Jejum da Natividade
Modo 3
São Nikon, nascido em Ponto, abandonou seus amigos de juventude para entrar no Monastério de Crisopetro. Lá viveu doze anos entregue à oração e exercícios penitenciais austeros. Por causa de suas eloquentes conferências e exortações, fruto espiritual de sua vida monástica, motivou seus superiores a designá-lo como pregador da palavra de Deus ao povo. Assim pois, São Nikon partiu para uma missão em Creta, que acabava de livrar-se dos sarracenos.
São Nikon converteu muitos cristãos que tinham abraçado a religião islâmica. Por iniciar sempre as suas pregações coma palavra “Metanoia” (Arrependimento, conversão), o povo lhe deu este sobrenome. São Nikon ensinava seus ouvintes a cortar os vícios pela raiz e, desse modo, conseguiu muitas conversões. Depois de quase 20 anos de missão e pregação em Creta, mudou-se para o continente. Em Esparta e outras regiões da Grécia, anunciou a palavra de Deus e confirmou a doutrina que pregava com milagres. Faleceu em 998 num monastério do Peloponeso.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
Lucas 24:36-53
E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
LITURGIA
Tropário da Ressurreição
Alegrem-se os Céus/ e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço,/ vencendo a morte pela morte./ Ele Que É o Primogênito dentre os mortos/ arrancou-nos das profundezas do Inferno,// e concedeu ao mundo a Sua infinita misericórdia.
Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte./ Hoje Adão dança de alegria e Eva rejubila,/ e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar // o divino poder de Tua autoridade.
Theotókion
Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, padecendo os sofrimentos da cruz livrou-nos da iniquidade, Ele, o amigo dos seres humanos.
Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores! (Sl. 46:6)
Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)
Colossenses 1:12-18
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei;
não seja eu confundido para sempre,
por Tua justiça, livra-me!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor
e uma casa de refúgio que me abrigue.
Aleluia, aleluia, aleluia!
10 E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? 16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? 17 E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. 18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? 19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu. 20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21 É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
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HOMILIA
“O Senhor Repreendeu Àqueles que Injustamente O Acusavam de Curar em Sábado”
O Senhor atuou em defesa de sua descendência (a Igreja), a libertou do cativeiro e a chamou para a salvação, como deixou claro na mulher curada, dizendo àqueles que não tinham uma fé semelhante à de Abraão: Hipócritas! Acaso algum de vós não desata o seu boi ou o seu asno no dia de sábado e o leva para beber? E a esta filha de Abraão, a quem satanás manteve atada durante 18 anos, não era conveniente libertá-la de suas amarras no sábado?
Fica, portanto, claro que ele libertou e devolveu à vida àqueles que criam com uma fé semelhante à de Abraão, e nada fez contra a lei ao curá-la em sábado. Na realidade a lei não proibia curar aos seres humanos, pois até podia circuncidá-los nesse dia; ainda mais: ordenava aos sacerdotes realizar nesse dia seu ministério, e nem sequer proibia que se curasse aos animais.
A piscina de Siloé com frequência curou em sábado, e por isso muitos enfermos se sentavam na sua borda. Entretanto, a lei sabática mandava abster-se de todo labor servil; ou seja, de todo trabalho que cultiva negócio e possui desejo de lucro, ou por outro fim terreno. Mas exortava a realizar as obras da alma, que se realizam pelo pensamento ou os conselhos para ajudar o próximo. Por isso o Senhor repreendeu aqueles que injustamente o acusavam de curar em sábado. Desta forma não rompia, mas cumpria a lei, agindo como sumo sacerdote que em favor dos seres humanos torna propício a Deus, limpando os leprosos, curando os enfermos e dando a sua vida a fim de que o homem exilado escape da condenação e sem temor regresse para a sua herança.
