ao dinheiro (o que significa, não somente não ter dinheiro, como também evitar deseja-lo ansiosamente): estas coisas realmente levam a alma à pureza. O abster-se da ira, da tristeza, da vanglória, da soberba, tudo isto, produzem, em geral, a pureza da alma. No entanto, particularmente, a pureza da alma, fruto da moderação, se obtém com a continência e com o jejum, pois, é impossível, em nossa carne, combater a fornicação, estando com o estômago cheio. Portanto, nossa primeira luta será por alcançar a continência do estômago e a subjugação do nosso corpo, não somente por meio do nosso jejum, como também velando com esforço, com a leitura e com o recolhimento do nosso coração, temendo a gehena e desejos por alcançar o Reino dos Céus".

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