quarta-feira, 11 de março de 2015

3ª Quarta-feira da Grande Quaresma

3ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
11 de Março de 2015 (CC) - 26 de Fevereiro (CE)
São Porfírio de Gaza, bispo (†420); Santa Photini
6º Modo 




Nascido por volta do ano de 353, em Tessalônica, Grécia, São Porfírio foi para o Egito aos vinte e cinco anos. Em seguida, foi à Palestina onde viveu por cinco anos numa gruta perto do rio Jordão, o que lhe gerou uma grave enfermidade. Foi lá também que conheceu Marcos, que se tornou seu fiel discípulo. O santo distribuiu tudo o que possuía aos pobres e, para manter-se, trabalhava arduamente em um curtume na Cidade Santa. Neste trabalho permaneceu por mais de quarenta anos, foi ordenado sacerdote e mais tarde bispo de Gaza pelo patriarca de Jerusalém. São Porfírio exerceu grande influência na política e na religião de seu tempo. Chegou a conseguir da Imperatriz Eudóxia um memorial que abolia os templos pagãos de Gaza e da redondeza. Morreu por volta do ano 420. 
Comemoração de Santa Photini 
Santa Photini viveu na Palestina do primeiro século. Ela é a mulher samaritana que Cristo encontrou e pediu água. Foi ela quem aceitou a "água viva" que lhe fora oferecida pelo próprio Cristo, arrependendo-se dos seus muitos pecados (João 4:5-42), e anunciou às pessoas de sua cidade que encontrara o Cristo. Por isso, é tida por muitos como a primeira a anunciar o Evangelho de Cristo. Seu testemunho convertera suas cinco irmãs: Santas Anatole, Phota, Photis, Paraskeva e kyriake, assim como seus dois filhos Victor e José. Todos estes se tornaram incansáveis evangelistas ​​para Cristo. 
Os apóstolos de Cristo ao batizarem a Mulher Samaritana deram-lhe o nome de Photini, que significa "a iluminada". Photini é lembrada pela Igreja como uma Santa Mártir e Igual aos Apóstolos.  
Depois dos martírios dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Santa Photini e sua família deixaram sua terra natal (Sicar, em Samaria) e foram anunciar o Evangelho de Cristo em Cartago, uma rica e próspera cidade situada ao norte da África (atual Tunísia), na época a quarta maior cidade do Império Romano. 
Durante o reinado do imperador Nero, no primeiro século, fora deflagrada uma cruel e terrível perseguição contra os cristãos. Santa Photini já estava morando em Cartago com seu filho mais novo, José. Seu filho mais velho, Victor, lutou bravamente no exército romano contra os bárbaros, e foi nomeado comandante militar na cidade de Atália (Ásia Menor). Mais tarde, Nero o chamou para a Itália para prender e punir os cristãos. 
Sebastian, um oficial na Itália, disse a Victor: "Eu sei que você, sua mãe e seu irmão, são seguidores de Cristo. Como amigo eu lhe aconselho a se submeter à vontade do Imperador. Se você fornecer informações sobre qualquer cristão, receberá sua riqueza. Vou escrever para a sua mãe e seu irmão, pedindo-lhes para não pregar a Cristo em público e a praticar secretamente sua fé."  
Victor respondeu: "Eu quero ser um pregador do cristianismo como a minha mãe e irmão." Sebastian lhe disse: "Ó Victor, todos nós sabemos as desgraças que esperam por você, sua mãe e seu irmão." Então Sebastian, repentinamente, sentiu uma dor aguda nos olhos, seu rosto ficou sombrio e tomado de espanto.  
Durante três dias, Sebastian permaneceu cego, sem dizer uma palavra. No quarto dia, ele declarou: "O Deus dos cristãos é o único Deus verdadeiro." São Victor perguntou a Sebastian por que tão repentinamente mudara de ideia. Sebastian respondeu: "Porque Cristo está me chamando." Tendo sido batizado, imediatamente recuperou a visão e os seu servos, depois de testemunharem o milagre, também foram batizados.  
Nero, ao saber do ocorrido, ordenou que os cristãos presos em Cartago fossem levados perante ele, em Roma. O próprio Senhor apareceu aos confessores e disse: "Não temais, porque eu sou convosco. Nero, e todos os que o servem, serão vencidos." O Senhor disse a Victor: "De hoje em diante, tu te chamarás Photinus, porque por teu intermédio, muitos serão iluminados e crerão em mim." O Senhor, então, também dissera aos cristãos para fortalecerem e incentivar Sebastian a perseverar até o fim.  
Todas estas coisas, e até mesmo eventos futuros, foram revelados a Santa Photini, a qual deixando Cartago na companhia de vários cristãos, juntou-se aos confessores, em Roma.  
Tendo eles chegado a Roma, o Imperador Nero ordenou que os santos fossem levados até ele, e perguntou-lhes se realmente acreditavam em Cristo. Todos os confessores se recusaram a renunciar ao Salvador. O Imperador, então, deu ordens para esmagar as articulações dos dedos dos mártires. Durante a tortura, os confessores não sentiram dor, e suas mãos permaneceram ilesas.  
Nero, então, ordenou que cegassem os Santos Sebastian, Photinus e José, que encerrassem na prisão a Santa Photini e, que as suas cinco irmãs, Anatola, Phota, Photis, Paraskeva e Kyriake, fossem enviadas para a corte imperial, sob a supervisão da filha de Nero, Domnina. No entanto, Santa Photini converteu - tanto a Domnina assim como os seus servos a Cristo. Ela também converteu um feiticeiro, que lhe trouxera comida envenenada no intuito de matá-la.  
Três anos se passaram, e Nero enviou uns de seus funcionários aos santos que foram aprisionados. Ao regressarem, os mensageiros relataram que os Santos Sebastian, Photinus e José, estavam completamente recuperados de suas cegueiras, e que as pessoas iam visitá-los a fim de ouvir suas pregações. Na verdade, toda a prisão havia sido transformado em um lugar luminoso e perfumado, onde Deus foi glorificado.  
Nero deu ordens para crucificar os santos e que vestissem os seus corpos nus com alças. No quarto dia, o Imperador mandou funcionários para ver se os mártires ainda estavam vivos. Aproximando-se do local das torturas, os servos ficaram cegos. Um anjo do Senhor libertou os mártires de suas cruzes e os curou. Os santos, no entanto, sentiram compaixão dos servos que ficaram cegos, e oraram ao Senhor, pedindo que lhes fosse restaurada a visão, e assim se fez . Os que foram curados creram em Cristo e foram logo batizados.  
Num acesso de fúria, Nero deu ordens para esfolar a pele de Santa Photini e jogá-la em um poço. Sebastian, Photinus e José tiveram suas pernas cortadas, e foram lançados aos cães e posteriormente tiveram as peles arrancadas. As irmãs de santa Photini também sofreram torturas terríveis. Nero ordenou que arrancassem os seus seios e esfolassem as suas peles. Sendo um especialista em crueldade, o Imperador preparou a execução mais feroz para Santa Photis: eles a amarraram pelos pés até o topo de duas árvores, deixando-a de cabeça para baixo. Quando as cordas foram cortadas, a mártir se arrebentou no chão. O Imperador ordenou que as outras fossem degoladas. Santa Photini foi retirada do poço e trancafiada na prisão por 20 dias.  
Depois disso, Nero chamou Santa Photini e aproximando-se dela, perguntou se ela iria agora ceder e oferecer sacrifícios aos ídolos. Santa Photini cuspiu em seu rosto, e rindo dele, disse: "Ó mais ímpio dos cegos, homem perdulário e estúpido! Achas que me seduzes com tua promessa de liberdade a renunciar ao meu Senhor e Cristo e a oferecer sacrifício a ídolos tão cegos como tu? "Ao ouvir tais palavras, Nero mandou que novamente lançassem Santa Photini em um poço, onde ela entregou sua alma a Deus no ano 66.


HORA SEXTA

Isaías 10:12-20

12 Por isso acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então castigará o rei da Assíria pela arrogância do seu coração e a pomba da altivez dos seus olhos. 13 Porquanto diz ele: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria, porque sou entendido; eu removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati os que se sentavam sobre tronos. 14 E achou a minha mão as riquezas dos povos como a um ninho; e como se ajuntam os ovos abandonados, assim eu ajuntei toda a terra; e não houve quem movesse a asa, ou abrisse a boca, ou chilreasse. 15 Porventura gloriar-se-á o machado contra o que corta com ele? ou se engrandecerá a serra contra o que a maneja? como se a vara movesse o que a levanta, ou o bordão levantasse aquele que não é pau! 16 Pelo que o Senhor Deus dos exércitos fará definhar os que entre eles são gordos, e debaixo da sua glória ateará um incêndio, como incêndio de fogo. 17 A Luz de Israel virá a ser um fogo e o seu Santo uma labareda, que num só dia abrasará e consumirá os seus espinheiros e as suas sarças. 18 Também consumirá a glória da sua floresta, e do seu campo fértil, desde a alma até o corpo; e será como quando um doente vai definhando. 19 E o resto das árvores da sua floresta será tão pouco que um menino as poderá contar. 20 E acontecerá naquele dia que o resto de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes se estribarão lealmente sobre o Senhor, o Santo de Israel.



VÉSPERAS

Gênesis 7:6-9

6 Era Noé de seiscentos anos quando o dilúvio das águas veio sobre a Terra.

7 Entraram Noé e seus filhos, e sua esposa e as esposas de seus filhos com ele, na arca, por causa das águas do dilúvio.
8 E das criaturas voadoras, e dos animais limpos, e dos animais imundos e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra
9 em pares vieram até Noé na arca, macho e fêmea, conforme Deus ordenara a Noé.


Provérbios 9:12-18

12 Se fores sábio, para ti mesmo o serás; e, se fores escarnecedor, tu só o suportarás. 13 A mulher tola é alvoroçadora; é insensata, e não conhece o pudor. 14 Senta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, 15 chamando aos que passam e seguem direitos o seu caminho: 16 Quem é simples, volte-se para cá! E aos faltos de entendimento diz: 17 As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável. 18 Mas ele não sabe que ali estão os mortos; que os seus convidados estão nas profundezas do Sheol.   



A Pureza do Coração

Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: “Mostra-me o homem que és e eu te mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração. Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não veem a luz do sol. E se os cegos não veem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus. Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: 

"A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas" (Sl 32,6). 

Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que É Imortal, se agora acreditares nele.



São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário