quarta-feira, 4 de março de 2015

2ª Terça-feira da Grande Quaresma



2ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
2ª Terça-feira da Grande Quaresma
03 de Março de 2015 (CC) - 18 de Fevereiro (CE)
São Leão, o Grande, papa de Roma (†461)
5º Modo 



São Leão, Papa de Roma (440-461), era muito conhecido por sua devoção e por sua erudição. Como um verdadeiro pastor, defendeu incansavelmente os ensinamentos e a ortodoxia da fé cristã contra as heresias maniqueístas e de eutiques durante o Quarto Concilio Ecumênico, realizado na Calcedônia. No ano 452, São Leão com força de sua palavra deteve Atila, rei dos Hunos que tencionava devastar Roma. No ano 455, convenceu Genserico, rei dos Vândalos a não assassinar os romanos nem colocar fogo na cidade. Por causa de sua forte devoção e por defender a fé foi chamado de “Magno” ( o Grande). São Leão faleceu no ano de 461, deixando uma mensagem a Flaviano, Patriarca de Constantinopla, defendendo a dupla natureza de Jesus Cristo (Divina e Humana). Deixou diversos escritos, entre eles sermões e cartas. Suas santas relíquias estão em um altar lateral, na Catedral de São Pedro, em Roma. 
Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA

Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor. 8 Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra! 9 A meus ouvidos disse o Senhor dos exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores. 10 E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa. 11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! 12 Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. 13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.  14 Por isso o Seol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam. 15 O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam. 16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça. 


VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

8 Mas Caim disse a Abel, seu irmão: "Vamos para o campo." E aconteceu que, quando eles estavam no campo, levantou-se Caim contra seu irmão Abel e o matou.
9 O Senhor Deus disse a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" e ele replicou, "Eu não sei. Serei eu o guardador do meu irmão?"
10 E Deus disse: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama por mim da terra.
11 Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão da tua mão.
12 Quando a lavrares, então, ela não deverá continuar a dar-te a sua força; estarás gemendo e tremendo na terra."
13 E Caim disse ao Senhor Deus: "Grande é o meu crime para que seja perdoado.
14 Se me lanças neste dia da face da terra, e eu ficarei escondido da tua presença, e estarei a gemer e a tremer sobre a terra, então acontecerá que qualquer que me encontrar me matará."
15 Mas o Senhor Deus disse-lhe: "Não é assim; qualquer um que matar Caim sofrerá vingança sete vezes maior." E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atende à minha sabedoria; inclinão teu ouvido à minha prudência; 2 para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento. 3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; 4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. 6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. 8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; 9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis; 10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro, 11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! 14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia. 15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário