15 de Janeiro de
2013 (CC) 02 de Janeiro (CE)
PRÉ-FESTA DA TEOFANIA
S. Silvestre, papa de Roma († 335); S. Silvestre de Troina (it. gr. †
1164); S. Serafim de Saróv, mon. († 1833).
2 Timóteo
3:16-4:4
16 Toda Escritura é divinamente inspirada
e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em
justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e
perfeitamente preparado para toda boa obra. 1 Conjuro-te diante de
Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e
pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo,
admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo
de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios
desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se
voltarão às fábulas.
Lucas 19:45-48
45 Então, entrando ele no templo, começou
a expulsar os que ali vendiam, 46 dizendo-lhes: Está escrito: A
minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de
salteadores. 47 E todos os dias ensinava no templo; mas os
principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam
matá-lo; 48 mas não achavam meio de o fazer; porque todo o povo
ficava enlevado ao ouvi-lo.
A Efusão Do Espírito Santo Sobre a Humanidade
São Cirilo de Alexandria |
Determinou,
portanto, o tempo em que o Espírito Santo desceria sobre nós, isto é, o da
vinda de Cristo, prometendo com estas palavras:
“Naqueles dias (a saber, nos dias do Salvador), derramarei meu Espírito sobre todo ser
humano (Jl 3,1).
Quando esse
tempo de imensa e gratuita liberalidade trouxe ao mundo o Filho Unigênito
encarnado, isto é, como homem nascido de mulher, segundo a Sagrada Escritura,
novamente Deus Pai nos concedeu o seu Espírito, sendo Cristo o primeiro a
recebê-lo como primícias da natureza renovada. João Batista o testemunhou
dizendo:
“Eu vi o Espírito descer do céu, e permanecer sobre
ele” (Jo
1,32).
Afirma-se que
Cristo recebeu o Espírito enquanto homem e enquanto convinha ao homem
recebê-lo; embora seja Filho de Deus Pai e gerado de sua substância, mesmo
antes da encarnação, e mais ainda, antes de todos os séculos, não se ofende ao
ouvir Deus Pai declarar-lhe, depois que se fez homem:
“Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei” (Sl 2,7).
O Pai diz que
foi gerado hoje aquele que antes dos séculos era Deus, gerado por ele, para
receber-nos em Cristo como filhos adotivos. Com efeito, toda a natureza humana
se encontra em Cristo enquanto homem. Assim o Pai dá ao Filho seu próprio
Espírito, a fim de que em Cristo também nós o recebamos. Por esse motivo,
Cristo veio em auxílio da descendência de Abraão, como está escrito, e
tornou-se em tudo semelhante a seus irmãos.
O Unigênito
de Deus não recebeu o Espírito Santo para si mesmo; com efeito, esse Espírito
que é seu, nos é dado nele e por ele, como já dissemos antes, pois, tendo-se
feito homem, tinha em si a totalidade da natureza humana, a fim de restaurá-la
toda e restituir-lhe a integridade original. Podemos ver assim – se quisermos
aplicar um reto raciocínio e os testemunhos da Escritura – que Cristo não
recebeu o Espírito Santo para si mesmo, mas para que o recebêssemos nele; pois
é também por ele que recebemos todos os bens.
São Cirilo de Alexandria,
(Séc. V)
Comentário sobre o
Evangelho de São João
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