quarta-feira, 4 de março de 2015

2ª Quarta-feira da Grande Quaresma

2ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
2ª Quarta-feira da Grande Quaresma
04 de Março de 2015 (CC) - 19 de Fevereiro (CE)
Santo Arquipo, apóstolo [dos 70] († séc. I)
5º Modo 



Arquipo era natural de Colossos onde conheceu o apóstolo São Paulo por quem converteu-se ao cristianismo. Graças ao seu zelo, devoção e dedicação, rapidamente juntou-se na batalha espiritual de seu glorioso mestre. São Paulo, em suas epístolas, menciona Arquipo em duas ocasiões: na carta a Filêmon (Fm 1:2) e na sua Epístola aos Colossenses (Cl 4:17). Ao pôr em prática sua missão divina, Arquipo foi preso por ordem do prefeito Androcleus. Tendo se negado a oferecer sacrifícios aos ídolos, foi desnudado e posto num fosso, ficando com metade de seu corpo enterrado. No entanto, Arquipo permanecia firme em sua fé, testemunhando-a em alta voz e negando-se a adorar os falsos deuses. Começaram então a lhe ferir com agulhas por todo o seu corpo, no pescoço, nas axilas, nas costas, nos olhos, nas orelhas, na boca e na cabeça. Mesmo sofrendo as conseqüências de todas essas torturas, não abjurou sua fé em Jesus Cristo, o centro de suas orações e louvor. Por fim, Arquipo foi apedrejado violentamente, entregando sua vida e sua alma a Cristo e, com o Apóstolo Paulo, recebeu a coroa do martírio.

Fonte: Ecclesia



HORA SEXTA

Isaías 5:16-25

16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça. 17 Então os cordeiros pastarão como em seus pastos; e nos campos desertos se apascentarão cevados e cabritos. 18 Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros! 19 E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos. 20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! 21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito! 22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; 23 dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito! 24 Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel, 25 Por isso se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, e o Senhor estendeu a sua mão contra ele, e o feriu; e as montanhas tremeram, e os seus cadáveres eram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.   

VÉSPERAS

Gênesis 4:16-26


16 Então Caim saiu da presença de Deus e habitou na terra de Node, defronte do Éden.
17 Caim conheceu sua mulher e ela, concebendo, deu à luz a Enoque; ele estava edificando uma cidade, e nomeou a cidade conforme o nome de seu filho Enoque.
18 A Enoque nasceu Irade; Irade gerou Meujael, e Meujael gerou a Metusael; e Metusael gerou a Lameque.
19 Tomou Lameque para si duas esposas; o nome de uma era Ada, e o nome da segunda, Zilá.
20 Ada teve Jabal; ele foi o pai dos que habitam em tendas, alimentando gado.
21 O nome de seu irmão era Jubal, que foi quem inventou o saltério e a harpa.
22 E Zilá também, gerou a Tubalcaim, que era um ferreiro, um fabricante tanto em bronze como em ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23 Disse Lameque às suas esposas, Ada e Zilá: "Ouvi a minha voz, vós mulheres de Lameque; considerem as minhas palavras; porque eu matei um homem, para a minha tristeza, e um jovem, para minha dor.
24 Porque vingança foi exigida sete vezes em nome de Caim; no de Lameque será setenta vezes sete."
25 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela, concebendo, deu à luz um filho e chamou o seu nome Sete, dizendo: "Por que Deus levantou para mim uma outra semente para substituir Abel, que Caim matou."
26 Sete teve um filho e chamou o seu nome Enos; ele [depositava sua] esperança na invocação do Nome do Senhor Deus.

Provérbios 5:15-6:3

15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. 16 Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?  17 Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo. 18 Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19 Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.  20 E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraÇarias o seio da adúltera? 21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas. 22 Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido. 23 Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado. 1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho, 2 estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca. 3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo;   

Nenhum comentário:

Postar um comentário