quinta-feira, 7 de agosto de 2014

9ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

07 de Agosto de 2014 (CC) / 25 de Julho (CE)
Dormição de S. Ana, mãe da Theotókos;
Santa Olympia, Diaconisa e Confessora
1 Coríntios 14:6-19; Mateus 20:17-28



Sant’Anna, mãe da Santa Mãe de Deus, era descendente da tribo de Leví. Seu pai era um sacerdote de nome Matzán, e sua mãe Maria. Anna tinha duas irmãs, uma com o mesmo nome de sua mãe, Maria, e a outra chamada Sovín. Maria teve uma filha, de nome Salomé; Soví também teve uma filha, Elizabeth, e Ana concebeu a Santíssima Virgem Maria.

Santa’Anna foi digna de ter a honra e a felicidade de conceber esta única filha que se tornou a Mãe do Salvador do mundo. Terminado o período de amamentação de Maria, Anna consagrou a Deus a sua filha, e passou o resto de sua vida em jejum e orações, praticando a caridade para com os pobres e desvalidos. Ao final dos seus dias, em paz entregou a Deus a sua alma, recebendo como herança bondades eternas que o Senhor mesmo assegurou quando disse que «os justos, ainda em vida, desfrutarão da eternidade».

Tropário (4º tom)
Trouxeste no teu seio aquela que deu à luz a vida,
a puríssima Mãe de Deus, ó Anna, divinamente sábia!
É por isso que, jubilosa, levaste à herança celeste
o tabernáculo glorioso dos que rejubilam.
Por aqueles que te veneram com amor,
ó sempre bem-aventurada,
roga a Cristo Deus pelo perdão dos seus pecados.

Kondakion (2º tom)
Festejemos hoje a memória dos antepassados de Cristo,

pedindo com fé o seu socorro
para sermos libertados de toda a aflição,

nós que clamamos: protege-nos, ó Deus,

Tu que na tua bondade os glorificaste.



Santa Olympia, Diaconisa e Confessora


Santa Olimpíada era filha de importante e conhecido dignitário e nasceu em Constantinopla aproximadamente por volta do ano de 366. Seu avô por parte da mãe ocupava importante posto na corte do imperador Constantino, o Grande. Desde a tenra idade Olimpíada foi prometida, mas o seu noivo morreu antes do casamento. Olimpíada resolveu permanecer virgem e dedicar-se a serviço de Deus. Ela herdou grande propriedade. Considerando a riqueza uma propriedade de Deus, Olímpia distribuía-a aos pobres, às igrejas, aos mosteiros, às casas para hospedar estranhos, prisões e lugares de exílio. Na narrativa de sua vida consta que ela nunca recusou ajuda a ninguém.

Pela sua vida bondosa, o Patriarca de Constantinopla, Nectario (381-397) sagrou-a diaconisa. Seu sucessor na cátedra de Constantinopla São João Crisóstomo respeitava muito seus feitos bondosos. Ele escreveu-lhe algumas cartas que ficaram guardadas na coletânea de suas composições e representam grande preciosidade espiritual. Os inimigos de São João Crisóstomo depuseram-no da cátedra, exilando-o, e também se armaram contra Santa Olímpia. Os últimos anos de sua vida ela passou em numerosas provações penosas. Morreu em Nicomídia por volta do ano 410. No tempo do patriarcas Sérgio (610-638) os restos mortais de Santa Olímpia foram transladados para um mosteiro feminino que foi fundado por ela em Constantinopla. Foram descritos alguns milagres e curas pelos seus restos mortais.

fffveee
1 Coríntios 14:6-19

     6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?    7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?    8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?    9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.    10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação.    11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim.    12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja.    13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar.    14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.    15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.    16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?    17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.    18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.    19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.   

Mateus 20:17-28

     17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse:    18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte,    19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.    20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido.    21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.    22 Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.    23 Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai.    24 E ouvindo isso os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.    25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles.    26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;    27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;    28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário