segunda-feira, 2 de março de 2015

2ª Segunda-feira da Grande Quaresma

2ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
02 de Março de 2015 (CC) - 17 de Fevereiro (CE)
São Teodoro, chefe militar, megalomártir (†319)
5º Modo 



Na cidade de Amasea, província de Panonia, na época das perseguições aos cristãos, no governo de Maximiano(286-305), um guerreiro, de nome Teodoro, juntamente com outros seus companheiros, foram forçados a abjurar a fé em Cristo e a oferecer sacrifícios aos ídolos. Negando-se a faze-lo, Teodoro foi submetido a cruéis torturas e, posteriormente, conduzido à prisão. No cárcere, enquanto orava, Cristo lhe apareceu milagrosamente. Tempos depois, tiraram-no da prisão, torturaram-no e, novamente, persuadiram-no a abjurar sua fé. Diante de sua firmeza, o governador o condenou à fogueira. Destemido, Teodoro submeteu-se ao martírio e entregou a sua alma a Deus em oração. Isto aconteceu aproximadamente no ano 305. Seu corpo foi sepultado em uma região onde hoje é a Ásia Menor. Posteriormente, suas relíquias foram trasladadas para uma Igreja em Constantinopla edificada em sua honra. Sua cabeça , porém, está guardada numa Igreja na Itália. 
Cinquenta anos depois da morte de Teodoro, o imperador Juliano, o apóstata (361-363), querendo profanar a Grande Quaresma Cristã, ordenou que o governador da cidade de Constantinopla desse uma ordem para que o sangue dos animais sacrificados para o culto aos ídolos fossem aspergido sobre os alimentos vendidos nas feiras, na primeira semana da Quaresma Cristã. Numa visão, São Teodoro apareceu ao arcebispo de Constantinopla informando-lhe disto. Imediatamente o arcebispo pediu a todos os cristãos que não comprassem alimentos naquela semana, pois haviam sido profanados, e que comessem apenas o «Kutiá» (trigo cozido com mel). O Megalomártir Teodoro é comemorado pela Igreja Ortodoxa nesta data e a cada primeiro sábado da Grande Quaresma.
Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. 3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém; 4 Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver limpado o sangue de Jerusalém do meio dela com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor. 5 E criará o Senhor sobre toda a extensão do monte Sião, e sobre as assembléias dela, uma nuvem de dia, e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória se estenderá um dossel. 6 Também haverá de dia um pavilhão para sombra contra o calor, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. 1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo. 2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. 3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. 4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas? 5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada; 6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. 7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.   

VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu.
22 E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre."
23 Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado.
24 Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida.
1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando a luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus."
2 E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra.
3 E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes,
5 mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu.
6 Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante?

7 Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás."

Provérbios 3:34-4:22


34 Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. 35 Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia. 1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. 2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.  3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, 4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. 5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. 6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará. 7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. 8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará. 9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará. 10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida. 11 Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão. 12 Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás. 13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. 14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. 15 Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. 16 Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém. 17 Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. 20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções  21 Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração. 22 Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário