1º DOMINGO DA GRANDE QUARESMA
09 de Março de 2025 (CC) / 24 de Fevereiro (CE)
Ícone Cipriota da Mãe de Deus, Comemorado no 1º domingo da Grande Quaresma e 9 de julho
Primeiro (Séc. 4) e Segundo (452) Encontros da Preciosa Cabeça do Precursor João Batista
Tom 4
O primeiro domingo da Grande Quaresma é o DOMINGO DA ORTODOXIA. Ele foi estabelecido como um dia memorial especial pelo Concilio de Constantinopla em 843. Ele comemora antes de tudo a vitória da Igreja sobre a heresia dos Iconoclastas: o uso e veneração dos Santos Ícones foi restaurada. Neste dia nós continuamos a cantar o tropárion da Santa Imagem de Cristo: "Nós reverenciamos Tua sagrada Imagem, ó Cristo..."À primeira vista, pode parecer ser uma ocasião inadequada para comemorar a glória da Igreja e todos os heróis e mártires da Fé da Igreja. Não seria mais razoável fazer isto nos dias dedicados à memória dos grandes Concílios Ecumênicos ou dos Santos Padres da Igreja? A veneração do Ícone não é mais uma peça de um ritual e cerimonial externo? Um Ícone pintado não é justamente mais uma decoração, muito bonita de fato, e de diversas maneiras instrutiva, mas dificilmente um artigo de Fé? (...)
Nós usualmente confundimos Ícones com "pinturas religiosas", e assim não encontramos dificuldade em usar as mais inadequadas pinturas como Ícones, mesmo nas nossas igrejas...
Olhemos o testemunho de São João Damasceno — um dos primeiros e maiores defensores dos Santos Ícones na época da luta — o grande teólogo e poeta devocional da nossa Igreja. Em um de seus sermões em defesa dos Ícones ele diz:"Eu tenho visto a imagem humana de Deus e minha alma está salva". É uma afirmação forte e mobilizadora. Deus é invisível, Ele vive na luz inaproximável. Como pode um homem frágil ver ou contemplar Ele? Porém, Deus Se manifestou na carne. O Filho de Deus, Que está no seio do Pai, "desceu do céu" e "Se fez homem". Ele habitou entre os homens. Este foi o grande movimento do Amor Divino. O Pai Celestial foi movido pela miséria do homem e enviou Seu Filho porque Ele amava o mundo. "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho Unigênito, Que está no seio do Pai, Este o fez conhecer." (Jo. 1: 18).O Ícone de Cristo, Deus Encarnado, é um testemunho contínuo da Igreja para aquele mistério da Santa Encarnação, que é a base e substância de nossa fé e esperança. Cristo Jesus, nosso abençoado Senhor, É Deus Encarnado. Isto significa que desde a Encarnação Deus É visível. Pode-se ter agora uma verdadeira imagem de Deus. A Encarnação é uma identificação íntima e pessoal de Deus com o homem, com as necessidades e misérias do homem. O Filho de Deus "Se fez homem", como afirma o Credo, "e por nós homens e para nossa salvação". Ele tomou sobre Si os pecados do mundo, e morreu por nós pecadores na árvore da Cruz, e assim Ele fez da Cruz a árvore da vida para os fiéis. Ele Se tornou o novo e Último Adão, a Cabeça da nova e redimida humanidade. A Encarnação significa uma intervenção pessoal de Deus na vida do homem, uma intervenção do Amor e Misericórdia.
O Santo Ícone de Cristo é um símbolo disto, mas muito mais do que um mero símbolo ou sinal. É também um eficiente sinal e recordação da presença em habitação de Cristo na Igreja, que é Seu Corpo. Mesmo em uma pintura comum há sempre algo da pessoa representada. Uma pintura não só nos lembra da pessoa, mas de alguma forma conduz a alguma coisa dela, isto é, "representa" a pessoa, ou seja, "torna ela presente de novo". Isto é ainda mais verdade com a sagrada Imagem de Cristo. Como os professores da Igreja nos ensinaram — especialmente São Teodoro o Estudita, outro grande confessor e defensor dos Santos Ícones — um Ícone, em certo sentido, pertence á própria personalidade de Cristo. O Senhor está lá, nas Suas "Santas Imagens".
Por isso, nem todo mundo tem permissão para fazer ou pintar um Ícone, se se tratar de verdadeiros Ícones. O pintor de Ícones deve ser um membro fiel da Igreja, e deve se preparar para sua tarefa sagrada com jejum e oração. Não se trata somente de uma questão de arte, ou de habilidade artística ou técnica. É um tipo de testemunho, uma profissão de fé. Pela mesma razão, a arte em si deve ser subordinada de todo o coração à regra da fé. Há limites para a imaginação artística. Existem certos padrões estabelecidos a serem seguidos. Em todo caso, o Ícone de Cristo deve ser executado de maneira a conduzir à verdadeira concepção de Sua pessoa, isto é, testemunhar a Sua Divindade, ainda que Encarnada...
O uso dos Santos Ícones sempre foi uma das características mais distintivas da Igreja Ortodoxa Oriental. O Ocidente Cristão, mesmo antes do Cisma, tinha pouco entendimento desta substância dogmática e devocional da pintura de Ícones. No Ocidente ela significava simplesmente decoração...
Não deve haver risco, nem "improvisação" na pintura de nossas igrejas. Cristo nunca está sozinho, afirma São João Damasceno. Ele está sempre com Seus santos, que são Seus amigos para sempre. Cristo é a Cabeça, e os verdadeiros fiéis são o Corpo. Nas igrejas antigas o estado completo da Igreja Triunfante estava representado pictorialmente nas paredes. De novo, isto não era simplesmente uma decoração, nem era uma simplesmente uma história contada em linhas e cores para os ignorantes e iletrados. Era mais uma visão da realidade invisível da Igreja. A companhia toda do Céu estava representada porque ela estava presente ali, apesar de invisivelmente. Nós sempre oramos na Divina Liturgia, durante a Pequena Entrada, "que os Santos Anjos entrem conosco para servirem conosco...". E nossa oração é, sem dúvida, atendida. Nós não vemos os Anjos, na verdade. Nossa visão é fraca. Mas é relatado que São Serafim costumava vê-los, pois eles estavam lá de fato. Os eleitos do Senhor os vêem e a Igreja Triunfante. Ícones são sinais desta presença. "Quando nós estamos no templo de Tua glória, nós os vemos nos Céus".
Assim, é bastante natural que no Domingo da Ortodoxia nós devamos celebrar não somente a restauração da veneração dos Ícones, mas comemorar também o glorioso corpo de testemunhas e fiéis que professaram sua fé, mesmo ao custo de sua segurança, prosperidade e a própria vida mundana. É o grande dia da Igreja. De fato, nesse dia nós celebramos a Igreja do Verbo Encarnado: nós celebramos o Amor redentor do Pai, o Amor Crucificado do Filho, e o Companheirismo do Espírito Santo, tornados visíveis na companhia toda dos fiéis, que já entraram no Repouso Celeste, na alegria Permanente do Senhor e Mestre deles. Santos Ícones são nossas testemunhas do Reino que há de vir, e já presente.
Primeira Descoberta da Cabeça do Profeta, Precursor e Batista, João
Após a decapitação do Profeta, Precursor e João Batista (Com. 29 de agosto), seu corpo foi enterrado por discípulos na cidade samaritana de Sebasteia, e a venerável cabeça foi escondida por Herodias em um lugar impuro. A piedosa Joana, esposa do mordomo do Rei Herodes, Chuza (dela fala o Santo Evangelista Lucas – Lc 8:3), secretamente tomou a santa cabeça e a colocou em um vaso e a enterrou no Monte das Oliveiras, em uma das propriedades de Herodes. Depois de muitos anos, essa propriedade passou para a posse do dignitário Inocêncio, que começou a construir uma Igreja lá. Quando cavaram uma vala para a fundação, o vaso com a venerável cabeça de João Batista foi descoberto. Inocêncio reconheceu a grande santidade dela pelos sinais de graça que ocorreram a partir dela. Assim se deu a Primeira Descoberta da Cabeça. Inocêncio a preservou com grande piedade, mas antes de sua própria morte, temendo que a santa relíquia não fosse abusada pelos incrédulos, ele novamente a escondeu no mesmo lugar onde foi encontrada.Segunda Descoberta da Cabeça do Profeta, Precursor e Batista, JoãoDurante os dias de Constantino, o Grande, Igual aos Apóstolos (+ 337, Com. 21 de maio), quando a Fé Cristã começou a florescer, o próprio santo Precursor apareceu duas vezes a dois monges que viajavam a Jerusalém em peregrinação aos lugares sagrados, e ele revelou a localização de sua venerável cabeça. Os monges descobriram a relíquia sagrada e, colocando-a em um saco de pêlo de camelo, voltaram para casa. Ao longo do caminho eles encontraram um oleiro sem nome e o deram para carregar o precioso fardo. Sem saber o que estava carregando, o oleiro continuou seu caminho. Mas o próprio santo Precursor apareceu para ele e ordenou que ele fugisse dos monges descuidados e preguiçosos, junto com o que estava em suas mãos. O oleiro escondeu-se dos monges e em casa preservou com reverência a venerável cabeça. Antes de sua morte, ele a selou em um recipiente de transporte de água e a entregou à sua irmã. A partir desse momento a venerável cabeça foi sucessivamente preservada por cristãos piedosos, até que o Padre Eustácio, infectado com a heresia ariana, passou a possuí-la. Ele seduziu uma multidão de enfermos que foram curados pela santa cabeça, acrescentando abundância à heresia. Quando sua blasfêmia foi descoberta, ele foi obrigado a fugir. Tendo enterrado a relíquia sagrada em uma caverna, perto de Emessus, o herege pretendia depois retornar e novamente tomar posse dela para disseminar falsidade. Mas Deus não permitiu isso. Monges piedosos se estabeleceram na caverna e, neste local, surgiu um mosteiro. No ano 452 São João Batista em uma visão ao Arquimandrita deste mosteiro, Marcelo, indicou o local de ocultação de sua cabeça. este episódio é comemorado como a Segunda Descoberta. A relíquia sagrada foi transferida para Emessus e depois para Constantinopla.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (4)
Lucas 24:1-12
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição, Tom 4
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.
Tropárion da Festa, Tom 2
Nós veneramos Teu ícone Imaculado, Ó Bondoso, / pedindo perdão por nossas faltas, Ó Cristo Deus; / pois, foi a Tua vontade subir à Cruz na carne / para libertar da escravidão do inimigo aqueles que Tu formaste. / Portanto, a Ti com gratidão, exclamamos: // Tu plenificaste de alegria todas as coisas, ó nosso Salvador, quando vieste para salvar o mundo.
Tom 4: A cabeça do Precursor resplandeceu da terra, / trazendo raios de incorrupção e cura sobre os fiéis. / No alto, reúne-se a Assembleia dos Anjos, / e, com a raça humana na Terra / à uma só voz dão glória a Cristo Deus.
Kondákion da Ressurreição, Tom 4
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascidos na terra, /e partiste em pedaços os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia // como Mestre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Tom 2: Ó profeta de Deus e Precursor da graça, / tendo obtido tua cabeça da terra como uma rosa mais sagrada, / nós sempre recebemos curas, pois novamente, como antigamente, // tu pregas o arrependimento em todo o mundo.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Tom 8: A irreproduzível Palavra do Pai / Se tornou circunscrita quando Ele de ti tomou carne, ó Theotókos; / e ao restaurar a imagem contaminada ao seu antigo estado, / também a inundou com a Divina beleza. // Quanto a nós, confessando nossa salvação, nós a reproduzimos em atos e palavras.
Prokímenon, no 4º Tom
R. Bendito És Tu, ó Senhor, o Deus de nossos pais,
e louvado e glorificado é Teu Nome pelos séculos.
V. Pois justo és Tu em tudo o que fizeste por nós.
No 7º Tom
R. O homem justo se alegrará no Senhor e n'Ele esperará.
Hebreus 11:24-26;32-12:2
Fragmento - 329b - Irmãos, pela fé Moisés, quando adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado juntamente com o povo de Deus, do que desfrutar por um pouco de tempo os prazeres do pecado; considerando o opróbrio de Cristo como maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque tinha em vista a recompensa. E que mais direi? Porque me faltaria tempo para contar de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas. Os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza se tornaram fortes, tornaram-se valentes na luta, puseram em fuga os exércitos dos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; e outros foram torturados, não aceitando a sua libertação, para alcançarem uma melhor ressurreição. E outros passaram por cruéis escárnios e açoites, e ainda mais, por cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados pelo meio, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados, dos quais o mundo não era digno; errantes pelos desertos, e pelos montes, e pelas cavernas e vales da terra. E todos os estes, tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo, não alcançaram a promessa; pois Deus havia proposto algo melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Portanto, nós também, visto que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que tenazmente nos envolve, e corramos com perseverança para a corrida que nos está proposta. Olhando para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
2 Coríntios 4:6-15
Fragmento 176 - Irmãos, Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em todos os aspectos somos atribulados, mas não angustiados; estamos perplexos, mas não desesperados, perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazendo sempre no corpo a mortificação do Senhor Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos. Porque nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida. Temos, pois, o mesmo espírito de fé, como está escrito:
“Eu cri, por isso falei”;
Nós também cremos, por isso falamos. Sabendo que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitas ações de graças, redunde para glória de Deus.
Aleluia, no 4º Tom
Moisés e Arão entre Seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocam Seu Nome.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Eles clamaram ao Senhor, e Ele os ouviu.
Aleluia, aleluia, aleluia!
No 4º Tom:
O homem justo florescerá como uma palmeira, e como um cedro no Líbano ele será multiplicado.
Aleluia, aleluia, aleluia!
João 1:43-51
Fragmento 5 - Naqueles dias, quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: “Segue-Me”. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: “Havemos achado aquele de Quem Moisés escreveu na Lei, e os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. Disse-lhe Natanael: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” Disse-lhe Filipe: “Vem, e vê”. Jesus viu Natanael vir ter com Ele, e disse dele: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces Tu?” Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi Eu, estando tu debaixo da figueira.” Natanael respondeu, e disse-Lhe: “Rabi, Tu És o Filho de Deus; Tu És o Rei de Israel”. Jesus respondeu, e disse-lhe: “Porque Te disse: ‘Vi-te debaixo da figueira, crês?’ Coisas maiores do que estas verás”. E disse-lhe: “Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Mateus 11:2-15
Fragmento 40 - Naquela ocasião, João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, a dizer-Lhe: És Tu Aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes:
“Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho”.
E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em Mim. E partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo Eu, e muito mais do que profeta; porque é este de quem está escrito:
“Eis que diante da Tua face envio o Meu anjo, que preparará diante de Ti o Teu caminho.”
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao Reino dos Céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Zadostoinik
Toda a criação, a assembleia dos Anjos e a Raça Humana se regozijam em Ti, ó Tu que és cheia de Graça. Ó Templo Sagrado e Paraíso Espiritual, Orgulho das Virgens, em quem o Deus Eterno encarnou e Se tornou criança. Ele fez do teu corpo um trono e o teu ventre mais vasto que o Céu. Toda a criação regozija-se em Ti, ó Tu que és cheia de Graça, glória a Ti
Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor nos Céus,
Louvai-O no mais alto dos Céus.
A memória do justo é eterna
E ele não teme más notícias.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
† † †
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