Veneráveis Barlaam e loasaph, Príncipe da India
e St. Abenner, o Rei, pai de St. loasaph (Sec. IV)
e St. Abenner, o Rei, pai de St. loasaph (Sec. IV)
Ss. Barlaam e Heliodoro, mártires (?)
Jejum da Natividade
Modo 2
O Santo Profeta Obadias (ou Avdi) era um dos 12 Profetas Menores e viveu durante o século IX a.C. Obadias era natural da aldeia de Betharam, perto de Siquém, e serviu como governador da casa do ímpio rei israelita Acabe. Nestes tempos todo o Israel estava afastado do Deus Verdadeiro e oferecia sacrifício a Baal. Mas Obadias-Avdi em segredo servia fielmente ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Quando a ímpia e dissoluta Jezabel, a esposa de Acabe, começou a exterminar todos os profetas do Senhor, Obadias-Avdi, por sua vez, os socorria dando-lhes abrigo e comida (3 Reis 18:3 e ss). O sucessor de Acabe, o rei etoquias (Acazias), enviou três destacamentos de soldados para prender o santo profeta Elias (Elias ou Ilias, comemorado em 20 de julho). Um desses destacamentos foi chefiado por São Obadias-Avdi. Através da oração de Santo Elias, dois dos destacamentos foram consumidos pelo fogo Celestial, mas São Obadias-Avdi e seu destacamento foram poupados pelo Senhor (4 Reis 1). A partir desse momento, São Obadias renunciou ao serviço militar e tornou-se seguidor do Profeta Elias. Depois disso, ele mesmo recebeu o dom da profecia. A obra inspirada por Deus de São Obadias, Avdi - o Livro das Profecias, em seu nome, é a quarta na ordem dos Livros dos Doze Profetas Menores, na Bíblia. Contém previsões sobre a Igreja do Novo Testamento. O santo profeta Obadias-Avdi foi enterrado em Samaria.
Comemoração do Veneráveis Barlaam (o Habitante do Deserto) e loasaph, Príncipe da India e Santo Abenner, o Rei, pai de St. loasaph.
A Índia, que recebeu a fé cristã através da pregação da Palavra do apóstolo Tomé , foi governada pelo rei Abenner, adorador de ídolos e feroz perseguidor de cristãos. Durante muito tempo, ele não teve filhos. Finalmente, seu filho nasceu e foi nomeado Ioasaph. No nascimento do príncipe, o mais sábio astrólogo da corte previu que o príncipe adotaria a fé cristã que era perseguida por seu pai. Querendo impedir o cumprimento daquela profecia, ordenou que um palácio separado fosse erguido para o príncipe e que o príncipe nunca ouvisse uma única palavra sobre Cristo e Seus ensinamentos.Quando jovem, o príncipe pediu e recebeu permissão de seu pai para sair das fronteiras da corte e, como resultado, viu pela primeira vez que havia sofrimento , doença, velhice e morte . Isso levou o príncipe a refletir sobre a vaidade e a inutilidade da vida, e passou cada vez mais tempo em meditação séria.Naquela época, um sábio eremita, o Venerável Barlaão, havia retomado sua luta ascética em um deserto distante. Por meio de uma revelação divina, ele aprendeu sobre o doloroso sofrimento do jovem em buscar a verdade. O Venerável Barlaão deixou o deserto e, sob o disfarce de mercador, foi para a Índia. Ao entrar na cidade em que ficava o palácio do príncipe, ele anunciou que trouxera consigo uma pedra preciosa especialmente preciosa que tinha a capacidade miraculosa de curar doenças. Trazido diante do príncipe Ioasaph, Barlaam começou a apresentar-lhe os ensinamentos da Fé Cristã, empregando primeiro parábolas, e depois ensinando diretamente “dos livros dos Santos Evangelhos e das Epístolas dos Santos Apóstolos. O jovem percebeu que pelas instruções de Barlaão, que a pedra preciosa era a fé no Senhor Jesus Cristo. Depois de batizar o príncipe e dirigi-lo a jejuar e rezar, o venerável Barlaão partiu para o deserto.Ao saber que seu filho havia se tornado cristão, o rei ficou cheio de raiva e tristeza. A conselho de um de seus nobres, ele determinou que fosse realizado um debate entre cristãos e pagãos. Nesse debate, um mago e feiticeiro chamado Nakhor apareceria sob o disfarce de Barlaam. No debate, Nakhor deveria admitir a derrota e, assim, afastar o príncipe do cristianismo. Em uma visão em seu sono, Ioasaph soube do truque planejado, e ameaçou Nakhor com uma punição dolorosa se ele fosse derrotado. O Nakhor aterrorizado não só derrotou os pagãos, mas ele mesmo creu em Cristo, arrependeu-se, recebeu o Santo Batismo e partiu para o isolamento no deserto.
O rei tentou, por outros meios, convencer seu filho do cristianismo, mas o príncipe superou todas as tentações. Então, seguindo o conselho de seus nobres, Abenner deu a seu filho metade de seu reino. Como governante, São Ioasaph estabeleceu o cristianismo em seu reino, reconstruiu igrejas e, finalmente, converteu seu pai, o rei Abenner, à fé cristã. Logo após o seu batismo, o rei Abenner repousou. São Ioasaph saiu do reino e partiu para o deserto em busca de seu mestre, o Ancião Barlaam. Durante dois anos, resistindo a ataques e tentações, vagou pelo deserto, até chegar à caverna do Venerável Barlaão, que buscava a salvação envolvendo-se num silêncio ascético. O Ancião e a juventude assumiram suas lutas ascéticas em comum. Quando o tempo para o repouso do Venerável Barlaão se aproximava, ele serviu a Divina Liturgia, a Comunhão dos Santos Dons de Cristo, e comungou com São Ioasaph. Então, tendo passado setenta de seus cem anos no deserto, partiu para o Senhor. Depois de se comprometer com o Ancião na Terra, São Ioasaph permaneceu naquela mesma caverna, dando continuidade ao combate ascético de um habitante do deserto. Ioasaph passou trinta e cinco anos no deserto e, aos sessenta anos, partiu para o Senhor.
Seguindo as instruções de certo eremita, Baraque, sucessor real de Ioasaph, foi até sua caverna e descobriu as relíquias incorruptas e fragrantes de ambos os ascetas. Ele os trouxe para sua terra natal e os mandou enterrar em uma igreja erguida pelo Venerável Príncipe Ioasaph.
O Santo Mártir Barlaam
São Barlaam foi um agricultor numa aldeia localizada nas proximidades de Antioquia. Sua fé em Cristo mexeu com seus perseguidores que o mativeram durante um longo tempo na prisão antes que fosse julgado. O juiz zombou da aparência e linguagem rústicas de Barlaam, mas não podia deixar de reconhecer e admirar suas virtudes e sua firmeza. Apesar disso, foi cruelmente açoitado, mas de sua boca não se ouviu uma única queixa. Depois, como consequência das torturas que sofreu, teve os ossos desconjuntados. Como também isso não surtisse os efeitos esperados, o prefeito o ameaçou de morte, ordenando que lhe mostrassem a espada e feixes manchados com o sangue de outros mártires. Barlaam tudo assistiu sem dizer uma palavra.
O juiz, envergonhado ao se sentir vencido, ordenou que fosse levado de volta para o prisão, enquanto planejava um tormento ainda pior. Finalmente, acreditou que tivesse descoberto uma forma para fazer com que Barlaam renegasse sua fé e oferecesse sacrifícios ao ídolos. O prisioneiro foi conduzido diante de um altar onde se encontrava um braseiro. Os guardas puseram incenso na mão de Barlaam que estava presa, de tal modo que, ao menor movimento, o incenso caísse sobre as brasas como num gesto de sacrifício. Embora, na realidade, tal movimento resultasse de um ato instintivo, Barlaam, temendo escandalizar seus irmãos, manteve firme sua mão direita sobre o fogo ate que o calor a queimasse inteiramente. Logo depois, entregou seu espírito ao criador sem, no entanto, abandonar a sua fé. Isso se deu no ano 304 da era cristã.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
Lucas 24:12-35
Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição
Quando Te entregaste a morte ó Vida Imortal,
aniquilaste os infernos pelo esplendor de Tua divindade;
e quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra,
todas as potências celestes exclamaram:
Ó Cristo nosso Deus, ó Autor da Vida Senhor, ,glória a Ti!
Glória ao Pai † e ao Filho e ao Espírito Santo.
Kondáquion da Ressurreição
Tu Te levantaste da tumba, ó Salvador Onipotente,
e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo,
e os mortos ressuscitaram de seus túmulos.
Adão e toda a Criação se alegram Contigo,
e o mundo, ó Salvador meu, Te louva para sempre.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Theotokion
Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus,
na pureza selada, preservaste a tua virgindade,
verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus
roga a Ele que salve as nossas almas!
Prokímenon
O Senhor é minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação. (Sl 118:14)
O Senhor severamente me castigou,
mas não me entregou à morte. (Sl 118:18)
Efésios 6:10-17)
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Lucas 12:16-21
16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; 17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. 18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
HOMILIA
“O Desprendimento das Riquezas”
Disse-lhe alguém da multidão: "Mestre, diz ao meu irmão que reparta comigo a herança". E ele respondeu: "Mas homem, quem me constituiu juiz ou repartidor entre vós?" Toda esta passagem está ordenada a como aceitar a dor para confessar ao Senhor, seja por desprezo da morte, pela esperança do prêmio ou pela ameaça de um castigo eterno que jamais deixará de ser tal. E visto que, frequentemente, acontece que a avareza é causa de tentação para a virtude, acrescenta-se também o mandamento de suprimi-la e como se deverá fazê-lo, quando diz o Senhor: Quem me constituiu juiz ou repartidor entre vós?
Aquele que havia descido por razões divinas, com toda a justiça rejeita as terrenas, e não se digna fazer-se juiz de pleitos nem repartidor de heranças terrenas, visto que ele tinha que julgar e decidir sobre os méritos dos vivos e mortos. Deves, portanto, observar não o que pedes, mas a quem pedes, e não acredites que um espírito dedicado a coisas maiores pode ser importunado por insignificâncias.
Por isso, não é sem razão que é rejeitado esse irmão que pretendia que o Dispensador dos bens celestiais se ocupasse em coisas materiais, quando precisamente não deve ser um juiz o mediador no pleito da repartição de um patrimônio, mas o amor fraterno; ainda que, na realidade, o que um homem deve buscar não é o patrimônio de dinheiro, mas o da imortalidade. Porque de forma vã reúne riquezas aquele que não sabe se poderá desfrutar delas, como aquele que, pensando em derrubar os granjeiros repletos para recolher as novas messes, preparava outros maiores para as abundantes colheitas, sem saber para quem as reunia.
Já que todas as coisas que são do mundo permanecem nele, e nos abandona tudo aquilo que entesouramos para os nossos herdeiros; e, na realidade, deixam de ser nossas todas essas coisas que não podemos levar conosco. Somente a virtude acompanha aos falecidos, somente a misericórdia nos serve de companheira, essa misericórdia que atua em nossa vida como norte e guia até as mansões celestiais, e busca conseguir para os falecidos, em troca do desprezível dinheiro, os tabernáculos eternos.
Assim o testemunham os preceitos do Senhor, quando diz: Fazei-vos amigos das riquezas injustas, para que, quando estas faltem, vos recebam nos eternos tabernáculos. Este é um preceito inteligente, cheio de sabedoria e apto para animar também aos avaros a que optem por trocar as coisas corruptíveis pelas eternas, as terrenas pelas divinas. Porém, visto que muitas vezes a entrega se entorpece pela debilidade da fé e, quando se vai repartir a herança, vem à mente a preocupação de tudo o que é necessário para a vida, o Senhor acrescenta: Não vos preocupeis de vossa vida pelo que comereis nem de vosso corpo pelo que vestireis; porque, em verdade, a alma é mais importante que o alimento e o corpo mais que as vestes.
Porque aos que creem em Deus não há melhor meio para dar-lhes confiança como esse sopro vital que é o espírito, o qual faz durar a união completa da alma e do corpo, unidade que, por outro lado, não exige nenhum trabalho nosso e que perdura, sem que falte o alimento apropriado, até chegar o dia da morte. E se a alma está vestida da roupagem do corpo e este recebe vida em virtude da energia da alma, torna-se absurdo crer que nos faltará o alimento suficiente precisamente quando recebemos o mais, que é a realidade permanente da vida.
Santo Ambrósio, bispo de Milão (séc. IV)
Tratado ao Evangelho de São Lucas in loc.
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