segunda-feira, 9 de março de 2015

3ª Segunda-feira da Grande Quaresma

3ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
3ª Sexta-feira da Grande Quaresma
09 de Março de 2015 (CC) - 22 de Fevereiro (CE)
1° e 2° Encontro da cabeça de São João Batista, o Precursor
6º Modo 



O primeiro lugar onde foi encontrada a cabeça de São João Batista foi próximo ao Palácio de Herodes, onde Herotíades viu sobre uma bandeja a cabeça do homem que anunciava a verdade e denunciava as imoralidades. Reza a tradição que, posteriormente, pediu que a cabeça fosse enterrada próximo ao palácio. Naquele lugar ficou enterrada a sagrada cabeça de São João Batista até o  século IV, quando  dois monges que iam visitar o Santo Sepulcro, em Jerusalém,  avisados em sonho pelo Precursor, a encontraram.  Os monges levaram a cabeça do Precursor consigo para Síria. Depois da morte destes monges, a cabeça foi guardada por vários fiéis até que seu paradeiro foi perdido, sendo reencontrada pelo imperador Valentino. Pode-se atestar assim  que o Senhor não deixa que se percam, não só as almas dos homens santos que anunciaram o Evangelho, mas também seus ossos. Por serem suas almas santificadas, seus corpos também tornam-se santos, pois são recipientes da alma.
Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA


Isaías 8:13-9:7

13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. 15 E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. 16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. 17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. 18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião. 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos? 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. 21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e, tendo fome, se agastarão, e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, olhando para o céu em cima; 22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados. 1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. 2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. 3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. 4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. 5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.   

VÉSPERAS

Gênesis 6:9-22

 9 Estas são as gerações de Noé. Noé era um homem justo, sendo perfeito em sua geração; Noé pareceu muito agradável a Deus.
10 Gerou Noé três filhos, Sem, Cam e Jafé.
11 Porém, a Terra estava corrompida diante de Deus. E a Terra se encheu de iniquidade.
12 O Senhor Deus olhou a Terra e ela estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra.
13 E o Senhor Deus disse a Noé: "O tempo de todos os homens é chegado diante de mim. Porque a Terra foi preenchida com iniquidade por eles; e eis que eu irei destruí-los e também a Terra.
14 Faze para ti, por este motivo, uma arca quadrada de madeira; farás compartimentos na arca, e a cobrirás por dentro e por fora com betume.
15 Assim farás a arca: de trezentos côvados será o seu comprimento, e de cinqüenta côvados será a sua largura, e de trinta côvados a altura.
16 Estreitarás a arca ao construí-la, e em um côvado acima a completarás; e a porta da arca farás ao seu lado. Com primeiro, segundo e terceiro andar a farás.
17 Eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a Terra, para destruir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; e tudo o que existe sobre a terra perecerá.
18 Eu estabeleço a minha aliança contigo; entra na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19 De todos os animais domésticos e de todos os répteis e animais selvagens, de todos eles, de toda a carne farás entrar por pares na arca, para que possas alimentá-los como a ti mesmo; machos e fêmeas deverão ser.
20 De todas as aves que voam, segundo as suas espécies, e de todo os animais domésticos,  segundo as suas espécies, e de todos os répteis que rastejam na terra, segundo as suas espécie, em pares todos eles virão a ti, masculino e feminino, para serem alimentados como a ti mesmo.
21 Tu, pois, toma para ti de todos os tipos de alimentos que comes; e os ajuntarás para ti; e deverão ser para ti e eles comerem."
22 Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe mandara; assim ele fez.

Provérbios 8:1-21

1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz? 2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca. 3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando: 4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. 5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria. 6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade. 7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.  8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa. 9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. 10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição. 13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio. 14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. 15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo. 16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra. 17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão. 18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida. 20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça, 21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.




Homilia de São Basílio, o Grande, Bispo de Cesareia (sec. IV)  

Acerca da Humildade


"Não se glorie o sábio de seu saber, não se glorie o forte de sua força, nem o rico de suas riquezas (Jr 9,22). Qual é então o verdadeiro motivo de glória e em que consiste a grandeza do homem? Quem se gloria – diz a Escritura – glorie-se nisto: em conhecer e compreender que eu sou do Senhor (Jr 9,23). A nobreza do homem, a sua glória e a sua dignidade consistem em saber onde está a verdadeira grandeza, aderir a ela e buscar a glória que procede do Senhor da glória. Diz efetivamente o Apóstolo: Quem se gloria, glorie-se no Senhor. Estas palavras encontram-se na seguinte passagem: Cristo se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor” (1Cor 1,31). Por conseguinte, é perfeito e legítimo nos gloriarmos no Senhor quando, longe de orgulhar-nos de nossa própria justiça, reconhecemos que estamos realmente destituídos dela e só pela fé em Cristo somos justificados.

É nisto que Paulo se gloria: desprezando sua própria justiça, busca apenas a que vem por meio de Cristo, ou seja, a que se obtém pela fé e procede de Deus; para assim conhecer a Cristo, o poder de sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, configurando-se à sua morte, na esperança de alcançar a ressurreição dos mortos. Aqui desaparece todo e qualquer orgulho. Nada te resta para que te possas gloriar, ó homem, pois tua única glória e esperança está em fazeres morrer tudo que é teu e procurares a vida futura em Cristo. E como possuímos as primícias desta vida, já a iniciamos desde agora, uma vez que vivemos inteiramente na graça e no dom de Deus. 

É certamente Deus quem realiza em nós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente(Fl 2,13). E é ainda Deus que pelo seu Espírito nos revela a sabedoria que, de antemão, destinou para nossa glória. Deus nos concede força e resistência em nossos trabalhos. Tenho trabalhado mais do que os outros – diz também Paulo – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo (1Cor 15,10). Deus nos livra dos perigos para além de toda esperança humana. Experimentamos, em nós mesmos, – diz ainda o Apóstolo – a angústia de estarmos condenados à morte. Assim, aprendemos a não confiar em nós mesmos, mas a confiar somente em Deus que ressuscita os mortos. Ele nos livrou, e continuará a livrar-nos, de um tão grande perigo de morte. Nele temos firme esperança de que nos livrará ainda, em outras ocasiões (2Cor 1,9-10)."





Nenhum comentário:

Postar um comentário