sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

31ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

28 de Dezembro de 2018 (CC) 15 de Dezembro (CE)
Ss. Hieromártir Eleutério, Bispo de Ilíria († c. 130 - Doxología); 
Ermitão Paulo de Letreia, Confessor Estêvão, Arcebispo de Surozh
Jejum da Natividade  
Modo 5



O Santo Hieromártir Eleutério  
De uma boa árvore vem bons frutos. Este maravilhoso santo tinha pais nobres e muito eminentes. Eleutério nasceu em Roma, onde seu pai era um procônsul imperial. Sua mãe, Anthia, ouvira o Evangelho do grande Apóstolo Paulo e por ele fora batizada. 
Tendo se tornado viúva ainda muito cedo, Anthia confiou os estudos do seu único filho aos cuidados de Anicetus, Bispo de Roma. Vendo como Eleutério fora presenteado por Deus e iluminado pela Sua graça, o bispo o ordenou diácono com a idade de quinze anos, e sacerdote com a idade de dezoito anos, e bispo na idade de vinte. A sabedoria que Deus conferira a Eleutério compensava o que lhe faltava em anos, e este escolhido de Deus foi nomeado Bispo de Ilíria com seu assento em Valona (Avlona), Albânia. O bom pastor guardava o bem seu rebanho e o aumentava dia a dia. 
O Imperador Adriano, um perseguidor dos cristãos, enviou o comandante Felix com soldados para aproveitar Eleutério e trazê-lo para Roma. Quando em fúria Felix chegou em Valona e entrou na igreja, ele viu e ouviu o Santo Hierarca de Deus; de repente, seu coração mudou, e ele se tornou um cristão. Eleutério batizou Felix e com o tal partiu para Roma, voltando com alegria, como se estivesse indo para uma festa e não para a provação e tortura. O Imperador submeteu o nobre Eleutério à tortura severa: flagelação, assar em uma cama de ferro, fustigado com dardos inflamados, e a ser queimado em uma fornalha ardente. Mas Eleutério foi protegido pelo poder de Deus de todas essas torturas mortais. Vendo tudo isso, Caribus, Eparca Romano, declarou que também era um cristão. Caribus foi torturado e depois decapitado, e assim também ocorreu com o bendito Felix. Finalmente, os carrascos imperiais cortaram a cabeça honrosa de Santo Eleutério. Quando sua mãe, Santa Anthia, chegando, se deteve sobre o cadáver de seu filho, ela também foi decapitada. Seus corpos foram traduzidos para Valona, ​​onde ainda hoje Santo. Eleutério glorifica o Nome de Cristo por seus muitos milagres. Eleutério padeceu durante o reinado de Adriano no ano 120 dC. 
Santo Estêvão, o Confessor de Surozh 
Estêvão nasceu na Capadócia e foi educado em Constantinopla sob o Patriarca São Germano. Ele retirou-se para a solidão e viveu escondido do mundo. Um anjo apareceu a São Germano e ordenou-lhe nomear Estêvão bispo da cidade de Sourozh (agora Sudak na Crimeia), e o Patriarca assim o fez. 
O zeloso Estêvão converteu muitos ao Cristianismo. Sofreu amargamente sob o imperador Leo Isauriano , por causa da defesa que o Santo fazia da veneração dos santos ícones. Estêvão profetizou ao imperador sua morte iminente. Após a morte deste perverso imperador, Estêvão foi devolvido à sua diocese, onde alimentou seu rebanho de forma aprazível a Deus e morreu pacificamente no final do século oitavo. 
O Santo Ermitão Paulo de Leiteria  
Paulo nasceu em Pérgamo. Ele viveu uma vida de ascetismo numa montanha chamada Latros, situada na Ásia Menor. Glorificado por causa de seu ascetismo e muitos milagres, morreu em idade avançada e achou sua habitação com o Senhor, no ano 950 dC

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Tiago 2:1-13 

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. 

Marcos 9:33-41

E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.

† † †

REFLEXÃO

São Máximo de Turim (séc. V)

“Pela Humildade se Chega ao Reino; Pela Simplicidade se Entra no Céu”

Se escutastes com atenção a leitura evangélica podereis compreender o respeito que se deve aos ministros e sacerdotes de Deus e a humildade com que os próprios clérigos devem prevenir-se uns aos outros. De fato, tendo os seus discípulos perguntado ao Senhor quem deles seria o maior no Reino dos Céus, aproximando a uma criança, a colocou no meio deles e lhes disse: Aquele que se fizer pequeno como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus. De onde deduzimos que pela humildade se chega ao reino, pela simplicidade se entra no céu.

Portanto, quem deseje escalar o cume da divindade empenhe-se por alcançar os abismos da humildade; quem deseje preceder ao seu irmão no reino deve antes antecipar-se no amor, como diz o apóstolo: Estimando aos demais mais do que a si mesmo. Supere-se na afabilidade, para poder vencer-lhe em santidade. Pois se o irmão não te ofendeu é credor ao dom de teu amor; e se talvez tiver te ofendido, é ainda mais credor a dádiva de tua superação. Esta é realmente a quintessência do cristianismo: devolver amor por amor e responder com a paciência a quem nos ofende.

Assim, quem for mais paciente em suportar as injúrias, mais potente será no reino. Porque ao império dos céus não se chega mediante um brilhante título abonado pela faustuosidade das riquezas, mas mediante a humildade, a pobreza, a mansidão. Quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que conduz à vida! Em consequência, quem estiver rompante de honras e carregado de ouro, qual jumento sobrecarregado, não conseguirá passar pelo apertado caminho do reino. E no preciso momento em que acreditar ter chegado à porta estreita, ao não dar espaço a sua carga, lhe impedirá de entrar e lhe obrigará a retroceder. A porta do céu é para o rico tão apertada como estreita é ao camelo o furo de uma agulha. É mais fácil um camelo passar pelo furo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus.
ORAÇÃO

Meu coração não é, soberbo, ó meu Senhor, nem traz no meu olhar arrogância ou altivez qualquer! Coisas demais não procuro que sejam grandiosas nem maravilhosas demais pra mim. Mas em sossego fiz calar, minh' alma, como uma uma criança desmamada que descansa no colo de sua mãe eu fiz calar a minha alma em mim.
Salmo 130(131)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário