
DOMINGO DA ABSTINÊNCIA DE QUEIJO
01 de Março de 2025 (CC) - 17 de Fevereiro (CE)
São Teodoro de Tiro, Megalomártir (†319)
São Hermógenes, Patriarca de Moscou (1612)
Tom 3
Na cidade de Amasea, província de Panonia, na época das perseguições aos cristãos, no governo de Maximiano (286-305), um guerreiro, de nome Teodoro, juntamente com outros seus companheiros, foram forçados a abjurar a fé em Cristo e a oferecer sacrifícios aos ídolos. Negando-se a faze-lo, Teodoro foi submetido a cruéis torturas e, posteriormente, conduzido à prisão. No cárcere, enquanto orava, Cristo lhe apareceu milagrosamente. Tempos depois, tiraram-no da prisão, torturaram-no e, novamente, persuadiram-no a abjurar sua fé. Diante de sua firmeza, o Governador o condenou à fogueira. Destemido, Teodoro submeteu-se ao martírio e entregou a sua alma a Deus em oração. Isto aconteceu aproximadamente no ano 305. Seu corpo foi sepultado em uma região onde hoje é a Ásia Menor. Posteriormente, suas relíquias foram trasladadas para uma Igreja em Constantinopla edificada em sua honra. Sua cabeça , porém, está guardada numa Igreja na Itália.
Cinquenta anos depois da morte de Teodoro, o imperador Juliano, o apóstata (361-363), querendo profanar a Grande Quaresma Cristã, ordenou que o Governador da cidade de Constantinopla desse uma ordem para que o sangue dos animais sacrificados para o culto aos ídolos fossem aspergido sobre os alimentos vendidos nas feiras, na primeira semana da Quaresma Cristã. Numa visão, São Teodoro apareceu ao Arcebispo de Constantinopla informando-lhe disto. Imediatamente o Arcebispo pediu a todos os cristãos que não comprassem alimentos naquela semana, pois haviam sido profanados, e que comessem apenas o «Kutiá» (trigo cozido com mel). O Megalomártir Teodoro é comemorado pela Igreja Ortodoxa nesta data e a cada primeiro sábado da Grande Quaresma.
Comemoração de São Hermógenes, Patriarca de Moscou e Toda Rússia
O Padre Mártir Ermogen, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, era descendente dos Don Cossacks. Segundo depoimento do próprio Patriarca, ele era sacerdote na cidade de Kazan em uma igreja, perto do bazar de Kazan, em nome de São Nicolau (Comm. 6 de dezembro e 9 de maio). Logo ele se tornou monge e a partir de 1582 foi arquimandrita do mosteiro do Salvador-Transfiguração em Kazan. Em 13 de maio de 1589 foi ordenado bispo e se tornou o primeiro metropolita de Kazan.
Durante o serviço de Sua Santidade o Patriarca em Kazan, ocorreu o aparecimento e descoberta do Ícone Milagroso da Mãe de Deus em Kazan no ano de 1579. Sendo então ainda apenas um sacerdote, mas com a bênção do então arcebispo de Kazan Jeremii , ele carregou o ícone recém-surgido do local de sua descoberta para a Igreja de São Nicolau. Possuindo notável talento literário, o próprio santo em 1594 compilou um relato sobre o aparecimento do ícone milagroso e os milagres realizados por meio dele. Em 1591, o santo reuniu os tártaros recém-batizados na igreja catedral e durante vários dias os instruiu na fé.
Em 1592 houve a transferência das relíquias de Santo Alemão, o segundo arcebispo de Kazan (Comm. 25 de setembro, 6 de novembro e 23 de junho), que morreu em Moscou em 6 de novembro de 1567 durante a época de uma peste pestilenta, e enterrado na Igreja de São Nicolau. Com a bênção do Patriarca Jó (1589-1605), Santo Ermógenes fez o novo sepultamento no Mosteiro da Uspenia de Sviyazhsk. Em 9 de janeiro de 1592, Santo Ermógenes dirigiu uma carta ao Patriarca Jó, na qual afirmava que em Kazan não se celebrava nenhuma lembrança particular dos soldados ortodoxos, que deram a vida pela fé e pela pátria abaixo de Kazan, e solicitou o estabelecimento de uma dia de memória. Ao mesmo tempo, ele relatou sobre três mártires que sofreram em Kazan por sua fé em Cristo - um dos quais era um russo chamado John (Comm. 24 de janeiro) nascido em Nizhny Novgorod e capturado pelos tártaros, enquanto o outros dois, – Estêvão e Pedro (Comm. 24 de março) eram tártaros recém-convertidos. O santo lamentou que esses mártires não tenham sido inseridos no sínodo lido no Domingo da Ortodoxia, e que a memória eterna não tenha sido cantada para eles. Em resposta a Santo Ermogen, o Patriarca emitiu um ukaz (decreto) de 25 de fevereiro, que decretou: - "para todos os soldados ortodoxos, mortos em Kazan e arredores de Kazan, celebrarem em Kazan e em toda a metrópole de Kazan uma panikhida em no sábado seguinte à festa (1º de outubro) de Pokrov / Proteção da Santíssima Mãe de Deus, e inscrevê-los no grande sinódico lido no domingo da Ortodoxia", e ordenou inscrever no sinódico também os três mártires de Kazan, confiando a Santo Ermógenes a marcação do dia da sua memória. Santo Ermógenes distribuiu o ukaz patriarcal por toda a sua diocese, acrescentando que em todas as igrejas e mosteiros eles deveriam celebrar a liturgia e a panikhida pelos três mártires de Kazan e deveriam lembrá-los também na litya e na liturgia de 24 de janeiro. Santo Ermógenes demonstrou zelo na fé e firmeza na observância das tradições da igreja, e preocupou-se com a iluminação dos tártaros de Kazan pela fé em Cristo.
Em 1595, com a participação ativa do santo, ocorreu a descoberta e abertura das relíquias dos Wonderworkers de Kazan: Sainted Gurii, o primeiro arcebispo de Kazan (Comm. 4 de outubro, 5 de dezembro, 20 de junho), e Sainted Varsonophii bispo de Tver' (Com. 4 de outubro, 11 de abril). O czar Feodor Ioannovich (1584-1598) deu ordens para erguer no mosteiro do Salvador-Transfiguração de Kazan uma nova igreja de pedra no local da primeira, onde os santos foram sepultados. Quando os túmulos dos santos foram descobertos, Santo Ermógenes veio com uma reunião de clérigos, ordenou que os túmulos fossem abertos e, tendo visto as relíquias intactas e os trajes dos santos, notificou o Patriarca e o czar. Com a bênção do Patriarca Jó e por ordem do czar, as relíquias dos milagres recém-aparecidos foram colocadas na nova igreja. O próprio Santo Ermógeno compilou as vidas dos santos hierarcas Gurii e Varsonophii.
Tendo sido dignado a posição arquipastoral - o metropolita Ermogen foi escolhido para a cátedra arqui-hierárquica (cadeira), e em 3 de julho de 1606 foi elevado à assembléia / sobor de hierarcas santos no trono patriarcal em Moscou Uspensky (Dormição) catedral. O Metropolita Isidor entregou ao Patriarca o cajado do Santo Hierarca Pedro, Maravilhas de Moscou (Comm. 5 de outubro, 21 de dezembro, 24 de agosto), e o czar deu de presente ao novo Patriarca uma panagia, embelezada com pedras preciosas, um klobuk branco e pessoal. À maneira antiga, o Patriarca Ermogen fez sua entrada montado em um burro.
A atividade do Patriarca Ermogen coincidiu com um período difícil para o Estado russo – a incursão do impostor, o Falso-Dimitrii, e do rei polaco Sigismundo III. O arqui-hierarca dedicou todos os seus poderes ao serviço da Igreja e da Pátria. O Patriarca Ermogen não estava sozinho nesta façanha: os seus abnegados compatriotas copiaram o seu exemplo e ajudaram-no. Com uma inspiração especial, Sua Santidade o Patriarca levantou-se contra os traidores e inimigos da Pátria, que queriam instalar o Uniatismo e o Catolicismo Ocidental na Rússia e eliminar a Ortodoxia, enquanto escravizavam a nação Russa. Quando o impostor chegou a Moscou e se instalou em Tushino, o Patriarca Ermogen despachou duas cartas aos traidores russos. Em um deles ele escreveu: "...Vocês esqueceram os votos de nossa fé Ortodoxa, na qual nascemos, batizados, nutridos e criados, vocês violaram o juramento e o beijo da cruz de permanecer até a morte por a casa da Santíssima Mãe de Deus e pelo reino de Moscou, mas me apaixonei por seu falso pretenso czarzinho... Minha alma dói, meu coração está doente, tudo dentro de mim agoniza, e todo o meu corpo estremece; eu choro e lamento com soluços: tende piedade, tende piedade, irmãos e filhos, de vossas próprias almas e de vossos pais que partiram e vivem... Considerai como nossa Pátria é devastada e saqueada por estrangeiros, que insultam os ícones sagrados e igrejas, e como sangue inocente é derramado, clamando a Deus. Pensem, contra quem vocês pegam em armas: não é contra Deus, que vos criou? Não é contra seus próprios irmãos? Vocês não devastam sua própria Pátria ?... Conjuro-vos em Nome de Deus, desistam do seu empreendimento, ainda há tempo, para que não pereçam no final ”. No segundo gramota/documento, o Arqui-hierarca apela: "Pelo amor de Deus, recupere o juízo e volte-se, alegre seus pais, suas esposas e filhos; e nós nos levantamos para orar a Deus por você..."
Logo o justo julgamento de Deus foi realizado sobre o ladrão Tushino: um destino triste e inglório se abateu sobre ele, assim como aconteceu com seu antecessor [outro falso-Dimitrii]; – ele foi morto por seus próprios associados próximos em 11 de dezembro de 1610. Mas Moscou continuou em perigo, uma vez que nela estavam situados os poloneses e os boiardos traidores, tendo traído Sigismundo III. Os gramoti/documentos, enviados pelo Patriarca Ermogen pelas cidades e aldeias, exortavam a nação russa a libertar Moscovo dos inimigos e a escolher um czar russo legítimo. Os moscovitas levantaram uma rebelião, em resposta à qual os polacos incendiaram a cidade e fecharam-se no Kremlin. Juntamente com os traidores russos, eles capturaram à força o Patriarca Ermogen do trono patriarcal e o aprisionaram sob guarda no mosteiro de Chudov. Na segunda-feira brilhante de 1611, a milícia russa aproximou-se de Moscou e iniciou o cerco ao Kremlin, que continuou por vários meses. Assediados dentro do Kremlin, os polacos enviaram muitas vezes mensageiros ao Patriarca com a exigência de que ordenasse à milícia russa que abandonasse a cidade, ameaçando, em caso de recusa, morte por execução. O santo respondeu com firmeza: "Quais são as suas ameaças para mim? Só a Deus eu temo. Se todos vocês, povo lituano, saírem do reino de Moscou, abençoarei a milícia russa para sair de Moscou, mas se permanecerem aqui, Abençoarei todos para se oporem a você e morrerem pela fé ortodoxa". Ainda na prisão, o sacerdote mártir Ermogen dirigiu uma carta final à nação russa, abençoando o exército libertador contra os invasores. Os comandantes russos não conseguiram chegar a um acordo sobre uma forma de tomar o Kremlin e libertar o seu arqui-hierarca. Ele adoeceu por mais de nove meses em um terrível confinamento e, em 17 de fevereiro de 1612, morreu como mártir de fome.
A libertação da Rússia, pela qual Santo Ermógenes defendeu com valor tão indestrutível, foi concluída com sucesso pela nação russa. O corpo do sacerdote mártir Ermogen foi enterrado no mosteiro de Chudov, mas em 1654 foi transferido para a Catedral Uspenie de Moscou. A glorificação do Patriarca Ermogen no posto de Hierarcas Santos ocorreu em 12 de maio de 1913.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (3
Marcos 16:9-20
Fragmento 71 - Naquela época, tendo Jesus ressuscitado na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E ela foi e contou aos que estavam com Ele, enquanto eles lamentavam e choravam. E eles, ouvindo que Ele estava vivo, e que tinha sido visto por ela, não creram. Depois disso, Ele apareceu sob outra forma a dois deles que caminhavam para o campo. E eles foram e contaram aos outros, mas eles não deram crédito a eles. Depois apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e repreendeu-os pela sua incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; mas aquele que não crer será condenado. E estes sinais seguirão aqueles que crerem: Em Meu Nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; imporão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados.” Ora, depois de o Senhor lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição, Tom 3:
Rejubilem-se os Céus / e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte, / Ele Que É o Primogênito dentre os mortos. / Arrancou-nos das profundezas do Inferno / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.
Tropárion de São Hermógenes, Tom 4:
Ó principal Hierarca da terra russa / e incansável defensor dela diante de Deus, / dando a tua vida pela Fé de Cristo e pelo teu rebanho, / tu livraste a tua terra da impiedade. / Por isso, bradamos a ti: / Salva-nos por tuas súplicas, // Ó Hieromártir Hermógenes, nosso pai!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Tom 6: Definhando na prisão e na fome, / tu permaneceste fiel até a morte, ó bendito Hermógenes, / expulsando a fraqueza dos corações do teu povo / e chamando todos para a luta comum. / Por isso, tu anulaste a rebelião dos ímpios / e tornaste nossa terra firme, / para que todos pudessem clamar a ti: // Alegra-te, ó ajudador da terra russa!
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Kondákion do Triódion, Tom 6: Ó Tu, guia para a sabedoria, / doador de prudência, instrutor dos tolos e defensor dos pobres: / Estabelece e concede entendimento ao meu coração, ó Mestre. / Concede-me fala, ó Palavra do Pai; / pois eis que não impedirei meus lábios de clamar a Ti: Ó Misericordioso, // tem misericórdia de mim que caí.
Prokímenon, Tom 8
R. Fazei votos e pagai-os ao Senhor vosso Deus (Sl. 75:11)
V. Conhecido É Deus em Judá, grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)
No 7º Tom:
O homem justo se alegrará no Senhor e n’Ele esperará.
Romanos 13:11-14:4
11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. 12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. 1 Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. 2 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar.
Aleluia, no 6º Tom:
É bom louvar ao Senhor e cantar o Teu Nome, ó Altíssimo.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Para proclamar pela manhã a Tua misericórdia e à noite a Tua verdade.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
No 4º Tom:
Teus sacerdotes serão vestidos de justiça, e Teus justos se alegrarão.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Mateus 6:14-21
Fragmento 17 - O Senhor disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.
Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor nos céus,
louvai-O nas alturas!
A memória do justo será eterna,
Ele não temerá más notícias.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
“Jejuamos por nossos pecados, pois vamos aproximar-nos dos sagrados mistérios”
Por que jejuamos durante estes quarenta dias? No passado, muitos se aproximavam dos sagrados mistérios temerariamente e sem nenhuma preparação, especialmente nestes dias em que Cristo entregou-se a si próprio. Por esse motivo, os Padres, conscientes do prejuízo que podia se derivar dessa aproximação irresponsável aos mistérios, julgaram oportuno prescrever quarenta dias de jejum, de orações, de escuta da Palavra de Deus e de assembleias, para que todos, diligentemente purificados pela oração, a esmola, o jejum, as vigílias, as lágrimas, a confissão e demais obras, possamos aproximar-nos dos sagrados mistérios com a consciência limpa, conforme nossa capacidade receptiva. A experiência nos diz que, com esta decisão unânime, asseguraram, inclusive para os tempos vindouros, algo grandioso e maravilhoso, conseguindo fazer-nos chegar à habitual observância do jejum.
De fato, ainda que durante o ano todo nós não nos cansamos de pregar e proclamar o jejum, ninguém presta atenção às nossas palavras. Por outro lado, apenas anunciando a Quaresma, ainda que ninguém incentive, ainda que ninguém exorte, até o mais negligente se reanima e acolhe as exortações e os estímulos que nos faz este mesmo tempo quaresmal.
Portanto, se alguém te pergunta por que jejuas, não digas que é pela Páscoa, nem sequer que é pela cruz. De fato, não jejuamos nem pela Páscoa nem pela cruz, mas por causa de nossos pecados, pois vamos aproximar-nos dos sagrados mistérios. Ademais, a Páscoa não é motivo de jejum ou de luto, mas de alegria e de júbilo.
Finalmente, a cruz tomou sobre si o pecado, foi expiação pelo mundo inteiro e reconciliação de um ódio entranhado, abriu às portas do céu, devolveu a amizade aos que antes eram inimigos, nos fez subir ao céu, colocou a nossa natureza à direita do trono, e nos concedeu outros bens inumeráveis. Por isso não devemos chorar e afligir-nos por todas estas coisas, mas sim rejubilar-nos e alegrar-nos. O próprio São Paulo disse: Deus me livre de gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. E novamente: A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores.
Neste mesmo sentido se expressa claramente São João: Deus tanto amou o mundo. Como o amou? Recusando-se perder todas as outras coisas, ergueu uma cruz. Depois de ter dito: Deus tanto amou o mundo, acrescentou: que entregou a seu Filho único para que o crucificassem, para que não pereça nenhum dos que creem nele, mas tenham a vida eterna. Portanto, se a cruz é motivo de amor e de glorificação, não digamos que nos afligimos por ela. Nunca, jamais choremos pela cruz, mas por nossos pecados. Por isso é que jejuamos.
São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (Séc. V)
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