domingo, 15 de março de 2015

3º Sábado da Grande Quaresma

3ª SEMANA DA GRANDE QUARESMA
14 de Março de 2015 (CC) - 01 de Março (CE)
Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II)
6º Modo 





Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e  elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras. Aconteceu que Eudoxia ouviu a passagem da segunda vinda de Cristo e sobre o Juízo Final, ficando muito impressionada e ao mesmo tempo incomodada porque  entendia que aquelas palavras lhe tocavam e esperava dela  a penitência. 
Eudoxia conheceu Germano e  através dele conheceu a fé cristã e as promessas de vida eterna. As palavras  do monge caíram em terra fértil.  Eudoxia, aos poucos, começou a crer com todo seu coração em Cristo e  se batizou. Doou todas as riquezas aos pobres e se fez monja de um monastério próximo. Durante muitos anos viveu nesse monastério dedicando-se a uma vida de jejum, orações e penitências. Com o passar dos anos alcançou maturidade espiritual e foi eleita superiora do monastério. Ao assumir o cargo de superiora, dedicava-se a realizar boas obras, alimentava e vestia aos peregrinos que visitavam o monastério e, com suas orações, curava os doentes; assim viveu durante 56 anos. No ano 152, no governo do imperador Antonino, terminou sua vida como mártir. Por divulgar a fé cristã foi caluniada de bruxarias e superstições. Sem ser julgada, foi decapitada. Santa Eudoxia, por viver praticando boas obras e as regras monásticas e por  se tornar mártir por causa de sua fé, mereceu a tríplice coroa no Reino dos Céus.
Fonte: Ecclesia




Hebreus 10:32-38

32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; 33 pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. 34 Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. 35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.   

Marcos 2:14-17

14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. 15 Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam. 16 Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? 17 Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.   




COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS

1 Tessalonicenses 4:13-17

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

João 5:24-30

24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário