domingo, 24 de agosto de 2014

11º Domingo Depois de Pentecostes



24 de Agosto de 2014 (CC) / 11 de Agosto (CE)
Pós-festa da Transfiguração
Jejum da Dormição da Santíssima Mãe de Deus
S. Éuplio de Catânia, mártir († 304).




O Mártir Arquidiácono Euplus padeceu no ano 304 sob os imperadores Diocleciano (284-305) e Maximiano (284-305). Euplus serviu na cidade siciliana de Catania. São Euplus sempre levar consigo o Evangelho e constantemente falava aos pagãos a respeito de Cristo. Uma vez, enquanto lia e explicava o Evangelho para a multidão reunida, fora preso  e levando perante o governador da cidade, Calvisiano. São Euplus confessou-se cristão e denunciou a impiedade da idolatria. Condenado a sofrer torturas, jogaram o santo ferido na prisão, onde ficaria em oração por 7 dias. O Senhor fez jorrar uma fonte de água de dentro da prisão a fim de extinguir a sede do mártir. Levado a julgamento pela segunda vez, revigorado e alegre, novamente confessou sua fé em Cristo e denunciou o torturador de derramar o sangue de cristãos inocentes. O juiz mandou arrancar as orelhas e cortar a cabeça do santo. Quando eles levaram o santo para a execução, penduraram o Evangelho em seu pescoço. Havendo pedido um tempo para a orar, o Arquidiácono recomeçou a ler e explicar o Evangelho às pessoas. Muitos dos pagãos creram em Cristo. Então um dos soldados pegou o Arquidiácono e o degolou com uma espada.



Troparion - Modo 2
Quando Te entregaste a morte, ó Vida Imortal,/ aniquilaste os infernos pelo esplendor de Tua Divindade;/ e quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra,/ todas as potências celestes exclamaram:/ Ó Cristo nosso Deus, ó Autor da Vida Senhor, glória a Ti

Kondakion - Modo 2
Tu Te levantaste da tumba, ó Salvador Onipotente,/ e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo,/ e os mortos ressuscitaram de seus túmulos./ Adão e toda a Criação se alegram Contigo,/ e o mundo, ó Salvador meu, Te louva para sempre.

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos cristãos e nossa Medianeira ante o Criador/ Não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores;/ mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és/ Pois, te invocamos com fé./ Roga por nós junto de Deus,/ Tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Troparion do Santo Mártir Euplus, de Catânia – Modo 4
Em seus sofrimentos, ó Senhor, / Teu mártir Euplus recebeu de Ti, ó nosso Deus, coroa imperecível,/ pois, tomado de Teu poder, / aviltou os torturadores e esmagou a débil ousadia dos demônios./ Por suas súplicas, salva, Senhor, as nossas almas.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Kondakion do Santo Mártir Euplus, de Catânia – Modo 4
Segurando as leis de Cristo em tua mão, / estando em pé na arena diante do inimigo, clamaste: / "Eu me propus sofrer com firmeza"!/ Então, jubiloso inclinaste o teu pescoço,/ padeceste a decapitação pela espada e assim completaste a tua carreira.

Theotokion
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus,/ na pureza selada, preservaste a tua virgindade./ Verdadeiramente Mãe, és reconhecida que deste à luz o Verdadeiro Deus./ Roga a Ele que salve as nossas almas!

Prokímenon

O Senhor é minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação. (Sl 118,14)

O Senhor severamente me castigou,
mas não me entregou à morte. (Sl 118, 18)

1 Coríntios 9:2-12

Se para outros não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, porque vós sois no Senhor o selo do meu apostolado. Esta é a minha defesa contra os que me denigrem. Não temos nós porventura o direito de comer e beber? Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho? Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Trata-se, acaso, de simples norma entre os homens? Ou a lei não diz também o mesmo? Na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha {Dt 25,4}. Acaso Deus tem dó dos bois? Não é, na realidade, em atenção a nós que ele diz isto? Sim! É por nós que está escrito. Quem trabalha deve trabalhar com esperança e igualmente quem debulha deve debulhar com esperança de receber a sua parte. Se entre vós semeamos bens espirituais, será, porventura, demasiada exigência colhermos de vossos bens materiais? Se outros se arrogam este direito sobre vós, não o temos muito mais? Entretanto, não temos feito uso deste direito: sofremos tudo para não pôr obstáculo algum ao Evangelho de Cristo.



Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação; 

te proteja o nome do Deus de Jacó! 


Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, o teu povo 
e abençoa a tua herança! 


Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 18:223-35

Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.


COMENTÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário