segunda-feira, 23 de março de 2015

5ª Segunda-feira da Grande Quaresma

4ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
23 de Março de 2015 (CC) - 10 de Março (CE)
São Quadratus de Coríntio e companheiros, mártires († 258)
8º Modo 




Os pais de São Quadratus eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Quadratus nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Quadratus cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Quadratus retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas.  Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de executar os cruéis editos de perseguição aos cristãos.   
Quadrados foi ao encontro de Jason que tentou antes persuadi-lo de seu dever de oferecer sacrifícios aos deuses para escapar às punições. Este servo de Deus, que participava da reunião com cinco de seus discípulos, respondeu que ele preferia a salvação eterna à vida temporal. Em vez de se defender, fez um resumo da Bíblia, desde a criação até a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jason reagiu com desdém rejeitando a idéia de que Deus pudesse ter-se feito homem e sofrido por nós. Depois de tentar convencer Quadratus  percebendo então que nada parecia funcionar, ordenou que fosse açoitado. Em seguida, tentou convencer Cipriano, que era ainda um menino, dizendo que ele era muito jovem ainda, mas Quadratus gritava exortando a seus companheiros a permanecerem firmes em sua fé cristã. Todos foram submetidos a terríveis torturas e, finalmente lançados às feras, mas estas não lhes fizeram mal algum.  Então foram levados para fora da cidade e decapitados. Isto aconteceu no ano 258 dC. Os nomes dos outros mártires eram: Dionísio, Anecto, Paulo e Crescêncio..
Fonte: Ecclesia


HORA SEXTA

Isaías 37:33-38:6

33 Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, ou levantará contra ela tranqueira. 34 Pelo caminho por onde veio, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 35 Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e, por amor do meu servo Davi. 36 Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. 37 Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive. 38 E sucedeu que, enquanto ele adorava na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleb, que e Sarezer, seus filhos, o mataram à espada; e escaparam para a terra de Arará. E Ezar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor, 3 e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente. 4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: 5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 6 Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade.   

VÉSPERAS

Gênesis 13:12-18

12 Abrão habitou na terra de Canaã. Ló habitou em uma cidade das redondezas, e armou sua tenda em Sodoma.
13 Mas os homens de Sodoma eram maus e excessivamente pecaminosos diante de Deus.
14 Deus disse a Abrão, depois que Ló foi e separou-se dele: "Olha para cima com os teus olhos, e do lugar onde estás agora, olha para o norte e o sul, o leste e o mar;
15 porque, toda a terra que vês Eu irei dá-la a ti e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; se alguém for capaz de contar o pó da terra, então será a tua descendência também contada.
17 Levanta-te a percorrer a terra, tanto no comprimento como na largura, pois hei de concedê-la e a ti e à tua descendência, para sempre."
18 Então Abrão, desmanchando a sua tenda, foi e habitou junto ao carvalho de Manre, que estava em Hebrom; e, lá, ele construiu um altar ao Senhor.

Provérbios 14:27-15:4


27 O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte. 28 Na multidão do povo está a glória do rei; mas na falta de povo está a ruína do príncipe. 29 Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura. 30 O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos. 31 O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado. 32 O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio. 33 No coração do prudente repousa a sabedoria; mas no coração dos tolos não é conhecida. 34 A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos. 35 O favor do rei é concedido ao servo que procede sabiamente; mas sobre o que procede indignamente cairá o seu furor. 1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 2 A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia. 3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons. 4 Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário