segunda-feira, 31 de março de 2025

5ª Segunda-feira da Grande Quaresma


31 de Março de 2025 (CC) / 18 de Março (CE)
São Cirilo, Arcebispo de Jerusalém († 386)
Novo Hieromártir e Presbítero Demetrius; Virgem-mártir Natália (1938).
Venerável Monja Maria (Skobtsova), que padeceu em Ravensbruck (1945).
Ss Mártires Trophimus e Eucarpus de Nicomedia (300).
Venerável Ananias (Aninas), Hieromonge, do Eufrates.
Santo Mártir Eduardo, Rei da Inglaterra (978) (Celta & Bretanha).
10,000 Martyrs of Nicomedia.
São Tétrico, bispo de Langres ,na Gália (572-573)
Venerável Daniel, monge do Egito (séc. VI).
Venerável Cirilo de Astrakhan (1576).
Jejum Quaresmal
Tom 7



São Cirilo, Arcebispo de Jerusalém, nasceu em Jerusalém no ano 315 e foi criado na estrita piedade cristã. Tendo atingido a idade adulta, tornou-se monge e, no ano 346, tornou-se presbítero. No ano 350, após a morte do arcebispo Máximo, ele o sucedeu na sede da cátedra de Jerusalém.

Na dignidade de Patriarca de Jerusalém, São Cirilo lutou zelosamente contra as heresias de Ário e da Macedônia. Ao fazê-lo, atraiu sobre si a animosidade dos bispos arianizantes, que procuravam destituí-lo e bani-lo de Jerusalém.

No ano 351, em Jerusalém, na festa de Pentecostes, à terceira hora do dia, ocorreu um presságio milagroso: A Santa Cruz apareceu nos céus, brilhando com uma luz radiante. Estendia-se desde o Gólgota até o Monte das Oliveiras. São Cirilo relatou esse presságio ao Imperador ariano, Constâncio (351-363), na esperança de convertê-lo à Ortodoxia.

O herege Acácio – deposto pelo Concílio de Sárdica, foi anteriormente metropolita de Cesaréia e, em colaboração com o Imperador, resolveu destituir São Cirilo. Uma intensa fome atingiu Jerusalém, e São Cirilo gastou toda a sua riqueza em atos de caridade. Mas como a fome não diminuiu, o santo começou a penhorar itens da igreja, comprando com dinheiro trigo para os famintos. Os inimigos do Santo espalharam um boato escandaloso de que aparentemente tinham visto uma mulher na cidade dançando com trajes do clero. E aproveitando esse boato, os hereges expulsaram o santo à força.

O Santo encontrou abrigo com o bispo Siluan, em Tarso. Depois disso, um Concílio Local reuniu-se em Selêucia, no qual estiveram presentes cerca de 150 bispos, entre eles São Cirilo. O herético metropolita Acácio não quis permitir que ele tomasse assento, mas o Concílio não consentiu com isso. Acácio então renunciou ao Concílio e diante do Imperador e do Patriarca ariano, Eudóxio denunciou tanto o Concílio quanto São Cirilo. O Imperador mandou prender o Santo.

Quando o imperador Juliano, o Apóstata (361-363) subiu ao trono, aparentemente por piedade, revogou todos os decretos de Constâncio dirigidos contra os Ortodoxos. São Cirilo voltou ao seu rebanho. Mas depois de um certo tempo, quando Juliano se tornou seguro no trono, apostatou abertamente e renunciou a Cristo. Ele permitiu que os judeus começassem a reconstruir o Templo de Jerusalém que havia sido destruído pelos romanos, e até lhes forneceu uma parte dos meios para a construção com dinheiro do Estado. São Cirilo previu que as palavras do Salvador sobre a destruição do Templo até às suas próprias pedras (Lc 21: 6) sem dúvida aconteceriam, e a intenção blasfema de Juliano daria em nada. E assim, certa vez, ocorreu um terremoto tão poderoso que até mesmo os alicerces solidamente estabelecidos do antigo Templo de Salomão mudaram de lugar, e o que havia sido erguido novamente caiu e se despedaçou em pó. Mesmo assim, quando os judeus recomeçaram a construção, um fogo desceu do céu e destruiu as ferramentas dos trabalhadores. Um grande terror tomou conta de todos. E na noite seguinte apareceu nas vestes dos judeus o Sinal da Cruz, que eles de forma alguma puderam extirpar.

Após esta confirmação celestial da predição de São Cirilo, eles o baniram novamente, e o assento da cátedra foi ocupado por São Kyriakos. Mas São Kyriakos logo padeceu a morte de um mártir (+ 363, Com. 28 de outubro).

Depois que o Imperador Juliano morreu em 363, São Cirilo retornou à sua cátedra, mas durante o reinado do Imperador Valente (364-378) foi enviado ao exílio pela terceira vez. Foi somente sob o santo Imperador São Teodósio, o Grande (379-395) que ele finalmente retornou à sua atividade arquipastoral. No ano 381, São Cirilo participou do Segundo Concílio Ecumênico, que condenou a heresia de Macedônio e afirmou o Credal-Símbolo da Fé de Nicéia-Constantinopla.

Das obras de São Cirilo, destacam-se 23 Instruções (18 são Catequéticas para os que se preparam para aceitar o Santo Batismo e 5 são para os recém-batizados) e 2 Discursos sobre temas evangélicos: “Sobre o Paralítico” e “Sobre a Transformação”. da água em vinho em Caná".

Na base das Instruções Catequéticas está uma explicação detalhada do Símbolo da Fé. O Santo sugere que o cristão inscreva o Símbolo da Fé nas “tábuas do coração”. 

“Os artigos da fé – ensina São Cirilo – não foram compilados pela inteligência humana, mas reuniram neles tudo o que há de mais importante em toda a Escritura e, como tal, estão compilados num único ensinamento de fé. A semente, dentro de seu pequeno grão, contém dentro de si toda a sua infinidade de ramos; assim também a fé em suas diversas declarações combina todos os ensinamentos piedosos do Antigo e do Novo Testamentos".

São Cirilo morreu no ano 386.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!  
HORA SEXTA

Isaías 37:33-38:6

Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade. Não levantará uma arma contra ela, não irá trazer perante ela um escudo, nem fará uma tranqueira ao seu redor. Entretanto, da maneira pela qual ele veio da mesma maneira deverá retornar; e não entrará nesta cidade. Assim diz o Senhor. Eu protegerei esta cidade a fim de salvá-la, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. Então o anjo do Senhor saiu e matou, do arraial dos assírios, a cento e oitenta e cinco mil. Eles se levantaram pela manhã e encontraram todos esses corpos mortos. E Senaqueribe, rei da Assíria, voltou-se e partiu, habitando em Nínive. Todavia, quando ele estava adorando Nisroque, deus do seu país, na sua casa, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, feriram-no com espadas, fugindo para a Armênia. E Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Sucedeu, naquele tempo, que Ezequias esteve doente para morrer. E o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Dá ordens relativas a tua casa; porquanto morrerás, e não viverás. Então Ezequias virou o seu rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: Lembra-te, Senhor, de como tenho andado diante de ti em verdade, com um coração fiel, e de que tenho feito o que é do teu agrado. E Ezequias chorou amargamente. A palavra do Senhor veio a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas. Eis que irei acrescentar ao teu tempo quinze anos. Eu te livrarei e a esta cidade das mãos do rei da Assíria; e defenderei esta cidade.

VÉSPERAS

Gênesis 13:12-18

Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló habitou em uma cidade das redondezas, armando a sua tenda em Sodoma. Os homens de Sodoma, entretanto, eram maus e excessivamente pecaminosos diante de Deus. E Deus disse a Abrão, depois que Ló partiu, separando-se dele: Olha para cima, com os teus olhos; do lugar onde estás agora olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o mar. Porque toda a terra que vês eu irei dá-la a ti e à tua descendência, para sempre; e farei a tua descendência como o pó da terra. Se alguém for capaz de contar o pó da terra, então será a tua descendência também contada. Levanta-te a percorrer a terra, tanto no seu comprimento como na sua largura, pois hei de concedê-la a ti e à tua descendência, para sempre. Então Abrão, desmanchando a sua tenda, foi-se e habitou junto ao carvalho de Manre, que estava em Hebrom. E, lá, ele construiu um altar ao Senhor.

Provérbios 14:27-15:4

O mandamento do Senhor é uma fonte de vida, e faz com que os homens se desviem do laço da morte. Em uma nação populosa repousa a glória do rei, mas na falta de pessoas está a ruína do príncipe. O homem lento para a ira é rico em sabedoria; o de espírito impaciente, contudo, é um grande tolo. O homem humilde de espírito traz cura ao coração; entretanto, o coração sensível demais é uma corrupção dos ossos. Aquele que oprime aos necessitados provoca o seu Criador, mas o que o honra tem piedade dos pobres. O ímpio será derrubado pela sua malícia, contudo aquele que está firme em sua própria santidade é justo. No bom coração de um homem há sabedoria; no coração dos tolos, entretanto, ela não é encontrada. A justiça exalta as nações, mas os pecados fazem diminuir os povos. Um servo entendido é aceitável para o rei, e por seu bom comportamento ele remove a desgraça. Até mesmo aos sábios a raiva aniquila. Uma resposta submissa desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios conhece o que é bom; a boca dos tolos, porém, diz coisas más. Os olhos do Senhor veem tanto o bem como o mal, em todos os lugares. A língua saudável é árvore de vida, e aquele que a guarda será galardoado com o entendimento.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário