08 de Agosto de 2014 (CC) / 26 de Julho (CE)
S. Parasceve, mártir († c. 140); Ss. Hermolau, Hermipo e Hermócrates, mártires († 312).
1 Coríntios 14:26-40; Mateus 21:12-14, 17-20
S. Parasceve, mártir († c. 140)
Parasceva nasceu em Roma de pais cristãos e desde sua juventude foi instruída na fé em Cristo. Com grande fervor, Parasceva se esforçava para cumprir todos os mandamentos de Deus em sua vida. Possuindo uma fé ardorosa e vivendo de acordo com seu fervor, Parasceva guiava outros no caminho da salvação.
Quando seus pais morreram Parasceva distribuiu toda a sua propriedade entre os pobres e foi tonsurado monja. Como monja, pregou a fé em Cristo, com um zelo ainda maior, não escondendo de ninguém, mesmo que naquela época onde as autoridades romanas deflagravam sangrenta perseguição à Fé Cristã.
Acusada primeiramente por judeus perversos, Parasceva foi proibida de pregar a Fé. Ela foi levada a julgamento perante o Imperador Antonino. Todas as lisonjas do Imperador em nada a levou a vacilar na fé. Ele, então, a submeteu a tormentos de fogo e nela colocou um capacete quente de cor vermelha em sua cabeça. O Senhor a salvou milagrosamente e Parasceva foi libertada e deixou Roma.
Novamente Parasceva viajava de cidade em cidade para converter os povos pagãos à verdadeira fé. Em duas cidades ela foi novamente levada antes os príncipes e juízes e foi torturada por amor ao seu Senhor, ao mesmo tempo que operava grandes milagres e pelo poder de Deus rapidamente se recuperava de suas dores e feridas. Os pagãos, como sempre, atribuíam seus milagres à magia e seu poder de recuperação à mercê de seus deuses. São Parasceva uma vez disse ao um príncipe que a torturava:
"Não são teus deuses, ó Príncipe, que me curou, mas o meu Cristo, o Deus Verdadeiro."
Finalmente, o Príncipe Tarasius a decaptou. Assim, esta santa terminou gloriosamente a sua frutífera vida. Suas relíquias foram posteriormente traduzidas para Constantinopla. Parasceva Glorificou a Cristo Cristo, no segundo século.
Ss. Hermolau († 312).
Hermolaus era um padre em Nicomédia, durante o reinado do imperador Maximiano. Ele estava entre os dois mil mártires quem o Imperador condenou a serem queimados juntamente com a igreja (28 de dezembro). De alguma forma Hermolaus, naquela ocasião, escapou da morte com dois outros sacerdotes, Hermippas e Thermocrates. Hermolaus batizou São Pantaleão, com quem foi levado a julgamento, torturado e finalmente decapitado. Hermippas e Thermocrates padeceram com eles e todos foram coroados com as coroas de vitória e glória no Reino de Cristo. Estes santos mártires glorificaram a Cristo com suas mortes no ano 304.
fffveee
1 Coríntios 14:26-40
26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem. 30 Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam cosolados; 32 pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; 33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja. 36 Porventura foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? 37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 38 Mas, se alguém ignora isto, ele é ignorado. 39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. 40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Mateus 21:12-14, 17-20
12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; 13 e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. 14 E chegaram-se a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou. 17 E deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. 18 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. 20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário