quarta-feira, 11 de março de 2015

3ª Terça-feira da Grande Quaresma

3ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
3ªTerça-feira da Grande Quaresma
11 de Março de 2015 (CC) - 24 de Fevereiro (CE)
São Tarásios, Patriarca de Constantinopla (†806)
6º Modo 



São Tarásios nasceu no ano 730. Recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai, o prefeito de Constantinopla. Tarásios era de caráter zeloso, de tal forma que foi nomeado pelo imperador para um alto cargo imperial. Enfrentou, em Deus, todas as tentações próprias da sociedade, cheia de luxo. No século VIII, foi a heresia iconoclasta promovida pelo imperador Leão que, não compreendendo, aponta o culto às imagens como uma prática de idolatria. Ao assumir o patriarcado São Tarásios combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas, tinha um grande espírito de serviço, a ponto de dizer, ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: «Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveu para servir e não para ser servido». São Tarásios governou sabiamente a Igreja durante 22 anos, tempo em que levou uma vida estritamente ascética. Gastou todo o seu dinheiro em obras de caridade, alimentando e levando conforto aos idosos, empobrecidos, viúvas e órfãos. Morreu no ano 806 dC, e antes da sua morte, é dito que o diabo, tendo investigado sua vida desde a época de sua juventude, tentou forçar o santo a admitir pecados que não havia cometido. «Eu sou inocente do que me acusas», ele respondeu, «e falsamente me difamas. Tu não tens mais poder sobre mim». O corpo de São Tarásios foi sepultado num mosteiro que ele construiu sobre o Bósforo. Vários milagres ocorreram, desde então, no seu túmulo.
Tropário 4° Modo
A verdade das tuas obras,
tornou-se regra de fé para o teu rebanho,
modelo de doçura e mestre de temperança.
Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação
e, pela tua pobreza, a riqueza.
Intercede, pois, a Cristo nosso Deus,
ó nosso santo pai e hierarca Tarásios,
pela salvação de nossas almas!
Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA

Isaías 9:9-10:4

9 E todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samária, os quais em soberba e altivez de coração dizem: 10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos. 11 Pelo que o Senhor suscita contra eles os adversários de Rezim, e instiga os seus inimigos,  12 os sírios do Oriente, e os filisteus do Ocidente; e eles devoram a Israel à boca escancarada. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 13 Todavia o povo não se voltou para quem o feriu, nem buscou ao Senhor dos exércitos.  14 Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia. 15 O ancião e o varão de respeito, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse e a cauda. 16 Porque os que guiam este povo o desencaminham; e os que por eles são guiados são devorados. 17 Pelo que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus órfãos e das suas viúvas; porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 18 Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta; e eles sobem ao alto em espessas nuvens de fumaça. 19 Por causa da ira do Senhor dos exércitos a terra se queima, e o povo é como pasto do fogo; ninguém poupa ao seu irmão. 20 Se colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço. 21 Manassés será contra Efraim, e Efraim contra Manassés, e ambos eles serão contra Judá. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 1 Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; 2 para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! 3 Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? a quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza? 4 Nada mais resta senão curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.



VÉSPERAS

Gênesis 7:1-5

1 O Senhor Deus disse a Noé: "Entra, tu e toda a tua família na arca, porque te tenho achado justo diante de mim nesta geração.
2 E dos animais domésticos limpos toma para ti sete pares, machos e fêmeas; e dos animais imundos toma pares, machos e fêmeas.
3 E das criaturas voadoras do céu, que são limpas, sete pares, machos e fêmeas; e, de todas as criaturas voadoras imundas, pares, machos e fêmeas, para manterem as suas sementes em toda a terra.
4 Pois, ainda mais sete dias e eis que Eu trago a chuva sobre a terra, por quarenta dias e quarenta noites; e Eu irei exterminar com toda a geração que tenho feito da face de toda a Terra."
5 E Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe ordenara.

Provérbios 8:32-9:11


32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. 33 Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. 34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. 35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. 1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas; 2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa. 3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: 4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: 5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. 6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. 7 O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha. 8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. 9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. 10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. 11 Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário