segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

30ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

17 de Dezembro de 2018 (CC) / 04 de Dezembro (CE)
São João Damasceno, mon. († 749);
Santas Megalomártires Bárbara e Juliana;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Três Mãos
Sem Jejum (Festa da Metrópole)
Modo 4


Depois que a grande cidade de Damasco, metrópole da Síria caiu sob os muçulmanos no ano 635, os cristãos foram submetidos a muitas desvantagens em ralação aos demais cidadãos, obrigados a pagar tributos aos seus dominadores árabes. Na época do Califa Abdul-Malek (685-705), todos os assuntos relacionados aos cristãos eram de responsabilidade de Sérgio Mansur, homem de confiança do Califa, e que vinha de uma das importantes famílias cristãs da cidade. Por volta do ano 675, nasceu um homem temente a Deus e de muita sinceridade, nosso Santo Pai João, «a Arpa do Espírito Santo». Desde sua infância foi educado num ambiente onde predominavam as virtudes da caridade, do amor ao próximo, do socorro aos mais necessitados, sobretudo na pessoa de seu pai que investiu sua riqueza no resgate e libertação dos prisioneiros cristãos. João cresceu em idade e sabedoria, ao lado de seu irmão Cosme (cf. 14 oct) que, tendo perdido seus pais, foi recebido em adoção por Sérgio. A educação dos meninos foi então confiada ao monge Cosme, um erudito italiano resgatado dos árabes por Sérgio. Cosme os instruiu na filosofia em todas as ciências de seu tempo. Viva inteligência e modéstia nas atitudes lhes propiciou um rápido progresso nos estudos, especialmente nas artes, poesia e música. Assim, ao final de alguns anos, o mestre reconheceu que já não mais o que ensinar aos seus alunos, obtendo assim a permissão de Sérgio para retirar-se à Lavra de São Savas, onde desejava viver o resto de seus dias. 
Tendo adquirido um perfeito conhecimento do árabe e do grego, João juntou-se ao seu pai adotivo na administração, mostrando sua grande capacidade nestas tarefas, o que lhe garantiu que, após a morte de Sérgio, fosse nomeado como seu sucessor pelo Califa Walid (705-715).
Mãe de Deus de Três Mãos 
Quando Leão III, o Saurio (717-741) começou a perseguir a Igreja Cristã no Império Romano, atacando a piedosa devoção aos santos ícones, São João lançou uma defesa vigorosa da fé através de suas muitas cartas que escreveu em Damasco aos seus correspondentes no império, estabelecendo as bases teológicas da veneração dos santos ícones com base nas Sagradas Escrituras e nos escritos dos Santos Padres. Assim fazendo, João atraiu sobre si o ódio de Leão que tentou livrar-se dele por meio de uma falsa carta não João, aparentemente, sugeria ao imperador que tomasse Damasco. Tal carta foi apresentada ao Califa que, furioso por seu conteúdo, ordenou a seu conselheiro que João tivesse sua mão direita decepada.

Na tarde deste mesmo dia João depositou sua mão decepada diante do ícone da Mãe de Deus e, em lágrimas, por várias horas suplicou à soberana do mundo que pudesse ter de volta a sua mão. Caindo em ligeiro sono, viu que o ícone ganhava vida, e que a Virgem o consolava. Ao despertar, ficou perplexo e maravilhado ao ver sua mão direita restaurada. Desde aquele momento, fez votos de dedicar-se inteiramente ao louvor à Virgem Mãe de Deus e ao nosso Salvador, e à defesa da Santa Fé Ortodoxa. Renunciou sua posição na administração, distribuiu sua fortuna e partiu para Jerusalém com Cosme para tornar-se monge na Lavra São Savas. O abade colocou João sob a orientação de um ancião experimentado nas virtudes e muito austero, que lhe proibiu logo o contato com tudo o que estivesse relacionado com a filosofia, ciências, poesia, música ou leituras, dedicando-se a ele mesmo e sem queixar-se das tarefas domésticas, a fim de desenvolver as virtudes da obediência e humildade.  Certo dia, no entanto, apesar da proibição de seu pai espiritual, João ficou comovido pelas súplicas de alguém que havia perdido seu pai espiritual, compondo para seu consolo um hino que é usado até os nossos dias. Quando seu pai espiritual soube deste seu ato de desobediência, pediu a João que recolhesse com as mãos todo o lixo do monastério, o que João, sem dizer uma palavra, tratou de fazê-lo. Dias depois, a Mãe de Deus apareceu ao ancião e lhe pediu que, dali em diante, deixasse seu discípulo compor hinos e poemas que podiam mesmo superar os salmos de Davi e as Odes dos santos Profetas, dada a sua beleza e doçura.
 
Comemoração de Santa Bárbara e Santa Juliana 
Bárbara viveu e sofreu durante o reinado do imperador Maximiano (305-311). Seu pai, o pagão Dioskoros, era um homem rico e ilustre na cidade de Heliópolis Fenícia; cedo deixou um viúvo, ele concentrou toda a sua atenção na devoção terna a sua única filha. Vendo a extraordinária beleza de Barbara, Dioskoros decidiu criá-la escondida dos olhos de estranhos. Para isso ele construiu uma torre, onde além de Barbara, havia presentes apenas seus professores pagãos. A partir das alturas da torre abriu-se uma vista do mundo de colinas de Deus que se estende até a distância. De dia, ela era capaz de olhar para as colinas arborizadas, os rios fluindo rapidamente, e nos prados cobertos com um cobertor gayly mottled de flores; pela noite a abóbada harmoniosa e majestosa dos céus cintilou e forneceu um espetáculo de beleza inexprimível. Logo a donzela começou a fazer perguntas sobre a causa primordial e criador de um mundo tão harmonioso e esplêndido. Pouco a pouco, ela se convenceu da ideia de que os ídolos sem alma eram apenas obra de mãos humanas, e apesar de seu pai e professores lhes oferecerem adoração, os ídolos não eram suficientemente inteligentes e Augustus o suficiente para ter feito o mundo circundante. O desejo de conhecer o verdadeiro Deus consumiu tanto a alma de Barbara, que decidiu dedicar toda a sua vida a isto e passar a sua vida na virgindade. 
Mas a fama da sua beleza espalhou-se por toda a cidade, e muitos procuraram a sua mão em casamento. Mas, apesar das enternecedoras súplicas do pai, ela recusou. Barbara advertiu seu pai, que sua persistência poderia acabar tragicamente e separá-los para sempre. Dioskoros decidiu que o temperamento de sua filha havia sido afetado por sua vida de reclusão. Ele, portanto, permitiu que ela deixasse a torre e deu-lhe plena liberdade em sua escolha de amigos e conhecidos. A donzela, assim, encontrou na cidade jovem e confessores da fé em Cristo, e revelaram aos seus ensinamentos sobre o Criador do mundo, sobre a Trindade e sobre o Divino Logos. Através da Providência de Deus, depois de um certo tempo chegou em Heliópolis de Alexandria um sacerdote no Guia de um comerciante. Ele realizou o sacramento do batismo sobre Barbara. 
Durante este período, na casa de Dioskoros, um luxuriante banho estava sendo construído. Por suas ordens, os trabalhadores prepararam - se para colocar nele duas janelas no lado sul. Mas Barbara, aproveitando-se da ausência de seu pai, pediu-lhes para fazer uma terceira janela, na forma de uma trindade da luz. Sobre a entrada da casa de banho, Barbara padronizou uma cruz, que foi duravelmente colocado em pedra. Sobre os degraus de pedra de banho-casa de lá, mais tarde, manteve-se a marca de seus pés, enquanto dentro da água-primavera tinha secado, aparecendo mais tarde, com grande poder de cura, – todos os que Simeão Metaphrastes em escrever sobre os sofrimentos do santo martyress, compara com a vida-criação de potência do fluxo da Jordânia e da Piscina de Siloé. Quando Dioskoros devolvidos e manifestado insatisfação sobre a mudança de seu plano de construção, sua filha lhe contou sobre seu conhecimento do Deus Triúno, sobre o poder da salvação do Filho de Deus, e sobre a futilidade de adorar ídolos. Dioskoros ficou furioso, agarrou numa espada e estava prestes a atingi-la. A donzela fugiu de seu pai, e ele correu atrás dela em perseguição. Seu caminho ficou bloqueado por uma colina, que abriu e escondeu o Santo em uma fenda. Do outro lado da fenda havia uma entrada para cima. Santa Bárbara conseguiu então esconder-se numa caverna na encosta oposta da colina. Depois de uma longa e infrutífera Busca por sua filha, Dioskoros viu dois pastores na colina. Um deles apontou-lhe a caverna, onde o santo se tinha escondido. Dioskoros bateu terrivelmente na filha, e depois trancou - a sob vigilância e tentou cansá-la com fome. Finalmente, ele a entregou ao governador da cidade, chamado Martiano. Eles espancaram Santa Bárbara ferozmente: eles golpearam-na com tangas de boi, e enterraram suas feridas com uma camisa de cabelo. À noite, a Santa donzela orava fervorosamente ao seu noivo Celestial, e o próprio Salvador apareceu e curou as suas feridas. Depois submeteram o Santo a novos e ainda mais cruéis tormentos. 
No meio da multidão que estava perto do lugar da tortura da martira estava a Juliana cristã, uma habitante de Heliópolis. Seu coração estava cheio de simpatia pelo martírio voluntário da bela e ilustre donzela. Juliânia também queria sofrer Por Cristo. Ela começou a denunciar os torturadores, e Eles apoderaram-se dela. Por um longo tempo torturaram ambas as Mártires sagradas: laceraram e rasgaram seus corpos com ganchos e, em seguida, levaram-nas despidas pela cidade em meio a escárnio e troça. Através das orações de Santa Bárbara, o Senhor enviou um anjo, que cobria a bareness das Santos martirizes com esplêndida vestimenta. Os firmes confessores da fé em Cristo, Os santos Bárbara e Juliana, foram então decapitados. O próprio Dioskoros executou Santa Bárbara. A ira de Deus não tardou a punir ambos os torturadores, Martiano e Dioskoros: eles foram atingidos por relâmpagos. 
No século VI, As Relíquias da Santa Bisavó Bárbara foram transferidas para Constantinopla. No século XII, a filha do imperador bizantino Aléxis Comnenes, a princesa Bárbara, tendo entrado em casamento com o príncipe russo Mikhail Izyaslavich, transferiu-os para Kiev. Eles descansam mesmo agora na Catedral de Kiev Vladimir.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 8:7-13

7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. 13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.

Lucas 20:27-44

E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos. E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos. E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem. E não ousavam perguntar-lhe mais coisa alguma. E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?

† † †

REFLEXÕES



Santo Irineu de Lião (séc. II)
Tratado Contra as Heresias: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida”


Nosso Senhor e mestre, na resposta que deu aos saduceus que negam a ressurreição, e que ainda afrontam a Deus violando a lei, confirma a realidade da ressurreição e depõe em favor de Deus, dizendo-lhes: Estais muito equivocados por não compreender as Escrituras nem o poder de Deus. E a respeito da ressurreição – diz – dos mortos, não lestes o que Deus disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? E acrescentou: Não é Deus de mortos, mas de vivos: porque para ele estão todos vivos. Com estas palavras manifestou que aquele que falou com Moisés na sarça e declarou ser o Deus dos pais é o Deus dos vivos.

E quem é o Deus dos vivos a não ser o único Deus, acima do qual não existe outro Deus? É o mesmo Deus anunciado pelo Profeta Daniel, quando ao dizer-lhe Ciro, o persa: Por que não adoras a Bel?, respondeu-lhe: eu adoro o Senhor, meu Deus, que é o Deus vivo. Assim o Deus vivo adorado pelos profetas é o Deus dos vivos, e o é também a sua Palavra, que falou a Moisés, que refutou aos saduceus, que nos concedeu o dom da ressurreição, mostrando aos que estavam cegos estas duas verdades fundamentais: a ressurreição e Deus. Se Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, e, contudo, é chamado Deus dos pais que já morreram, é incontestável que estão vivos para Deus e não pereceram: são filhos de Deus, porque participam da ressurreição.

E a ressurreição é nosso Senhor em pessoa, como ele mesmo afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. E os pais são seus filhos; já o disse o profeta: em lugar de teus pais, são teus filhos. Portanto, o próprio Cristo é juntamente com o Pai o Deus dos vivos, que falou a Moisés e se manifestou aos pais.

Isto é o que, ensinando, dizia aos judeus: Abraão, vosso pai, pulava de alegria pensando em ver meu dia: o viu e se encheu de alegria. Como assim? Abraão creu em Deus e lhe foi creditado como justiça. Creu, em primeiro lugar, que ele é o Criador do céu e da terra, o único Deus, e em segundo lugar, que multiplicaria sua descendência como as estrelas do céu. É o mesmo vocabulário de Paulo: Como luzeiros do mundo. Com razão, pois, abandonando todos os seus parentes terrenos, seguia o Verbo de Deus, peregrinando com o Verbo, para morar com o Verbo. Com razão os apóstolos, descendentes de Abraão, deixando a barca e o pai, seguiam ao Verbo de Deus. Com razão também nós, abraçando a mesma fé que Abraão, carregando a cruz – como Isaac com a lenha – o seguimos.

Na verdade, em Abraão o homem aprendeu e se acostumou a seguir o Verbo de Deus. De fato, Abraão, favorecendo, em conformidade com a sua fé, o mandato do Verbo de Deus, consentiu oferecer em sacrifício a Deus seu unigênito e amado filho, para que também Deus concordasse no sacrifício de seu Filho unigênito em favor de toda a sua posteridade, ou seja, por nossa redenção. Por isso Abraão, profeta como era, vendo em espírito o dia da vinda do Senhor e a economia da paixão, pela qual ele mesmo e todos os que cressem como ele começariam a inaugurar a salvação, encheu-se de intensa alegria. 





São João Crisóstomo, (séc. V)
Sermão Sobre a Consolação da Morte
“Cristo Garante a Ressurreição Futura,
E Com Ele, os Apóstolos, os Mártires e a Mãe dos Macaréus”


Comprova somente isto: se Cristo prometeu a ressurreição; e quando sob o peso de uma nuvem de testemunhos tenhas comprovado a existência de tal promessa, ainda mais, quando tenhas em teu poder a certíssima garantia do próprio Cristo, o Senhor, confirmado na fé, deixa imediatamente de temer a morte. Pois quem ainda teme é aquele que não crê; e aquele que não crê contrai um pecado incurável, já que, com sua incredulidade, atreve-se a imputar a Deus ou de impotência ou de mentira.

Não é esta a opinião dos bem-aventurados apóstolos, não é esta a maneira de pensar dos santos mártires. Os apóstolos, em virtude desta pregação da ressurreição, pregam que Cristo ressuscitou e anunciam que, nele, os mortos ressuscitarão, não evitando nem a morte, nem os tormentos, nem as cruzes. Portanto, se todo o assunto fica confirmado pela boca de duas ou três testemunhas, como pode colocar-se em dúvida a ressurreição dos mortos, avalizada por tantas e tão qualificadas testemunhas, que apoiam o seu testemunho com o derramamento de seu sangue?

E os santos mártires, o quê? Tiveram ou não tiveram uma firme esperança na ressurreição? Se não a tivessem, certamente não teriam aceitado como o maior lucro uma morte envolta em tantas torturas e sofrimentos: não pensavam nos suplícios presentes, mas nos prêmios futuros. Conheciam o ditado: O que se vê é passageiro, o que não se vê é eterno.

Escutai, irmãos, um exemplo de fortaleza. Uma mãe exortava os seus sete filhos: não chorava, antes se alegrava. Via os seus filhos lacerados pelas unhas, mutilados pelo ferro, fritos na caldeira. E não derramava lágrimas, não prorrompia em lamentos, mas com solicitude materna exortava aos seus filhos a manterem-se firmes. Aquela mãe certamente não era cruel, mas fiel: amava os seus filhos, porém não de forma delicada, mas virilmente. Exortava os seus filhos para a paixão, paixão que ela mesma aceitou alegremente. Estava segura de sua ressurreição e da ressurreição dos seus filhos.

O que direi de tantos homens, mulheres, jovens, moças? Como brincaram com a morte! Com que enorme rapidez passaram a engrossar a milícia celeste! E isso de querer, podiam ter continuado vivendo, visto que lhes apresentaram a alternativa: viver, negando a Cristo, ou morrer, confessando a Cristo. Mas preferiram desprezar esta vida corporal e aceitar a eterna, serem excluídos da terra para converterem-se em cidadãos do céu.

Depois disto, irmãos, existe lugar para a dúvida? Onde ainda pode abrigar-se o medo da morte? Se somos filhos dos mártires, se queremos um dia ser seus companheiros, que a morte não nos entristeça, não choremos aos nossos entes queridos que nos precederam no Senhor. Se, contudo, precisássemos chorar, serão os próprios santos mártires que zombarão de nós e nos dirão: “Ó fiéis, ó vós que ansiais o Reino de Deus! Ó vós os que, angustiados, chorais e vos lamentais por vossos entes queridos que morreram suavemente em seus leitos e sobre colchão de penas!” O que você faria se os tivesse visto serem torturados e assassinados pelo pagãos por causa do nome do Senhor? 



Santo Atanásio de Alexandria
“Cristo Transformará o Nosso Humilde Corpo”


Para isto Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos vivos e dos mortos. Mas, contudo, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. Os mortos, portanto, que têm como Senhor ao que voltou à vida, já não estão mortos, mas vivem, e a vida os penetra de tal forma que vivem sem temer a morte.

Como Cristo que, uma vez ressuscitado dentre os mortos já não morre mais, assim também eles, libertos da corrupção, já não conhecerão a morte e participarão da ressurreição de Cristo, como Cristo participou de nossa morte.

Cristo, de fato, somente desceu à terra para destruir as portas de bronze e quebrar os ferrolhos de ferro, que desde a Antiguidade aprisionavam o homem, e para libertar nossas vidas da corrupção e atrair-nos a si, transladando-nos da escravidão para a liberdade.

Se ainda não contemplamos este plano de salvação totalmente realizado – pois os homens continuam morrendo e seus corpos continuam corrompendo-se nas sepulturas –, que ninguém veja nisso um obstáculo para a fé. Que pense antes como já recebemos as primícias dos bens que mencionamos e como já possuímos o penhor de nossa ascensão ao mais alto dos céus, porque já estamos sentados no trono de Deus, junto àquele que, como afirma São Paulo, nos levou consigo às alturas; escutai o que afirma o apóstolo: Nos ressuscitou com Cristo Jesus e nos sentou no céu juntamente com ele.

Chegaremos à consumação quando chegar o tempo prefixado pelo Pai, quando, deixando de sermos crianças, alcancemos a medida do homem perfeito. Assim aprouve ao Pai dos séculos, que o determinou desta forma para que não voltássemos a recair na insensatez infantil, e não se perdessem novamente os seus dons.

Sendo que o corpo do Senhor ressuscitou de uma forma espiritual, será necessário insistir que, como afirma São Paulo, dos outros corpos se semeia um corpo animal, mas ressuscita um corpo espiritual, ou seja, transfigurado como o de Jesus Cristo, que nos precedeu com a sua gloriosa transfiguração?

Realmente o apóstolo, bem inteirado desta matéria, nos ensina qual seja o futuro de toda a humanidade, graças a Cristo, o qual transformará nosso corpo humilde, conforme o modelo de seu corpo glorioso.

Se, portanto, esta transformação consiste em que o corpo se torna espiritual, e este corpo é semelhante ao corpo glorioso de Cristo, que ressuscitou com um corpo espiritual, tudo isso não significa senão que o corpo, que foi semeado em condição humilde, será transformado em corpo glorioso.

Por esta razão, quando Cristo elevou até o Pai as primícias de nossa natureza, elevou às alturas a todo o universo, como ele mesmo o havia prometido ao dizer: Quando eu for elevado da terra, atrairei a mim todo ser. 

† † †

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