Santo Irineu, bispo (séc. II)
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Cristo É o Grão Que Dissipou as Trevas e Renovou a Igreja
Existe algo maior que o Reino dos Céus e menor que um grão de mostarda? Como Cristo pode comparar a imensidade do Reino dos Céus com esta pequeníssima semente tão fácil de medir? Mas se examinamos bem as propriedades do grão de mostarda, concluiremos que a comparação é perfeita e muito apropriada.
O que é o Reino dos Céus a não ser Cristo em pessoa? De fato, Cristo diz referindo-se a si mesmo: Pois o Reino de Deus está dentro de vós. E existe algo maior que Cristo segundo a sua divindade, a tal ponto que ouvimos o profeta dizer: Ele é o nosso Deus e não existe nenhum outro: investigou o caminho do saber e se deu ao seu filho Jacó, ao seu amado Israel. Depois apareceu no mundo e viveu entre os homens?
Mas, da mesma forma, existe algo menor que Cristo segundo a economia da encarnação, que se fez inferior aos anjos e aos homens? Escuta a Davi explicar em que se fez menor que os anjos: O que é o homem para que te recordes dele, o ser humano, para dar-lhe poder? O fizeste pouco abaixo dos anjos. E que Davi disse isto de Cristo, Paulo o interpreta para ti quando diz: Ao que Deus fez pouco abaixo dos anjos, a Jesus, o vemos agora coroado de honra e glória por sua paixão e morte.
Como se fez ao mesmo tempo Reino dos Céus e grão? Como pode ser o mesmo o pequeno e o grande? Porque, em virtude de sua imensa misericórdia para com a sua criatura, colocou-se a serviço de todos a fim de ganhar a todos. Por sua própria natureza era Deus, o é e será, e se fez homem pela nossa salvação. Ó grão por quem foi feito o mundo, por quem foram dissipadas as trevas e renovada a Igreja! Este grão, suspenso na cruz, teve tal eficácia que, mesmo estando cravado, somente com sua palavra raptou o ladrão do madeiro e o transladou às delícias do paraíso; este grão, ferido pela lança no seu lado, destilou para os sedentos uma bebida de imortalidade; este grão de mostarda, descido do madeiro e depositado no horto, cobriu toda a terra com os seus ramos; este grão, depositado no horto, plantou suas raízes até o inferno, e, tomando consigo as almas que ali jaziam, em três dias as levou para o céu.
Portanto, o Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e o semeou em seu horto. Semeia este grão de mostarda no horto de tua alma. Se tiveres este grão de mostarda no horto de tua alma, o profeta também dirá a ti: Serás um horto bem regado, um manancial de águas cuja veia nunca seca.
E se quiséssemos discutir mais a fundo este tema, descobriríamos que a parábola compete ao próprio Salvador. De fato, ele é o pequeno em aparência, de uma breve vida neste mundo, porém grande no céu. Ele é o Filho do homem e Deus, porque é Filho de Deus; supera toda medida; é eterno, invisível, celestial, que é comido unicamente pelos crentes; foi triturado e depois de sua paixão se tornou tão branco como o leite; este é mais alto que todas as hortaliças; ele é o invisível Verbo do Pai; este é quem os pássaros do céu, ou seja, os profetas, os apóstolos e quantos foram chamados podem abrigar-se; este é quem, com o seu próprio calor, cura os males de nossa alma; debaixo desta árvore somos cobertos de orvalho e protegidos dos ardores deste mundo; este é aquele que ao morrer foi semeado na terra e ali frutificou; e ao terceiro dia ressuscitou aos santos tirando-os do sepulcro; este é o que por sua ressurreição apareceu como o maior de todos os profetas; este é o que conserva todas as coisas mediante o Sopro que procede do Pai; este é o que semeado na terra cresceu para o céu, o que semeado em seu próprio campo, ou seja, no mundo, ofereceu ao Pai todos quantos criam nele.
Ó semente de vida semeada na terra por Deus Pai! Ó gérmen de imortalidade que reconcilias com Deus aos mesmos que tu alimentas! Diverte-te sob esta árvore e dança com os anjos, glorificando ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.”
São João Crisóstomo,
Patriarca de Constantinopla (séc. V)
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